ORIGENS E TRADIÇÕES DA FESTA JUNINA. INTRODUÇÃO ● Nosso país, em virtude de seu passado histórico, absorveu diversas culturas e costumes, fato que nos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Festa do divino O portal.
Advertisements

FESTA JUNINA.
PROJETO: FESTA JUNINA.
Escola Municipal Antonio José Paniago
SANTOS JUNINOS.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
História da Festa Junina e tradições
Festas Juninas.
Festa Junina Festa junina é um tédio só tem pipoca e paçoca.
Festa junina – inofensiva ou não?
Alunos - Ana Carolina - Eduardo - João Victor - Márcio - Maycon - Pedro Arthur - Rayssa - Ruan.
O verdadeiro significado Páscoa! Todos os anos, desde o início, o povo judaico comemora a Páscoa, que relembra a época em que era um povo escravo, no Egito.
Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)
Origem das festas junina. Duas das mais importantes manifestações folclóricas nacionais são: o carnaval e as festas juninas. Junho é o mês do Sagrado.
POR DYLAN ATTAL FESTAS JUNINAS. ORIGEM São celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão.
Esaú e Jacó (Machado de Assis). Biografia Joaquim Maria Machado de Assis filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional,
FÉSTA JUNINA Santos do mês de Junho Santo Antonio Comemorado no dia 13 de junho, é conhecido como o padroeiro dos pobres, e o santo casamenteiro.
Povos Europeus no Brasil Cezar Goes nº5 Gabriela Monteiro nº9 Livia Parra nº13 7ºA Wilson Forti - geografia.
MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS
S.MARCOS 6:3 O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE MARIA E OS IRMÃOS DE JESUS?
HISTÓRIA DA ARTE Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
PEDRO E A PEDRA.
Atos dos Apóstolos. Atos dos Apóstolos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim.
Arthur ribeiro arthur p
O que é a Bíblia? Livro Sagrado Palavra de Deus Escrita por homens
Maternidade Divina de Maria
MUITO MAIS AMÉM! By Ricardo Guimarães.
O “nascimento” da Filosofia
Origem da palavra Ética e Moral
Aqui fica um breve olhar por três dessas encantadoras ilhas.
COMUNIDADE MONTE MORIÁ
Colégio Maria Imaculada
As Crenças Religiosas dos Romanos
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
«LUZ DAS NAÇÕES».
Pesquisa Bioma Amazônia ALUNAS: MARIA FERNANDA E LUÍZA 4 ano.
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
Embora já tenhamos visto que o sábado é o dia bíblico de repouso, instituído por Deus, observado pelos crentes, nos dias do Antigo Testamento,
Cultura Afro-brasileira
Algumas pessoas lutam muito para ter uma casa e quando conseguem ter um lugar só seu, sentem uma grande satisfação. A casa é o lugar onde.
EVANGELHO DE MARCOS José Adelson de Noronha.
CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL 2017 AVE CRISTO!!!!
Cardápio / Histórico A Evolução da Arte Culinária História da arte culinária= História da Civilização Pré - História: alimentavam-se de plantas, frutas.
Jovens sois fortes REUNIAO DOS JOVENS.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Encarnação do Filho de Deus Formatação – Altair Castro
Tiradentes: a construção de um mártir
Danças Nordestinas.
 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Teorema de tales. Um pouco de história. A matemática, no sentido moderno da palavra, teve origem em algumas cidades-Estado gregas, por volta do século.
Colégio menino Jesus Historia do Teatro HISTORIA DO TEATRO O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas.
ENSINO RELIGIOSO – 6º ANO
Danças Nordestinas.
Batismo de Jesus.
Festas e Tradições Brasileiras
DOMINGO 23 ANO c A Escutando “O pescador”, sintamos que Jesus quer atrair o coração dos jovens para a sua Igreja Regina.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Católicos e Evangélicos. Por que pensamos diferente sobre Maria
A) NOVO ACERTO B) NOVO ENCONTRO C) NOVA ALIANÇA D) NOVA CRIAÇÃO
Dia dos Namorados Gissele, Manoel Andrade 1 /36. ÍNDICE: 1.ORIGEM; 2.HISTORIA; 3.DATA NO BRASIL; 4.REFERENCIAS; 5.LIGAÇÕES EXTERNAS. 2 /36.
UM FALSO DIA DE ADORAÇÃO
PEDRO E A PEDRA.
História das máscaras carnavalescas
HISTORIA DO CARNAVAL , LLL.
História das máscaras carnavalescas
Aula O que é a bíblia? Comunidade Javé Nissi
História Das Máscaras Carnavalescas
Transcrição da apresentação:

