A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro

2 FILOSOFIA: ORIGENS A origem da Filosofia surge no século VI a.C, na Grécia antiga. Os primeiros pensadores chamados filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes voltados a tentar responder racionalmente às questões da realidade humana. A palavra Filosofia significa: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria. Os métodos dos estudos filosóficos estão fundamentados na análise do pensamento, experiências práticas e da mente, na lógica e na análise conceitual.

3 A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR Os estudos da filosofia propõem o exercício da reflexão, o estudo sistemático que resulta no aprender a fazer e saber utilizar o que é feito. São subsídios importantes para o futuro professor, que precisa analisar sua ação pedagógica cotidianamente, de forma a ressaltar seu sentido, significado e finalidade, explicando cada passo aos seus alunos para que os mesmos encontrem significados no objeto a ser conhecido.

4 A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR O exercício filosófico possibilita uma postura autônoma de pensamento, de reconhecer critérios de certezas sobre a validade do conhecimento, negar respostas prontas, mas ser capaz de elaborá- las.

5 O conhecimento filosófico exige um trabalho intelectual que descarta a opinião, buscando o fundamento e o sentido das coisas, se trata de uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos, os fatos e tudo o que possibilita ser o mundo.

6 A primeira atitude é dizer não às coisas que alienam e a segunda é interrogar, questionar, refletir, elaborar e reelaborar as ideias, as situações, os valores e tudo que faz a realidade, o conhecimento. Nesse sentido, a filosofia procura subsidiar o verdadeiro educador, aquele que vai ao encontro de seus educandos, e está sempre de prontidão para os questionamentos que possa surgir.

7 Sociologia na Educação Para Karl Mannheim quando o sociólogo utiliza o conceito de educação de forma ampla, usa-se um conjunto de teorias de diversos campos do conhecimento como: a reflexão filosófica, a Psicologia e a Sociologia, possibilitando subsídios capazes de aprofundar a compreensão da educação como um todo, permitindo focalizar a diversidade e a complexidade de todo o processo educacional que ocorre na escola, mas principalmente no meio social. De forma restrita, a sociologia da educação refere-se aos diversos processos que envolvem a questão da escola e do ensino.

8 Para Florestan Fernandes, poucos países possuem problemas educacionais tão graves quanto o Brasil. A educação brasileira não consegue responder às demandas sociais e econômicas da sociedade. Nossas instituições educacionais não conseguem se ajustar de forma estrutural e funcionalmente frente às exigências da maior parte da população.

9 A imaginação sociológica capacita seu possuidor a compreender o cenário histórico mais amplo, em termos de seu significado para a vida íntima e para a carreira exterior de numerosos indivíduos. Permite-lhe compreender como os indivíduos, na agitação de sua experiência diária acabam frequentemente adquirindo uma consciência falsa de suas práticas sociais. Nesse sentido, o conhecimento sociológico habilita o educador a compreender a sua função e, sobretudo, a orientar convenientemente frente os problemas pedagógicos, para poder agir neles adequadamente e traçar normas convenientes de ajustamento social.

10 Filosofia e a sociologia na educação Esses estudos para o profissional da educação possibilitam compreender o seu cenário sócio histórico e seu significado para vida, assumindo uma postura de pertença e participação nas questões públicas com autonomia e responsabilidade.

11 Acredita-se que aluno é sempre conduzido a compreender o seu processo de formação acadêmica, não só para vida, mas para viver e prestar serviço à comunidade. Portanto, a filosofia e sociologia da educação propiciam na formação de professores as condições necessárias para o exercício da democracia e da cidadania, aprendendo a expor suas ideias e a ouvir, percorrendo o caminho que conduz a aprendizagem, o conhecimento.

12 Obrigado!


Carregar ppt "FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google