A VERDADE IGNORÂNCIA E VERDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Advertisements

Filosofia Profª Yama Elice
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
Artes e Artesanato Nomes: Renan.Gabriel. Sumário ● Conceito de Arte ● Conceito de Artesanato ● Diferenças e semelhanças ● Artesanato pode ser considerado.
VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
 Neste trabalho vamos falar sobre os perigos do Chat, os cuidados a ter, e o que é o Chat também vamos falar sobre os vírus na Internet e como preveni-los.
Compartilhe seus conhecimentos Quem não gosta de aprender algo novo, de sentir que a vida ainda pode trazer algumas surpresas e receber novamente aquele.
. Frases de efeito Por Alex Montanha. Felizes todos que fazem da arte palavras do saber e que constrói a arte de viver Alex Montanha.
Filosofia A Verdade Prof. Alexandrino Rio das Ostras - RJ Setembro 2016.
ATOS DE CARIDADE. Um cristão sempre é alegre. Às vezes podemos nem perceber, mas, ao sorri, aliviamos a carga dos que estão ao nosso redor: na rua, no.
REVISÃO FILOSOFIA Apesar do pensamento filosófico ter surgido no final do século VII a.C, a palavra Filosofia surgiu relativamente mais tarde e atribui-se.
Queria ser melhor, Queria não estar feia, Então talvez minha mãe Me queira abraçar...
ProfªMe. Edilena Sausen
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e.
Filosofia e filosofia da educação
Amor... Respeito... e Liberdade !
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
AS FLORES DO NOSSO JARDIM
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
ÉTICA e MORAL.
Entre a “dor” e o “nada” Passa automático.
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
O anuncio do reino parte 1
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO
" BRIGAS DE AMOR ".
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
Noção de filosofia..
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Amor... Respeito... e Liberdade !
VINCENT VAN GOGH ADIMIRE AS OBRAS! OUÇA PIAZZOLLA!
Poema: Sabrina Paz Merkel Música:Adele – Someone Like You
Lição 7 Alianças perigosas.
Dons de Revelação.
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Amor... Respeito... e Liberdade ! Enviado por – Elza Kalybatas
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Filosofia da Educação Primeiras Reflexões.
12 dezembro.
Conhecimento e Verdade
Fazendo de conta... Letícia Thompson.
Este dia conversava com um amigo e ele falou que tinha saudade de uma ex-namorada. Ele falou na saudade que tinha dela e ao mesmo tempo no medo de encontrá-la.
“ Parte de Nós ”.
REVISÃO FILOSOFIA Apesar do pensamento filosófico ter surgido no final do século VII a.C, a palavra Filosofia surgiu relativamente mais tarde e atribui-se.
ESCOLA SANTA RITA DISCIPLINA: Filosofia
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
Introdução à Estética.
René Descartes ..
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Áreas da Filosofia.
O que é Filosofia?. Φιλοςοφία Philos ▼ ▼ Amor de Amigo +Sophia ▼ Sabedoria Sabedoria.
Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Parte de nós..
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Aula: Renascimento e Modernidade
Fazendo de conta... Letícia Thompson.
Parte de Nós!.
Ligue o som Um Novo Dia Transição automática.
APESAR DE TUDO, A VIDA CONTINUA...
DOR DO AMOR.
“ Parte de Nós ”.
PARTE DE NÓS Oswaldo Montenegro Formatação:VAL RUAS.
Realidades humanas A Ter Sempre em Mente Eliezer de Pina.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

A VERDADE IGNORÂNCIA E VERDADE

Ignorância e Verdade A verdade como um valor; Ignorância, incerteza e insegurança; Desejo da verdade; Dificuldades para a busca da verdade; Exemplos da busca filosófica da verdade. Sócrates; Descartes.

O que é a verdade? Verdade é tudo o que passa pelos meus sentidos? O que escuto e sinto? Verdade é a versão vigente de algo existente? Acredito no que me dizem? Verdade é algo sobrenatural? Um dom divino? Uma dádiva dos deuses?

DITOS Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará; A verdade e a mentira são parecidas, a segunda começa muito fácil e termina muito difícil, a primeira começa muito difícil e termina muito fácil.

1. A verdade como um valor “Não se aprende filosofia, mas a filosofar”; A filosofia não se aprende automaticamente; É uma decisão ou deliberação orientada por um valor: a VERDADE; A filosofia é movida pelo desejo do que é verdadeiro.

1.1. Verdade = Valor Pensando Bem... Afirmar que a verdade é um valor significa dizer que o verdadeiro confere às coisas um sentido que elas não teriam se fossem consideradas indiferentes à verdade e à falsidade.

2. Ignorância, incerteza e insegurança. Ignorar é não saber alguma coisa; A ignorância se mantém na utilidade das crenças e opiniões, não temos motivos para duvidar delas; Na incerteza descobrimos que somos ignorantes, não sabemos o que pensar e dizer, temos dúvidas e somos tomados pela insegurança.

2.1. Busca da verdade Confiança e segurança – espanto e admiração; Não sabemos o que fazer com a novidade; O espanto e a admiração nos fazem queres sair do estado de insegurança, nos fazem perceber nossa ignorância e criam o desejo de superar a incerteza.

3. Desejo da verdade Desejo de confiar nas coisas e pessoas; Vida cotidiana = decepções; Ex: Criança: Diferença entre brincar, jogar, fingir e faltar à confiança; Diferença entre imaginação e percepção; Decepções infantis: As coisas maravilhosas não existem; Os adultos podem nos dizer falsidades e nos enganar.

3.1. Consequências das decepções A criança se recusa a sair do mundo imaginário e sofre com a realidade como alguma coisa ruim e hostil a ela; De forma dolorosa aceita a distinção, se torna atenta e desconfiada diante da palavra dos adultos. (busca da verdade)

3.2. Desejos de criança. Busca de um mundo melhor e mais belo: mundo das artes; Por que o mundo é do jeito que é? Pode ser melhor? O que poderia ser feito para mudá-lo?: desejo de conhecimento intelectual e da ação transformadora.

3.3. Decepções... Criança: obrigada a aceitar “de verdade” o que é “de mentira”, quando descobre a mentira; Jovem: quando o que foi ensinado encobre a verdade, reprime sua liberdade; Adulto: quando o saber adquirido, as crenças e as opiniões não são suficientes para os problemas enfrentados.

3.4. Conclusão A busca da verdade está sempre ligada a uma decepção, a uma desilusão, a uma dúvida, a uma perplexidade, a uma insegurança, ou , então, a um espanto e uma admiração perante algo novo e insólito.