NATUREZA, 1 O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
Advertisements

A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Sinais de uma igreja avivada
Objetivos Dar uma pincelada na compreensão de Igreja Ampliar nosso olhar sobre a Igreja.
Na nossa preparação para o Natal, a Liturgia deste 4.º Domingo do Advento apresenta-nos duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização.
Na semana passada, nós meditamos sobre o exemplo do pai que pediu ao filho que lhe fizesse algo importante, mas o filho lhe disse que estava com algumas.
O que é a missa ? Por que a missa foi instituída? Como participo da missa? Porque devemos participar da missa, enquanto família?
Capítulo 31 Deus só tem uma igreja! A Esposa do Cordeiro
O Ancião da Igreja.
Deus tem um Plano Eterno
Pastoral Vocacional Congregação das Servas de Maria do Brasil.
A TEOLOGIA DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
Professor Uilson Fernandes 1ª Série do Ensino Médio 10/11/16
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
Prof. Mauricio Fernandes
ORAÇÃO EUCARÍSTICA - VID
DISCIPULADO.
Aula 6 Cooperação na santificação
Evangelho de João.
própria revelação do Pai e do seu amor, manifesta
SANTÍSSIMA TRINDADE.
Aula 9 Mistérios da vida terrena de Cristo
Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria
A solenidade da Anunciação
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
Rei de Misericórdia Antes de vir como justo Juiz, venho como Rei da Misericórdia... agora prolongo-lhes o tempo da Misericórdia, mas ai deles, se não reconhecerem.
Pentateuco – ÊXODO PARTE IX. Pentateuco – ÊXODO PARTE IX.
Terceira Parte.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Aula 12 Frutos da Redenção
A carta de amor que Deus enviou aos homens
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Maria aos pés da Santa Cruz
PRIMEIRO TEMPO DO ANO LITÚRGICO
CREIO QUE EXISITE UM DEUS QUE É PAI
O Verbo se fez carne.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
ARCANJOS Texto – Os Anjos da Guarda Hoje – A. M. Weigl e Falar com Deus nº 07 Imagens – Google Música – Anjos de Resgate - Dalvimar Gallo Formatação -
E B D V I L A C A R M O S I N A Andeis como sábios 08/11/ :39.
Servir e Dar a Vida parte 1
Solenidade de Cristo Rei do Universo
Implicações Práticas e Conclusões.
DISCIPULADO CRISTÃO nas
Aula 7 As Relações Divinas
Caminho da Santidade TODOS OS SANTOS, "Creio na Comunhão dos Santos".
Aula 4 Unidade pessoal de Jesus Cristo
Salve, Maria Mãe de Deus.
LIÇÃO 9 O DESTINO DOS JUSTOS Prof. Lucas Neto.
PREPARAR A CATEQUESE.
A VOCAÇÃO.
Maria da Assunção.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA Sentido Teológico...
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
A vida na comunidade A experiência cristã não é individualista. implica a integração numa comunidade seguidora de Jesus.
Bençãos e expectativas
A vida cristã é vitoriosa
Virgem Maria.
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2
Cristo ministrava às necessidades das pessoas antes de convidá-las a segui-Lo.
Fé e Política "A justiça de Deus se revela nos conduzindo de uma fé não ligada à justiça para uma fé que leva à justiça. Como está escrito: Quem é justo.
O que é Pastoral da Comunicação?
O VERBO ASSUMIU NOSSA NATUREZA NO SEIO DE MARIA
ORIENTAÇÕES PARA ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA NO BRASIL
A celebração de Pentecostes
Santidade e vida cristã
A organização da igreja em duplas de oração não tem como objetivo fazer com que alguém acredite que está livre de sua responsabilidade missionária.
Transcrição da apresentação:

NATUREZA, 1 O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender e de dizer. Sacrosanctum Concilium 2 divino Sacrosanctum Concilium 2: “É característico da Igreja ser, simultaneamente, humana e divina, visível e dotada de ele- mentos invisíveis..., presente no mundo e, no entanto, pere- grina. Mas de tal modo que nela o que é humano está orde- nado e subordinado ao divino, o visível ao invisível... e o presente à cidade futura que esperamos”. Não mera justaposição Não mera justaposição entre a comunidade espiritual e a se compenetram instituição social. Ambas se compenetram, são autentica- mente ao mesmo tempo.

NATUREZA, 2 O mistério da Igreja só encontra ponto adequado de se- melhança no mistério do Verbo de Deus encarnado. Se a sua santíssima humanidade serviu a Jesus de instru- mento de reden- ção universal, analogamente Deus serve-se dos elementos visíveis da Igreja a modo de instrumentos para a salvação dos homens.

