A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA: AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM PROFª: SAYONNARA F. MAIA

2 APRESENTAÇÃO

3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 6 HORAS (04 AULAS TEÓRICAS/02 AULAS PRATICAS) CARGA HORARIA SEMESTRAL: 120H

4 EMENTA A disciplina Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem tem como proposta subsidiar o aprendizado de conteúdos relativos à avaliação de Enfermagem em seus aspectos clínicos e psicossociais.

5 OBJETIVO GERAL A disciplina visa capacitar o discente a realizar uma avaliação de Enfermagem que compreenda o cidadão como sujeito ativo no processo de atenção à saúde, abordando seus aspectos clínicos e psicossociais.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Instrumentalizar o aluno para a compreensão da enfermagem como prática social; Propiciar ao discente o desenvolvimento de habilidades para avaliar o ser humano em seu aspecto psicossocial; Propiciar contato com os conceitos e praticas da consulta de Enfermagem como uma das possibilidades de atuação do enfermeiro; Propiciar ao discente o desenvolvimento de habilidades para avaliar o ser humano em seu aspecto clinico, tendo como base os parâmetros vitais normais; Propiciar ao discente um contato introdutório com conteúdos atualizados de atendimento pré-hospitalar; Iniciar o processo de raciocínio clinico e psicossocial diante dos dados obtidos na avaliação.

7 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Aula: 01- Promoção da Saúde: enfermagem como prática social. Aula 02- Abordagem psicossocial: prática necessária para uma avaliação integral do ser humano - Reflexões sobre situações reais de aplicação dessa abordagem. Aula 03- Relacionamento Interpessoal e Técnicas de Comunicação - Observação das mensagens não-verbais em locais públicos. Aula 04- Consulta de Enfermagem: conceito, legislações e possibilidades de atuação - Aplicação da consulta de enfermagem. Aula 05- Técnicas de entrevista - Aplicação de entrevista. Aula 06- Técnicas de exame físico - Laboratório de enfermagem para prática ou vídeo. Aula 07- Avaliação dos sinais vitais (incluir avaliação da dor), vídeo - Laboratório de enfermagem para prática. Aula 08- Avaliação do sistema neurológico (vídeo) - Laboratório de enfermagem para prática. NP1

8 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Aula 09- Avaliação do sistema cárdio-circulatório (vídeo) - Laboratório de enfermagem para prática. Aula 10- Avaliação do sistema respiratório (vídeo) - Laboratório de enfermagem para prática. Aula 11- Avaliação do sistema renal-urinário (vídeo) - Laboratório de enfermagem para prática. Aula 12- Avaliação do sistema gastro-intestinal (vídeo) - Laboratório de enfermagem para prática. Aula 13- Avaliação do sistema tegumentar (vídeo) - Laboratório de enfermagem para prática. Aula 14- Introdução à interpretação dos dados obtidos na avaliação clínica - Estudos de caso. Aula 15- Introdução à interpretação dos dados obtidos na avaliação clínica - Estudos de caso. NP2 PROVA SUBSTITUTIVA EXAME

9 ESTRATÉGIA DE TRABALHO Aulas expositivas e dialogadas; Aulas práticas em laboratório; Apresentação de vídeos; Leitura prévia de textos para discussão em sala; Pesquisa pelos alunos junto ao acervo da biblioteca com posterior discussão em sala de aula. Os alunos deverão desenvolver os ED online nesta disciplina.

10 AVALIAÇÃO Provas escritas dissertativas e múltipla escolha; Provas práticas em laboratório de enfermagem; Participação em atividades de aula.

11 BIBLIOGRAFIA Barros, ALBL et al. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. Porto Alegre: Artmed; 2003. Silva MJP. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. São Paulo: Gente; 2002 Smeltzer SC, Bare B.G. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. Atkinson LD, Murray ME Fundamentos de enfermagem: introdução ao processo de enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1989. Cianciarullo TI. Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade de assistência. São Paulo: Atheneu; 2000. Lefèvre F, Lefèvre AMC. Promoção de Saúde: a negação da negação. São Paulo: Ed. Barba Ruiva; 2007. Disponível em: http://jiasa.libertar. org. Potter PA, Perry AG. Fundamentos de Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier; 2005. Waldow VR. Cuidado humano: o resgate necessário. Porto Alegre: Sagra Luzzato; 2001.

12 DISCUSSÃO

13 O que é saúde???

14 O que é bem-estar???

15 O que é promoção da saúde???

16 Como promover a saúde???

17 Autorresponsabilidade Nutrição Administração do estresse exercicios

18 Qual o papel da enfermagem na promoção da saúde??

19

20

21

22

23

24

25 EXERCÍCIO

26 Boa noite!!


Carregar ppt "AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google