COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA FORMAÇÃO DE PREGADORES TEMA: COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
6 DE AGOSTO DE 2016 A igreja envia missionários E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para.
Advertisements

Orientações ao professor
Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes – Salvação – 3ª aula Escola Bíblica Dominical Crianças.
VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 1º Pedro INTRODUÇÃO Escatologia, segundo a maioria dos estudiosos, significa o estudo das últimas das últimas coisas,
Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento O Sermão e Tipos de Sermão.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação Formador: Uondercley Carlos de Medeiros dos Santos E.P.F. I- IDENTIDADE.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação E.P.F. 3 - Grupo de oração.
3 O Caráter de Cristo no Discípulo 1/09. A única maneira das marcas do caráter de Cristo ser formada em nós é pela operação dos ensinamentos da cruz.
Caminhada da Quaresma 2017 “Ao ritmo da liturgia dominical
A educação dos filhos No Grande Conflito.
MANUAIS DE CATEQUESE (Iniciação à vida cristã)
TIAGO TIAGO COMO VIVER COM SABEDORIA Tiago escreveu esta Carta para: Ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações. E a buscarem.
LOUVORES 05 - CLAMANDO ESTOU DEUS ESTÁ NO TEMPLO
Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade
Assembleia Diocesana Nível Forâneo.
“O QUE CREMOS?”.
A restauração da santidade
Serviço Inaciano de Espiritualidade - SIES
PREPARAR A CATEQUESE.
A restauração da santidade
Amor que restaura amizades
como fazer uma Apresentação Oral
Um Teste de Auto-avaliação Espiritual
A Metodologia na Formação
7º Tema: Amor aos irmãos e cura interior
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Orientações ao professor
Apresentação de um Tema - Orientações
Site Teologia & Discernimento
Como devemos esperar? 13. Como devemos esperar? 13.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Orientações ao professor
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
Orientações ao professor
CELEBRAÇÃO LITURGICA JUNTO DO ENFERMO E A FAMÍLIA
na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo"
"No Senhor nós esperamos confiantes"
Tema: Igreja, Corpo de Cristo
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
LIÇÃO 5 – AS CONSEQUÊNCIAS DAS ESCOLHAS PRECIPITADAS
LIÇÃO 8 – ÉTICA CRISTÃ NO NAMORO
LIÇÃO 13 - DIGA NÃO A CORRUPÇÃO !
SEJAM BEM VINDOS! Culto de Senhoras Todas as quartas-feiras!
Devoção Pessoal Para sermos Ganhadores de Almas precisamos:
Bem vindos ao Culto de Senhoras Icm Ribeiro de Abreu
A missão do Espírito Santo na Igreja
Tema: A Alvorada da Igreja
Tema: A Alvorada da Igreja
3º Domingo do Advento – Ano A
ENCONTRO PAROQUIAL DE CATEQUISTAS Deus nos chamou por isso nos reunimos aqui para rezarmos e meditarmos sobre nossa vocação. Cada um vai se apresentar.
ESDRAS.
3º Domingo do Advento Que devemos Fazer ?
O PROCESSO FORMATIVO DA RCCBRASIL
12 A Sabedoria Vem com a Idade Mulheres na Bíblia: Ana e Eu
4º Domingo do Tempo Comum Jesus ensinava com autoridade
Adão e Cristo nos ajudará
1º DOMINGO DO ADVENTO.
LIÇÃO 11 - UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA
ADMINISTRAÇÃO PROFÉTICA
PACIÊNCIA: EVITANDO AS DISSENSÕES
Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante. É o desfecho para viver eternamente.
A missão do Espírito Santo na Igreja
A relação pessoal com Deus
3º Domingo do Advento Que devemos Fazer ?
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
“Eu nunca encontrei uma pessoa amarga que estivesse grata; ou uma pessoa grata que fosse amarga”. Nick Vujicic.
Lição 13: Intensificação de dons e milagres
Transcrição da apresentação:

COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA FORMAÇÃO DE PREGADORES TEMA: COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO

COMO ORGANIZAR A PREGAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO Todo pregador se torna a voz que clama no deserto para transformá-lo em bosque. Se estamos aprimorando a pregação estamos fortalecendo a igreja. A pregação sustenta a igreja,orienta os filhos de Deus a caminharem nesse mundo com temor e amor ao Senhor.

O QUE É ROTEIRIZAÇÃO? É a organização da pregação em tópicos. É o caminho que o pregador vai seguir para transmitir a mensagem. A estrutura do Roteiro: Introdução Desenvolvimento Conclusão

PASSOS PARA A ELABORAÇÃO DO ROTEIRO ANALOGIA DO BOLO E A PREGAÇÃO 1º PASSO – Recheio do bolo - 2º PASSO – Cobertura 3º Passo – Decoração do bolo 1º DESENVOLVIMENTO 2º CONCLUSÃO 3º INTRODUÇÃO

Escolher o texto de acordo com o público e de acordo com o objetivo que se pretende atingir. A escolha do texto deve contemplar : Clareza; Textos que expressam um pensamento completo; Texto que não tenha dificuldade para a interpretação; Textos que expressam o tema da pregação ; Textos com sequência de assunto ; Como organizar a pregação?

