A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier

2 Filosofia A Filosofia Ocidental teve seu início na Grécia antiga:
PHILOSOPHIA PHILO SOPHIA “philia” “sophos” amor, amizade sabedoria, conhecimento “amor ao saber, amigo do saber”

3 Filosofia e Mito Filosofia vs Mito
Filosofia é então o amor à sabedoria, amizade profunda ao saber. É uma atividade que visa levar ao saber/conhecimento. Filosofia vs Mito Mito mythos : 1. convicção 2. narração de algo a alguém O mito aos olhos dos filósofos não está preocupado em levar ao saber, ao conhecimento.

4 O que é o Conhecimento? O conhecimento é entendido como um saber verdadeiro, mão contraditório, que não busca suas causas em relações sobrenaturais, mas sim naturais. Mas, diferentemente o mito narra algo que é inquestionável para aquele que está inserido na atividade de ouvi-lo. Ele possui a função de dizer algo que tal pessoa acredita sem que venha questioná-la. (não coloca em dúvida). O mito aproxima quem acredita na mesma narrativa, e socializa as pessoas criando uma comunidade a qual crê em algo comum, formando o “nós”.

5 Por exemplo: “Nós cremos em um Deus criador”
“Nós cremos que unicórnios existem” “Nós cremos em alienígenas” O mito remete sempre a algo sobrenatural. Pode ser a única característica comum ao “nós”

6 Cosmogonia vs Cosmologia
São de certa forma narrativas sobre a origem do mundo. A Cosmogonia fala em deuses, semi-deuses e suas relações com o ser humano, destas relações explicam-se a justiça, as paixões, o ciúme, etc. A Cosmologia esta voltada ao campo do pensamento filosófico, são teorias a respeito da natureza do mundo, abrange os elementos primordiais do mundo, mas naturais. O pensamento cosmológico remete sempre a physis (natureza) para explicar o mundo, e é considerado a primeiro passo para desenvolver o que chamamos hoje de ciência.

7 FILOSOFIA : Definições
A filosofia diferencia-se das ciências, na medida em que ela não é o ato de alcance do conhecimento, mas sim, a própria busca por ele, ela abrange os princípios que tornam possíveis o próprio saber. Enquanto a ciência é o saber específico, é o conhecimento sobre o domínio do real/natural. A definição de filosofia ao longo da história: Primeira noção de filosofia: A busca para explicar o mundo e a realidade através da natureza. Abandono do apelo ao sobrenatural.

8 A filosofia no Período Medieval: Foi marcada pela tentativa de conciliação entre razão e a fé, passando a filosofia a ser serva da teologia, na medida em que fornecia bases racionais e argumentativas para a construção de um sistema teológico, sem contudo poder questionar a própria fé. A filosofia na Modernidade: Recupera o sentido de filosofia como investigação dos primeiros princípios, tendo portanto um papel de fundamentação da ciência e de justificação da ação humana. A partir, do Iluminismo a filosofia passa a ter grande papel na investigação de pressupostos de consciência de limite, de crítica da ciência e da cultura. A filosofia Contemporânea: Encontramos um sentido de investigação crítica, situando-se, portanto, em um nível essencialmente distinto da ciência. Porém, intimamente relacionada a ela visto que uma descoberta científica suscita rumores filosóficos e questões desaguam em questões científicas.

9 Questões: As respostas devem ter no máximo 5 linhas.
Apresente as principais características do pensamento mítico e qual a função do Mito. Mostre como o mito persiste na vida do homem atualmente. Qual a diferença entre um argumento embasado na razão, e um argumento mítico?

10 Episódio de Família Dinossaouros “O Batatismo”


Carregar ppt "Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google