S INTAXE DE PONTUAÇÃO : SINAIS Prof. Ms. Paulo Caldas Neto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pontuação.
Advertisements

Prof. Francisco Platão Savioli
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Sinais de pontuação:.
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
PONTUAÇÃO.
PONTUAÇÃO Andrea de Oliveira.  Pontuação: indica, na escrita, as várias possibilidades de entonação da fala, além de ajudar na expressão de pensamentos,
Pontuação Vírgula. Vírgula – o uso pode mudar o significado. 1 - Só ela resolve tudo. 2- Todas as tentativas de mudança da relação capital e trabalho.
SINAIS DE PONTUAÇÃO O emprego adequado dos sinais de pontuação é de fundamental importância para o sentido de uma frase.
 O ponto é o sinal de pontuação que se utiliza para marcar a pausa maior que pode ser conseguida dentro de um texto escrito. Com ele, a pausa é marcada.
Meia-Risca A meia-risca também chamada de traço de ligação, ou traço média é um sinal de pontuação que serve para unir os valores extremos de uma série,
Observar o valor que a conjunção exprime. Qual a diferença de se usar “ou” e “e”? Período composto por coordenação.
Período Simples e Período Composto. Os períodos são formados através das orações. Orações são frases que apresentam verbo ou locução verbal.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
Análise Sintática Professora Fernanda Toniolo. Complemento Nominal É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se.
Conjunções Coordenativas, Subordinativas e locuções conjuntivas.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
ANÁLISE SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS NIXSON MACHADO.
MÓDULO 1 A Arte de Escrever – Parte 1
Sintaxe do período simples-Termos essenciais da oração
Português Pontuação Outubro de 2016.
É todo enunciado de sentido completo .
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração
Sintaxe.
SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.
Professora: Raysa Ferreira
Programa de Língua Portuguesa/ Questões Textuais
Sintaxe do período composto
Orações Subordinadas Substantivas
CRASE.
Metodologia Científica
ADMINISTRAÇÃO REVISÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
VÍRGULA A principal função da vírgula é separar elementos, marcando assim pequenas pausas no discurso. Dica 1: A vírgula separa itens enumerados ou elementos.
Orações subordinadas substantivas
Período simples e composto – pág. 15 (Ap. 7) Copie e responda. 1
TIPOS DE DISCURSOS.
Como fazer uma citação
Gramática Frase complexa Outras Expressões, 10.º ano.
Coordenação e subordinação
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Pontuação.
1. (Para)Textos 9. º Ano Coordenação e Subordinação.
TIPOS DE DISCURSOS.
1º ano B ALUNAS: ALUNAS: AMANDA, VIVIANE PROFª JULIANA SASSI
Escola da pontuação.
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
FRASE TEXTO NÃO VERBAL VERBAL NOMINAL VERBAL PERÍODO SIMPLES COMPOSTO
Conto Contigo 8.
Funções sintáticas.
Quando não usar a vírgula
PROFESSOR EDUARDO BELMONTE
Estrutura da frase em português.
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Coordenação e subordinação
PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO
O advérbio e a construção de sentido no texto
Vírgula.
PONTUAÇÃO . (ponto) - para marcar final de frases.
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Vírgula Regras de uso no período simples
Português Pontuação Setembro de 2018.
Coordenação e Subordinação
Professor: Tarso Zagato
Português Professora: Patrícia Portela. INTERTEXTUALIDADE.
Período Simples FEVEREIRO/2019.
Coordenação e subordinação
A pontuação na construção do texto. Língua Portuguesa -1ª Série A pontuação na construção do texto.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Transcrição da apresentação:

S INTAXE DE PONTUAÇÃO : SINAIS Prof. Ms. Paulo Caldas Neto

A PONTUAÇÃO COMO CONSTRUÇÃO DE SENTIDO Pontuação —sistema de sinais gráficos, destinados a indicar, na escrita, pausa na linguagem oral. Esse sistema desenvolveu-se de maneira cabal e coerente no uso literário das línguas ocidentais modernas. Podemos citar alguns dos principais sinais de pontuação em dois grandes grupos: 1. Sinais para pausas conclusas; 2. Sinais para pausas inconclusas; O primeiro grupo é composto pelo ponto (.); a seu lado temos: a) O ponto-e-vírgula (;), quando as duas frases estão articuladas entre si; b) A interrogação (?), quando se trata de uma frase interrogativa; c) A exclamação (!), quando se trata de uma frase exclamativa.