DESENVOLVIMENTO Como preparar ? Realizar estudo sobre o tema Fontes Bíblia Sagrada, o Catecismo, Documentos da Igreja e a Vida dos Santos. A PRINCIPAL FONTE É A ORAÇÃO

1º PASSO – ORAR PARA ACOLHER A REVELAÇÃO DE DEUS UTILIZANDO O CICLO CARISMÁTICO. Pedir perdão das ofensas contra Deus e contra os irmãos. Humilhar –se diante do Senhor. Momento de Louvor e Glória. Oração em Línguas. Efusão do Espírito Santo. Silêncio. Anotações; passagens bíblicas, palavra de ciência, palavra de sabedoria, testemunho, lembranças, visualizações e histórias.

2º PASSO - DISCERNIMENTO REFLEXIVO E CARISMÁTICO Ocorre após as anotações realizadas durante a oração Discernimento Reflexivo: Retirar o excesso e filtrar os mais importantes. Análise. Discernimento Carismático: Orar para que Deus mostre realmente o que deve ser usado na pregação.

ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM IDEIAS PRINCIPAIS: São tópicos que se referem diretamente ao tema. Ex.: Conceito de pecado, Situações de pecado, resultado: separação de Deus. IDEIAS SECUNDÁRIAS: São tópicos que se referem a cada ideia principal. É o desenvolver de cada ideia principal.Podem usar: apenas palavras, frases, citações bíblicas, figuras, histórias e outros. Ex.: Pecado. O pecado é a doença da alma, é o afastamento de Deus. É a ação livre e consciente do homem através da qual ele transgride as leis divinas. Existe três tipos de pecado; veniais, capitais e mortais. Pecados veniais são pecados 'leves' ou perdoáveis pela via extra sacramental.

Pecados capitais: São vícios de conduta, sendo sete os principais : gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja. Santo Agostinho dizia que “a inveja é o pecado diabólico por excelência”. E se referia a ela como “o caruncho da alma que tudo rói e reduz a pó ”. Pecados Mortais: Ensina o Catecismo: "O pecado mortal requer pleno conhecimento e pleno consentimento. Pressupõe o conhecimento do caráter pecaminoso do ato, de sua oposição à lei de Deus. Ocorre a perda da graça santificante.

2ª Palavra principal : Situações de pecado Quais as situações de pecado que temos vivido? No nosso trabalho com a fofoca, a inveja a falsidade, o julgamento que é uma soberba. Na nossa família, no namoro, no nosso individualismo, onde ninguém vê.

3ª Palavra principal: Resultado - Tudo isto nos separa do nosso Deus, nos tornando tristes infelizes, insatisfeitos com tudo e com todos, porque estamos distantes da graça. Solução : Como fazer para sairmos do Pecado? Confissão, Oração, Jejum Encerrar o desenvolvimento com Testemunho Pessoal

CONCLUSÃO III - Oração final – O pregador deve fazer uma breve oração levando os fieis a se comprometerem com a Palavra e entrega em clima de oração ao dirigente II – Convite à ação – Propor uma atitude e um comprometimento com o que foi anunciado e levá-los a experimentar o poder do Espírito Santo. 1 – Peroração – Síntese das ideias principais da pregação.. É o fechamento da pregação. A conclusão se divide –se em PERORAÇÃO, CONVITE A AÇÃO, ORAÇÃO FINAL

INTRODUÇÃO No roteiro a introdução é a última parte a ser preparada, assim como em um bolo a decoração é a última coisa a ser feita. A decoração serve para atrair o interesse das pessoas para comer o bolo, assim deve ser a introdução. Deve atrair a atenção dos ouvintes e despertar o interesse por aquilo que será pregado. Somente nos primeiros minutos da pregação é que conseguimos garantir 100% de atenção.

PARTES DA INTRODUÇÃO I - Apresentação do pregador Deve saudar a assembleia e se apresentar. Caso necessário apresente o grupo de oração que participa. Este momento deve ser breve.

II - Apresent ação da pregação : Este momento deve ser feito com entusiasmo, para despertar o interesse dos ouvintes. Pode utilizar: Uma pergunta Comparações Promessas ( Devem ter sido reveladas em oração). Anúncio do tema – título da pregação. Pode-se ler a passagem bíblica ou pode deixar para ler no desenvolvimento.

EXEMPLO DE ROTEIRO INTRODUÇÃO Apresentação do Pregador “Boa noite! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Eu me chamo Maria de Jesus, sou casada, participo do Grupo de Oração Pentecostes.

APRESENTAÇÃO DA PREGAÇÃO Motivação: Quem quer ser feliz? Cuidado, pois a sua felicidade está correndo risco de morte..... Tema: Título da Pregação – O salário do pecado é a morte. Citação Bíblica: Rom 6,23 “O salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna.

DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento das palavras Primárias. Provérbios 13,21 II Macabeus 7,32 Eclesiástico 2,21

CONCLUSÃO Peroração: “O salário do pecado é a morte....” Convite a ação: “ Renunciar ao pecado agora” Oração Final