A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A formação do território brasileiro
Advertisements

Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro
A formação e a expansão do território brasileiro
PRODUÇÃO AÇUCAREIRA PECUÁRIA / DROGAS DO SERTÃO MINERAÇÃO
Expansão Territorial do Brasil
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Formação do Território Brasileiro
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
A gênese geoeconômica do território brasileiro
PROFESSORA CAMILA.  Séculos XVII e XVIII.  Dificuldades e desinteresse espanhol pela interiorização do continente.  OBJETIVOS: Busca de terras.
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
O território brasileiro sempre teve essa configuração?
Produção agrícola brasileira SOJA: Principal produto agrícola de exportação Destaques: regiões Centro-Oeste e Sul Tropicalização desse cultivo pela EMBRAPA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
PERGUNTADOS GEOGRAFIA. A no final do séc. XVIII, para o escoamento das indústrias. B no séc. XX, quando várias cidades surgiram ao redor delas. C a partir.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
PROF. CISSO SISTEMAS AGRÍCOLAS. Sistema Intensivo Agricultura voltada para o Comércio Uso permanente do solo Rotação de cultura (ex: soja → milho → trigo.
PERGUNTADOS GEOGRAFIA. 1 Os mapas abaixo foram, respectivamente, elaborados de acordo com critérios: A políticos e naturais B populacionais e ambientais.
REGIÃO NORDESTE A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais Humanos / demográficos Econômicos A segunda região mais populosa É a região brasileira.
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos Fabrício Rodrigues.
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES
REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA
Formação Econômica do brasil
HISTÓRIA DO BRASIL PERÍODO COLONIAL
Sociedade Mineradora.
Características da agricultura no Brasil
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
CAPÍTULO 1 – QUE PAÍS É ESSE?
Urbanização 2º EM – 2016 Jeferson.
Formação do espaço geográfico brasileiro
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
A região Sul do Brasil.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
A Colonização da América Portuguesa
EXPANSÃO TERRITORIAL: A CONQUISTA DO SERTÃO
As etapas do Capitalismo
Pecuária Prof. Cisso.
Nordeste: breve histórico
Geografia Profa.: Sâmara Santos
Uma região, vários Nordestes
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
A região Sul do Brasil.
FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA
Do artesanato à indústria moderna
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
A gênese geoeconômica do território brasileiro
AMÉRICA PORTUGUESA E A ECONOMIA DO AÇÚCAR.
BRASIL – LOCALIZAÇÃO E POSIÇÃO GEOGRÁFICA ASPECTOS FÍSICOS GERAIS
GeoHumana – Migrações Professor Mário Jorge.
Industrialização brasileira
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O que é região? Regionalização
Migrantes:Busca por uma vida melhor
Em 1493, o papa Alexandre VI estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas: a Bula Inter Coetera. De acordo.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
O Brasil dentro do Antigo Sistema Colonial
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Expedição 6 Região Sudeste
Diversidades Regionais
COLONIZAÇÃO E ECONOMIA
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA PROF. MSC. ISACKSON CAVILHA MENDES UNIFICADO.
VITA, ALVARO, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, CAP.5
Linhas gerais da economia colonial
O Complexo Centro-Sul.
O novo Colonialismo. Desde a última grande crise alimentar, governos e empresas de nações ricas tem comprado ou arrendado terras férteis de países em.
Mineração.
Sociedade Mineradora.
Transcrição da apresentação:

A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano

O TRATADO DE TORDESILHAS Expansão marítimo-comercial século XV; Tratado de Tordesilhas 07/06/1494( Espanha); 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde ( África) dividiria o mundo entre Portugal, (Terras ao leste seriam Portuguesas e as terras a oeste seriam da Espanha); O território brasileiro seria inferior ao atual, 3 milhões de quilômetros quadrados; Com as Bandeiras ou entradas, o território português na América se expande aos poucos.

Tratado de Tordesilhas

O TRATADO DE MADRI Foi assinado em 1750 e garantiu, praticamente, a extensão territorial que o Brasil tem hoje; Anulou o Tratado de Tordesilhas, e determinou que a posse das terras seria de quem de fato as ocupasse (Uti possidetis). As mais recentes áreas conquistadas pelo Brasil ocorreram no decorrer dos séculos XIX e XX.

Negociado pelo Barão do Rio Branco com a Bolívia, incorporou ao Brasil, como território, a região do Acre. O TRATADO DE PETRÓPOLIS

Atual configuração do Brasil Área atual do Brasil: Km²; Mais extenso da América do Sul; 3º maior da América; 5º maior do mundo.

A importância das atividades Econômicas Nossa economia colonial girava em torno da produção de gêneros primários destinados a exportação. Cana-de-açúcar no Nordeste no séc. XVII; Drogas do sertão no século XVII na Amazônia; Mineração no Sudeste no séc. XVIII; Café no século XIX;

Economia brasileira: século XV ao XIX

Atividade Açucareira Apogeu: século XVII( ) Localização: Zona da Mata, litoral nordestino, principalmente Pernambuco e na Bahia (maior número de engenhos instalados. Características: Clima litorâneo, solo argiloso e fértil (Massapê); Experiência dos Portugueses (Açores); Aceitação na Europa (caro e raro); Financiamento pelo capital holandês; Plantation : monocultura, mão de obra escrava, latifúndio, exportação; Sociedade basicamente rural;

Atividade Mineradora Apogeu: entre 1740 e 1750(século XVIII); Localização: Capitania de Minas Gerais (cidades de São João Del-Rei, Vila Rica, Sabará, Vila do Príncipe e Arraial do Tejuco); Características :Imigração Portuguesa, aumento da população colonial; Deslocamento do eixo econômico; Desenvolvimento de inúmeras atividades econômicas secundárias. Sociedade Urbana. Mudança da sede do governo geral de Salvador para o Rio de Janeiro em 1793; Expansão do território através do povoamento (GO, MT e MS).

Atividade Cafeeira Características: Entre 1881 e 1890 mais de 60% das receitas brasileiras em exportação; Mão-de-obra escrava substituída pela mão-de-obra assalariada imigrante. A rede ferroviária e as cidades expandiram-se para o interior (São Paulo); O Porto de Santos, torna-se o mais importante do país; Capital para a indústria.

A Integração Nacional Até1930, as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil: Canavieira, mineradora e cafeeira(Exportação); Processo que visava o abastecimento do mercado interno. Organização espacial do país só ocorreu de fato com a industrialização de base iniciada na década de 1930 e consolidada a partir da década de 1950.