M AIS SINAIS... O segundo grupo é essencialmente representado pela vírgula (,) que separa orações ou membros oracionais. Além dela, temos: a) Os dois-pontos (:), quando a frase, ou membro oracional seguinte, explica ou desenvolve o que foi dito antes; b) Os parênteses ( ), quando em meio de uma dada frase se intercala outra estruturalmente distinta; c) As aspas (“ ”), para abrir e fechar a transcrição de palavras alheias; d) O travessão (—), usado simples, para substituir os dois-pontos diante de um membro oracional, e, duplo, para substituir os parênteses, ou, ainda, simples, combinado com as aspas, ou não, para as mudanças de interlocutor na transcrição de um diálogo. Há ainda o sinal de pausa de reticência (...), o qual também se usa numa citação escrita para indicar parte suprimida.

P OR QUE USAMOS SINAIS DE PONTUAÇÃO QUANDO ESCREVEMOS ? Diferenças entre modalidade oral e escrita — quando falamos, contamos a possibilidade de usar o ritmo e os contornos melódicos dos enunciados, assim como pausas (de duração variada), em determinados pontos, para indicar limites sintáticos e unidades de sentido. A marcação desses limites entre as unidades de forma/sentido que vamos constituindo à medida que articulamos nossos enunciados orais é feita através de recursos de natureza prosódica. Além disso, contamos também com os nossos gestos para deixar claro o que queremos dizer. Resumindo: 1. Recursos prosódicos (entonação, ritmo, pausas silenciosas) — estão relacionados com a fala, pois servem para delimitar as unidades de forma/sentido. 2. Recursos sintáticos (sinais de gráficos) —desenvolvimento de sistemas de escrita de base alfabética, como os sinais de pontuação, que desempenham, nos textos escritos, a função de demarcadores de unidades e de sinalizadores de constituintes sintáticos.

C LASSIFICAÇÃO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO Sinais de pontuação que servem para indicar pausas correspondentes ao término de unidade de forma/sentido de extensão variada (o ponto, a vírgula e o ponto-e-vírgula). Sinais de pontuação que delimitam, na escrita, unidades que na fala costumam vir associadas a contornos melódicos (entonacionais) específicos (os dois-pontos, o ponto-de-exclamação, o ponto- de-interrogação, as reticências, as aspas, os parênteses, o travessão).

O S PRINCIPAIS SINAIS DE PONTUAÇÃO : USOS A vírgula —indica pausa no interior de uma estrutura sintática. Uso: 1. No interior de orações para separar termos constituintes: Ex: Tivera pai, mãe, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido. JAMAIS USAR A VÍRGULA: Se os constituintes sintáticos idênticos vêm relacionados pelas conjunções “e”, “nem” e “ou” (a menos que essas conjunções estejam repetidas). Veja: Ex: “Tenho muita inveja dos meus livros e dos meus cds.” “Você ou seus pais devem comparecer à diretoria da escola amanhã sem falta.” “Ou você, ou seus pais devem comparecer à escola amanhã.”

C ONT. VÍRGULA Indicar a supressão de uma palavra, geralmente um verbo. Ex: “Maria, a todos os seus irmãos, deu um presente de Natal; ao namorado, apenas um beijo.” Isolar o vocativo: Ex: “Pois, Seu Pedrinho, saci é uma coisa que eu juro que existe.” Isolar o aposto: Ex: “Vitória, capital do Espírito Santo, é uma ilha que tem belas praias.” Indicar que o adjunto adverbial foi utilizado fora de sua posição mais comum: Ex: “ Dizem muito que, no Brasil, os corruptos ficam soltos enquanto os ladrões de galinha vão para a cadeia”. (Luís Fernando Veríssimo).