NATUREZA, 3 A Santíssima Trindade opera na origem, na fundação e em cada um dos instantes do desenvolvimento eclesial. Também na sua finalidade salvífica e no seu destino último até à instauração definitiva do Reino de Deus. A incorporação pessoal à Igreja deve reali- zar-se mediante o baptismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

NATUREZA, 4 Lumen gentium 6 A Lumen gentium 6 toma da Sagrada Escritura muitas imagens da Igreja: redil, cuja única porta é Cristo; rebanho de Deus que Cristo pastoreia; campo e vinha que o Senhor cultiva; edificação de Deus, cuja pedra angular é Cristo; esposa a que Cristo ama e se entrega para santificá-la; etc... IMAGENS DA IGREJA, 1 Imagens mais elaboradas alusivas a cada una das Pes- soas divinas: - Povo de Deus - Corpo místico de Cristo - Templo do Espírito Santo

NATUREZA, 5 IMAGENS DA IGREJA, 2 POVO DE DEUS - Povo sacerdotal - tem por cabeça a Cristo - a cidadania adquire-se por nascimento do Espírito Santo e traz a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus - a sua lei = mandamento do amor - o seu fim = dilatar mais e mais o Reino de Deus - = instrumento de Cristo para a redenção de todos os homens - peregrina na terra até à consumação do Reino de Deus no final dos tempos.

NATUREZA, 6 IMAGENS DA IGREJA, 3 CORPO MÍSTICO DE CRISTO - organismo espiritual, não redutível só às suas estruturas visíveis - alentado por uma alma, o Espírito Santo - dirigido pela sua cabeça, Cristo - cujos membros são os fiéis cristãos: unem-se à a cabeça e entre si por meio do baptismo e fortalecem-se pela recepção da Eucaristia e dos outros sacramentos - no qual cada membro realiza a sua função própria, e alguns -a hierarquia- tarefas essenciais para o conjunto - cabeça e membros = o “Cristo total” (Santo Agostinho, Sobre a unidade da Igreja, 4, 7).

NATUREZA, 7 IMAGENS DA IGREJA, 4 TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO - Santo Agostinho amplia os seus limites de aplicação (Enchiridion 56, 15):“Deus habita no seu templo; não só o Espírito Santo, mas também o Pai e o Filho... Portanto, templo de Deus, ou seja de toda a Trindade, é a Santa Igreja; toda ela, a do céu e a terrena”. - = imagem citada repetidas vezes pelo Concilio Vaticano II, e incluída no Catecismo da Igreja Católica ( ). -indica a presença da terceira Pessoa da Trindade como princípio vital, aglutinador e santificante do Povo de Deus e Corpo místico de Cristo.

NATUREZA, 8 Congregação para a Doutrina da Fé (carta Communionis notio, 28.V.1992): “O conceito de ‘comunhão’ é muito adequado para expressar o núcleo profundo do mistério da Igreja”. Igreja-Comunhão: “inseparável dimensão de comunhão dos cristãos com Cristo, e de comunhão dos cristãos entre sí” (João Paulo II, Christifideles laici 19, 30.XII.1988). Aspectos da comunhão eclesial: - comunhão dos santos: intercomunicação de bens salvíficos divinos entre os fiéis da terra, os do céu e os do purgatório. - comunhão orgânica: complementaridade das diversas voca- ções e condições de vida, ministérios, carismas, etc... - comunhão missionária: participação e responsabilidade de todos.

NATUREZA, 9 A Igreja, sacramento de comunhão: Sacramento = todo sinal e instrumento visível de um efeito divino invisível => Igreja, sinal visível da realidade oculta da salvação = Analogia. Lumen gentium, 1 Lumen gentium, 1: “a Igreja é em Cristo como um sacramento; quer dizer, sinal e instrumento da íntima união do homem com Deus e da unidade de todo o género humano”.

NATUREZA, 10 1 Contribuições do Vaticano II e Magistério posterior: A Igreja é o sacramento da comunhão dos homens com Deus e entre si por Cristo no Espírito Santo. DEFINIÇÃO DA IGREJA Não revela o mistério: o elemento divino da Igreja torna sempre insondável ao homem a profundidade do seu mistério. 2 Outras definições possíveis: - É a instituição fundada por Jesus Cristo para a salvação das almas. - É o Povo de Deus (e o Corpo místico de Cristo) formado pelos baptizados que professam a mesma fé, par- ticipam dos mesmos sacramentos e estão unidos ao Papa.