História da Universidade. Acadêmicos: Aline Schork Ana Paula Belo Angelita Dutra Elizete Aparecida Kalat Idevaldo A. da Silva Priscila Macedo Tatiana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Advertisements

Educação Superior no Brasil e o Processo Regulatório dos Cursos Superiores na Área da Saúde Prof. Dr. José Vitor Jankevicius.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
BASES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
Contexto histórico - “A modernidade”
Guerra do Contestado.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Crescimento Econômico Mauro Rodrigues, FEA/USP 1.
+ XIX Seminário internacional de aprendizagem e serviço solidário Bs. As. UCA.
1- No século XIX, um grande general europeu, tornou-se soberano do império da França, seu objetivo era apoderar-se de toda a Europa. Para alcançar tal.
Datas das aulas: e 16/09 - Apresentação - A crise de 1893 e a era do imperialismo e 23/09 - A guerra imperialista ( ) e as revoluções.
Da Rússia a CEI.  Foi o país de maior extensão territorial ( mais de 22 milhões de quilômetros quadrados);  Primeiro país a colocar um equipamento.
O ROMANTISMO NO TEATRO A Liberdade Guiando o Povo – Delacroix.
Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Esses três tipos de atividade são formas para a instituição realizar suas funções ou atribuições na sociedade,
FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL. Europa com as invasões germânicas ou bárbaras no séc. V a.Ç EUROPA A IDADE MÉDIA INICIOU-SE NA Os castelos medievais representavam.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Industrialização.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS L'ORGANISATION DES NATIONS UNIES
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
História Econômica Geral
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Getúlio Vargas.
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
Módulo 29 – Crises dos séculos XIV e XV
Auguste Comte Acadêmicas: Andreia Pereira da Silva Luiza de Melo Isaac
Viktor Emil Frankl.
Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Laura de Oliveira Bueno Professor: Edson 1 ° ano “A”- Matutino Bandeirantes, 17 de Agosto de 2017.
A ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO
Primitivo/Primitivismo, Art Nègre, Imagens do Inconsciente, Art Brut
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
“Ciência da Sociedade” (Comte)
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
IMPERIALISMO.
Renascimento cultural Parte - I
Apogeu e declínio da influência europeia
MERCOSUL.
A INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS INGLESAS NA AMÉRICA
MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Marcelo Ximenes A. Bizerril
As transformações políticas, económicas, sociais e culturais do após guerra O Tratado de Versalhes, o novo mapa político da Europa e a criação da SDN.
Infância hoje Profª. Drª. Cristiana Carneiro (FE/UFRJ)
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
DISCENTE: KAROLINE BRITO
L'IMPÉRIALISME DU XIXème SIÈCLE
A ciência na Idade Média
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
IMPERIALISMO COLONIALISMO.
CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
GUERRA FRIA.
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
Sumário: -Visualização de um documentário sobre o Renascimento.
MAX WEBER
Secularização na Escola Adventista?
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
E.E.B. JOSÉ MAURÍCIO DOS SANTOS HISTÓRIA - Prof. Me. Diego Fernandes
Preparatório EsPCEx História Geral
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Cristianismo no Ocidente - Idade Média
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

História da Universidade

Acadêmicos: Aline Schork Ana Paula Belo Angelita Dutra Elizete Aparecida Kalat Idevaldo A. da Silva Priscila Macedo Tatiana Galdino

A Universidade Órgão máximo do sistema educacional regular de um país, a universidade tem a dupla função de preservar e renovar a cultura nacional e universal. Assim, de acordo com o contexto em que se situa, pode ser uma força conservadora ou de transformação da sociedade.

O Termo Universidade Studium Generale Aberto para as pessoas de todas as procedências Studium Privilegiatum Apenas para os que tinham privilégios O termo UNIVERSIDADE surge apenas no século XIV na Europa.

História da Universidade A universidade surgiu na Idade Média nas grandes cidades da Europa do século XII,devido à necessidade imperiosa de se realizar uma distribuição eqüitativa do conhecimento que se encontrava trancafiado nas prisões dos muros dos conventos. Era necessário socializar este saber, transmiti-lo ao "povo”.

Universidade Medieval Caracterizada como universalidade dos que ensinam e dos que aprendem. A Universidade gozava de plena autonomia econômica e acadêmica, perante os outros poderes sociais. Ao ensejo das Universidades Medievais, cria-se o ambiente de liberdade necessário para a retomada, na modernidade, da tradição da ciência antiga.

Universidade Moderna Caracterizada como Universalidade das ciências, cuja grande manifestação será a Universidade Alemã de fins do século XVIII e início do século XIX. A primeira universidade realmente moderna foi a de Halle, fundado por luteranos em O modelo alemão de universidade como um complexo de escolas de graduação que executavam experimentação e pesquisas avançadas tornou-se influência mundial.

Universidade Contemporânea A partir do século XIX, a maioria das universidades adotou o principio da liberdade de cátedra, que concedia a professores e alunos o direito de buscarem a verdade sem restrições ideológicas, políticas e religiosas. A universidade de Londres adotou dois conceitos revolucionários após a segunda guerra mundial: o de universidade aberta e o de cursos de extensão universitária.

Função Social Nos Estados Unidos a universidade desempenhou uma função-chave na construção da sociedade de consumo na defesa da potência econômica e militar norte-americana. Na África do Sul a universidade branca serviu competentemente para viabilizar a elevação do nível de vida dos brancos e manter o sistema do apartheid funcionando.

Função Social Em paises da Europa as universidades são instrumentos de dinâmica da economia. Através do mercado elas conseguem oferecer mão-de-obra e pesquisa para consumidores e empresas. Cuba, com prioridades definidas pelo Estado, a universidade tem por papel solucionar os problemas de educação e saúde das massas, produzir conhecimento para uma nação acuada. No Brasil, como certamente na Rússia de hoje, a universidade não dispõe de um projeto, nem de prioridades definidas pela sociedade.

As Primeiras Universidades da Europa Bolonha, na Itália por volta de 1170, foi a primeira escola de direito da Europa,(acima) Paris, na França em 1200, Oxford, na Inglaterra em 1206,(abaixo) Salermo, na Itália em 1231, (acredita-se que esta já existisse desde o séc. X), dedicada especialmente ao estudo da medicina. Até o final do século XV, havia na Europa cerca de oitenta universidades.

As Primeiras Universidades da América Na América a primeira universidade foi fundada pelos espanhóis: Universidade de Santo Domingo (1538), na atual República Dominicana, e a Universidade de Michoacán(1540) no México. No final do século XVI, havia seis universidades na América espanhola.

América do Sul Na Argentina, destacam-se as Universidades de Buenos Aires (1821), (ao lado) Córdoba (1613),, La Plata (1884),, Litoral (1880), Cuyo (1939). A universidade da República, no Uruguai, foi fundada em 1849, e do Chile, em 1738.

Estados Unidos da América As primeiras instituições de ensino superior dos Estados Unidos são as de Harvard (1636),(acima) William and Mary (1693), Yale (1701), Princeton (1746) King’s College (1754, atual Colúmbia),abaixo

Brasil Somente em 1920 foi criada a primeira universidade do país, a Universidade do Rio de Janeiro, depois Universidade do Brasil e mais tarde Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que nasceu da fusão de três faculdades existentes na cidade do Rio de Janeiro.(acima) A Universidade de São Paulo (USP) foi fundada em 1934,(abaixo) A de Brasília em 1962.

Brusque - Unifebe