D EMAIS USOS DA VÍRGULA Indicar que complementos verbais ou nominais foram deslocados para o início da oração: Ex: “De sua terra natal, ele sente saudades.” “Uma dor pavorosa, o jogador sentiu quando quebrou a perna.” Indicar conjunções intercaladas: Ex: “A ferida já foi tratada. É preciso, porém, cuidar para que não infeccione.” Isolar nomes de lugares, quando se transcreverem datas. Ex: “Campinas, 18 de dezembro de 1997.”

O UTROS USOS Intercalar expressões como “em suma”, “isto é”, “ou seja”, “vale dizer”, “a propósito”: Ex: “Soube de sua promoção e, a propósito, quando você vai devolver-me o dinheiro que lhe emprestei?” OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Nunca se deve separar por vírgula, no interior da oração, o sujeito do predicado verbal, o verbo do seu complemento, o núcleo do sujeito de seu adjunto adnominal ou de um complemento nominal. Portanto, estas orações, assim pontuadas, são inadequadas: 1. “Meu irmão, já se encontra em casa.” 2. “A lua, de prata ilumina o céu majestosa”. 3. “Não creio, na sua história sobre fantasmas”. 4. “Tive a impressão, de estar ficando doente”.

A VÍRGULA ENTRE ORAÇÕES Separar a oração subordinada adverbial que ocorre antes da oração principal; caso a subordinada adverbial venha depois da principal, a vírgula será facultativa. Ex: “Logo que soube do nascimento do filho, correu para a maternidade”. “Correu para a maternidade, logo que soube do nascimento do filho”. “Correu para a maternidade logo que soube do nascimento do filho”. Separar a oração subordinada adjetiva explicativa da oração principal. Ex: “As frutas, que estavam maduras, caíram no chão”. Separar orações coordenadas assindéticas: Ex: “Cheguei, peguei o livro, voltei correndo para o colégio”.

A VÍRGULA ENTRE ORAÇÕES - CONT. IMPORTANTE: Não se usa a vírgula para separar orações coordenadas sindéticas ligadas pela conjunção e, exceto quando os sujeitos forem diferentes ou quando essa conjunção aparecer repetida: Ex: “Elas sairão de férias, e eu tomarei conta da casa”. “Trabalho, e teima, e lima, e sofre, e sua”.(Olavo Bilac) Para separar orações intercaladas: Ex: “E o ladrão, perguntei eu, foi condenado ou não?”

Q UESTÃO INTERESSANTE -I (UFPR) No poema a seguir, João Cabral de Melo Neto utiliza-se da linguagem metafórica para refletir a respeito de uma das mais polêmicas questões acerca do comportamento humano. Redija um texto em prosa que apresente em linguagem denotativa as ideias aí contidas. Questão de pontuação Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a própria vida: que viva em ponto-de-exclamação (dizem: tem alma dionisíaca); Viva em ponto-de-interrogação (foi filosofia, ora é poesia);

C ONT. DA QUESTÃO viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação (na política): o homem só não aceita do homem que use a só pontuação fatal: que use, na frase que ele vive o inevitável ponto-final. JOÃO CABRAL DE MELO NETO. Obra completa.

Q UESTÃO INTERESSANTE -II (EXERCÍCIOS DE PONTUAÇÃO) Assinale a alternativa que apresenta redação CORRETA em relação à pontuação. a) O crescimento econômico é o melhor remédio para as doenças do desemprego, mas, por si só também, não é suficiente para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais. b) O crescimento econômico é o melhor remédio para as doenças do desemprego mas, por si só, também, não é suficiente, para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais. c) O crescimento econômico, é o melhor remédio para as doenças, do desemprego mas por si só também não é suficiente para reduzir a pobreza e nem as disparidades sociais. d) O crescimento econômico, é o melhor remédio para as doenças do desemprego, mas, por si só também, não é suficiente para reduzir a pobreza e, nem as disparidades sociais.

C ONT. (EXERCÍCIOS DE PONTUAÇÃO) Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação. Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta: a) A vida como, a antiga Tebas, tem cem portas. b) A vida como a antiga Tebas tem, cem portas. c) A vida, como a antiga Tebas, tem cem portas. d) A vida como a antiga Tebas, tem cem portas.