AULA 01 – Apresentação da Disciplina Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construção Civil I Prof. Jefferson Heráclito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação Disciplina Ciência e tecnologia dos materiais.
Advertisements

Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
Apresentação Disciplina Tecnologia dos materiais.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.
31/07/2012. PROF.ª MARCIA CRISTINA DOS REIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG FISIOTERAPIA EM GERIATRIA PROFESSOR: EDUARDO ANTONIO.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
Microcontroladores – MCRA4 Curso: Técnico Automação Industrial Prof ª Ms Regina F. Etó Prof. Ms Alexandre A. Carniato.
CURSO: DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Execução Penal em geral
ENP – Engenharia do Produto
Métricas de Desenvolvimento e Custo de Software
Apresentação da Disciplina
Introdução a Engenharia de Alimentos
Sistemas Distribuídos 5º Semestre Plano de Ensino Prof
Apresentação da Disciplina
Coordenação: Marcelo Correa
Elementos de Informática
Aula 00 Apresentação.
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
Química da Madeira.
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
DESENVOLVIMENTO COMERCIAL DE SISTEMAS
AULA 1.
FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
Informática Básica Raphael de Melo Galvão
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
Disciplina de Banco de Dados II
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
TÍTULO DO TRABALHO: O MESMO DO RESUMO
Data Warehousing & Business Intelligence
Psicologia Aplicada ao Direito
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 1
Apresentação do Curso Ementa Critérios de Avaliação.
Métodos Numéricos Aplicados
Leticia Martelo Pagoto (Mestrando, UNESP, Brasil.)
Elementos de Máquinas 05/03/18 Marau-RS. Plano de ensino.
PLANO DE ENSINO Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
INF 1771 – Inteligência Artificial
Comunicação e Trabalho em Grupo NOITE
Comunicação e Trabalho em Grupo TARDE
INF 1771 – Inteligência Artificial
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
LABORATÓRIOS DE QUÍMICA I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Curso Superior de Administração Disciplina Informática Aplicada II
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Empreendedorismo Apresentação da Disciplina
P L A N O D E E N S I N O UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:
PROCESSAMENTO DE CERÂMICAS II
Estruturas na Arquitetura IV Projeto – A1
Prof. Msc. Kaíque Osório Sala 4.13 DEMEC.
Engenharia de Software Introdução Prof. Késsia R. C. Marchi Instituto federal do paraná – Câmpus Paranavaí Curso técnico em Informática – Integrado ao.
Transcrição da apresentação:

AULA 01 – Apresentação da Disciplina Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construção Civil I Prof. Jefferson Heráclito

Programa Analítico da Disciplina ●Carga Horária: 80h ●Horário: ●Segunda: 9:30 as 11:10 ●Terça: 7:30 as 9:10 ●Segunda: 20:20 as 22:00 ●Quinta: 20:20 as 22:00

Programa Analítico da Disciplina ●EMENTA: Importância e história dos materiais de construção. Propriedades gerais dos materiais. Normas brasileiras. Materiais: pedras naturais, agregados, aglomerantes, argamassas, concretos. Dosagem. Emprego dos materiais de construção. Ensaios em laboratórios. OBJETIVO: ●Conhecer as principais propriedades físicas dos materiais de construção, diferenciar os mesmos de acordo com essas propriedades e identificar os usos mais adequados para cada material.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ●Conhecer as principais propriedades dos materiais básicos de construção. ●Conhecer as origens e processos de obtenção dos diversos materiais estudados de forma a entender melhor seu comportamento. ●Identificar os critérios necessários à escolha do material mais adequado a cada situação. ●Especificar materiais para as mais diversas aplicações. ●Identificar e entender informações técnicas que constam nas embalagens e manuais dos materiais utilizados. Programa Analítico da Disciplina

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ●Manusear corretamente e de forma segura cada material. ●Detectar a relação entre diferentes materiais necessários a uma mesma aplicação. ●Quantificar de maneira aproximada os materiais necessários a cada aplicação em função do seu rendimento. ●Identificar a influência dos diversos componentes estudados nas misturas em que serão empregados. ●Detectar patologias e falhas decorrentes do manuseio e emprego inadequados dos materiais de construção. Programa Analítico da Disciplina

Bibliografia Básica ●PINTO, Joana Darc da Silva et al. Materiais de construção civil. 3. ed. Belo Horizonte: UFMG, ●BERTOLINI, Luca. Materiais de construção civil. São Paulo: Oficina de Textos, ●FUSCO, Pericles Brasiliense. Tecnologia do concreto estrutural. 2. ed. São Paulo: Pini, 2008.

Bibliografia Complementar ●ADDIS, Bill. Reuso de materiais e elementos de construção. São Paulo: Oficina de Textos, ●ASKELAND, Donald R. Ciência e engenharia dos materiais. São Paulo: Cengage, ●BASTOS, Ivan et al. Modelagem computacional em materiais. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, ●PADILHA, Angelo Fernando. Materiais de engenharia. 2. ed. São Paulo: Hemus, ●SHACKELFORD, James F. Ciência dos materiais. São Paulo: Prentice Hall Brasil, Acesso: biblioteca virtual universitária.

Metodologia ●Aulas expositivas com utilização de recursos de multimídia: retroprojetor, data show, vídeo, etc; Avaliação AVP1: Avaliação teórica escrita (80%) Atividades práticas (20%) AVP2: Avaliação teórica escrita (70%) Atividades práticas (10%) Atividades Domiciliares (20%)

Avaliação AVP1: ●Avaliação teórica escrita (26 de setembro) ●Atividades práticas (durante as aulas) AVP2: ●Avaliação teórica escrita (28 de novembro) ●Atividades práticas (durante as aulas) ●Atividades Domiciliares (laboratório)

Avaliação ●Se a freqüência do aluno for < 75% da carga horária, independentemente do valor de MAP, ALUNO REPROVADO POR FALTA (F). ●Se a freqüência do aluno for ≥ 75% da carga horária e MAP ≥ 7,0, ALUNO APROVADO POR MÉDIA (A). ●Se a freqüência do aluno for ≥ 75% da carga horária e 4,0 < MAP < 7,0, ALUNO DEVE FAZER AVALIAÇÃO FINAL (AF). ●Se a freqüência do aluno for ≥ 75% da carga horária e MAP < 4,0, ALUNO REPROVADO POR NOTA (R).

Aulas de laboratório ●Aulas Teóricas (a priori); ●AVP1 = Visitas Técnicas ●Disponibilidade dos alunos ●AVP2 = Visita Técnica + Laboratório

Frequência ●Chamadas (inicio ou final da aula) – tolerância de 20min ●80h/aula (2 encontro semanal, com 2h aula) ●Máximo de faltas: 25% = 20h (corresponde à 10 encontros)

Apresentação do Aluno 1.Formação; 2.Experiência do Discente; 3.Experiência como estagiário;

Expectativa do Aluno 1.O que você espera dessa disciplina? 2.Qual sua expectativa com o curso? 3.Sugestões/Reclamações.

Muito Obrigado!!