ORIGENS E TRADIÇÕES DA FESTA JUNINA

INTRODUÇÃO ● Nosso país, em virtude de seu passado histórico, absorveu diversas culturas e costumes, fato que nos tornou conhecidos como “um país de muitas caras ”. ● Dentre os diversos costumes adquiridos absorvemos o de comemorar festas. Uma destas é a famosa festa junina, que além de ser comemorada no Brasil, também é comemorada em diversos outros países como, Portugal, França, Polônia, Suécia, Etc.. ● Como povo de Deus sabemos que o próprio Deus estabeleceu festas. Portanto somos um povo festeiro mas antes de participarmos de qualquer festa necessitamos avaliar qual é a sua finalidade.

1. ORIGEM DO NOME ● Segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV, era chamada de “Joanina”(Referente a São João) ● Quando chegou ao Brasil foi modificada para “junina”(Referente ao mês de junho). Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.

2. PROPÓSITO DA FESTA ● É Homenagear três santos católicos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29) 1. Santo Antônio ● Seu nome verdadeiro era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. ● Nasceu em Portugal em 15 de agosto de ● Tornou-se excelente um pregador e conhecedor da bíblia. ● Viveu tratando dos enfermos e ajudando a encontrar coisas perdidas. Dedicava-se ainda em arranjar maridos para as moças solteiras. ● Faleceu aos 36 anos, em 13 de junho de 1231.

2. PROPÓSITO DA FESTA 2. São João ● Este João não é o apóstolo e sim o João Batista. ● Há controvérsia quanto ao seu nascimento, alguns dizem 29 de agosto, em 31 A.D. Enquanto outros dizem 24 de Junho. ● Os católicos o chamam de santo festeiro. (Mt ) ● É conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.

2. PROPÓSITO DA FESTA 3. São Pedro ● O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. ● O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho porque a tradição católica diz que ele foi martirizado nesse dia no ano 67, embora seja impossível precisar a data da sua morte pela falta de evidências históricas.

3. A FESTA E SUA LIGAÇÃO COM O PAGANISMO ● Antes desta festa junina que conhecemos, havia outras festas semelhantes, uma delas chamada de “ junônia ” onde se prestava culto à deusa “Juno” da mitologia romana. ● Segundo consta o mês de Junho faz referência ao nome desta deusa.

3. A FESTA E SUA LIGAÇÃO COM O PAGANISMO ● Ainda neste período por volta de 21 Junho ocorre o chamado solstício de verão quando os povos antigos, incluindo as civilizações gregas, egípcias e celtas, comemoravam essa passagem do calendário. Regadas com o calor do fogo e muita bebida e comida, eram celebrações à fertilidade e também para rogar aos seus deuses para que eles trouxessem fartura nas próximas colheitas.

4. TRADIÇÕES E COSTUMES Fogueiras ● Segundo uma lenda católica o costume de acender fogueiras foi devido a um acordo feito pelas primas Maria e Isabel, a qual avisaria Maria sobre o nascimento de São João Batista, para esta ajudar no parto, acendendo uma enorme fogueira sobre o monte. ● A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações.

4. TRADIÇÕES E COSTUMES BALÕES ● Simbolizam a oferenda aos céus para a realização de pedidos ou agradecimento de desejos satisfeitos. os balões "enviam" os pedidos ou agradecimento dos fiéis a São João no céu. ● Em Portugal, pequenos papéis são atados no balão com desejos e pedidos escritos neles. ● Algumas festas pagãs acreditavam que qualquer pedido feito nesta época se realizaria

4. TRADIÇÕES E COSTUMES Mastro de São João ● É erguido durante a festa para celebrar os três santos ligados aos festejos. ● No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas três bandeirinhas simbolizando os santos ● O Totemismo uma prática religiosa pagã colocava a figura dos deuses na ponta de altas estacas apontadas para o céu.

4. TRADIÇÕES E COSTUMES Bandeiras No inicio tinham a imagem ou nome do santo. Atualmente servem só para enfeitar

Bibliografia Livros SILVA, Milton Vieira da. Festas Populares e Suas Origens, A.D.Santos, Curitiba, 2º Ed, 2002, 187 pg RANGEL, Lúcia Helena Vitalli, Festas de São João: Origens, Tradições e História, Publishing Solutions, São Paulo, 2008, 132 pg Revistas MUNDO ESTRANHO, Abril, Como Surgiram as Festas Juninas, Ed.16 SUPERINTERESSANTE, Abril, Nhá- A história do Arraiá: A Origem das Festas Juninas, Jun-1995 Site