O racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito. e, como tal, é uma atitude subjectiva gerada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BUSCA PELA JUSTIÇA.
Advertisements

Tráfico de escravos para o Brasil
INTRODUÇAO Cientistas divergem entre si ao tentar explicar como surgiu a vida na Terra. Basicamente há dois eixos principais: a Abiogênese e a Biogênese.
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: APARECIDA DA SILVA ORRUTEA
Racismo e Xenofobia Trabalho realizado por:
Heterogênese Urbana Tema: “Movimento Negro”
Trabalho realizado por : Ana Ramalho nº 5 e Bruno Rodrigues nº 6
Grupo 8: Thales, Felipe, Pedro, André.
AFRODESCENDENTES.
SEMAMA DA CONCIÊNCIA NEGRA
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Discriminação Trabalho a realizar para a disciplina de F.C.
Deyse Bandeira Erlania Freitas Marta Florença Mônica Ferraz.
Este projeto traz como proposta o estudo da História da África e da cultura Afro-brasileira em referência a Lei Federal que visa à valorização.
Violência. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento.
Nome: CRISTIANA Nº: 05 Serie: 1ª A Profª: ROSIMEIRE DICIPLINA: BIOLOGIA E.E. SENADOR FILINTO MULLER.
O que é exatamente a eutanásia e por que é tão polêmica?
Casamento Inter-racial Introdução  Várias etnias contribuíram para a formação da população brasileira  Mestiçagem não é um fenômeno peculiar dos brasileiros.
Trabalho De Bilogia ● Nome: Guilherme ● Professor(a): Rosimeire ● escola: Senador Filinto Müller.
Rosa Parks. A costureira negra Rosa Parks ( ), então com 42 anos, foi responsável por um ato que se tornou símbolo não apenas da luta das mulheres,
Tráfico de escravos para o Brasil O tráfico de escravos para o Brasil refere-se ao período da história em que houve uma migração forçada de Africanos para.
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos A Política do Reconhecimento Charles Taylor TAYLOR, C. "A política de reconhecimento“. In TAYLOR, C. (Org.) Multiculturalismo.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
HIGIENE BUCAL ..
Suicídio no Brasil: Estratégias de Prevenção e Intervenções
Raça e imigração.
→ processos de RELAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS E OS GRUPOS
Discriminação & Preconceitos
Teologia da Família.
Desigualdades no mercado de trabalho
O que foi o apartheid O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948.
Trabalho de Geografia-Apartheid
O Apartheid: Foi o racismo transformado em lei dentro do próprio território africano; Os guetos e as áreas proibidas para negros.
Ciências da Natureza e suas
Aluna: Danielle Amaral Vasconcelos
ESCRAVIDÃO BRASILEIRA PROFESSORA BABI
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
A Capoeira.
O que é advérbio Os "Advérbios" são palavras que indicam as circunstâncias em que os fatos acontecem. Podem indicar tempo (hoje, quando), modo (rapidamente,
Localização territorial da África
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
A Sociologia no Brasil Disciplina: Sociologia 1° ano do Ensino Médio
TAREFA REDAÇÃO.
UMA BELEZA EM CADA ROSTO “Deus é duro mas é belo” (Adélia Prado)
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
A Lei A lei /2003 estabelece condutas e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática.
ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO
Preconceito.
A estruturação da personalidade
Cultura Afro - Brasileira. História O Brasil é um dos países que mais possui população negra em todo o mundo. Isso, devido aos mais de 4 milhões de homens,
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
 Da Divisão do Trabalho Social  Mudanças (caos, desordem) com o advento do capitalismo e o surgimento da soc. moderna.  Pergunta:  Que laço se forma.
A COLONIZAÇAO NA AMÉRICA PORTUGUESA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO E DA ESCRAVIDÃO NO SÉCULO 19
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Ligue o som.
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO- RACIAIS. “As pessoas e os grupos sociais têm o direito a ser iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a ser.
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Educação das Relações Étnico- Raciais Unidade 1: relações étnico-raciais: de uma arqueologia histórica à implementação de políticas educacionais Profa.
outubro 2018 outubro / /2019 Caro(a) colega,
TESTANDO O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente.
HISTÓRIA Escola Instituto de Educação de Guaratinga ProfessorA:Maria Carmelita Batista G. Alunos(as):Rayssa,Káren,Kewry e Claudia Série:8 ano A.
Matemática Revisão para o ENEM. 3) República Oligárquica Por enquanto, nada de muita novidade, não é mesmo? Mas agora vamos a um tópico que.
Marx – Ideologia Sociologia.
Transcrição da apresentação:

O racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito. e, como tal, é uma atitude subjectiva gerada por uma sequência de mecanismos sociais.

● O racismo tem assumido formas muito diferentes ao longo da história. ● Estas existiam independentemente da raça, pois muitas vezes povos de mesma matriz racial guerreavam entre si. ● Quando houve os primeiros contatos entre conquistadores portugueses e africanos, no século XV, não houve atritos de origem racial.

● A Constituição de 1988 tornou a prática do racismo crime sujeito à pena de prisão inafiançável e imprescritível. ● Segundo a Constituição Brasileira, qualquer pessoa que se sentir humilhada, desprezada, discriminada, etc...por sua cor de pele, religião, opção sexual...pode recorrer a um processo judicial contra quem cometeu tal atrocidade.

● A genética demonstra que a variabilidade humana quanto às combinações raciais pode ser imensa. Mas as diferentes adaptações ocorridas a nível racial não alteraram sua estrutura quanto espécie. ● É evidente a distinção entre mulheres e homens no mercado de trabalho, principalmente em relação à mulher negra.

Esse preconceito tem suas raízes na escravidão, que, apesar de ter sido abolida há décadas, ainda tem influência nas relações sociais, no modo de pensar e de ver o outro e a si mesmo.

O preconceito contra a mulher sempre foi tão incutido na sociedade, que gerou nelas mesmas uma visão auto- depreciativa de sua posição nas relações sociais e como tal no mercado de trabalho.

Com a criação do movimento feminista e depois de muitas lutas, as mulheres conquistaram alguns direitos e de certa forma algumas barreiras sociais foram quebradas. Porém, a atual situação das mulheres não sofreu muitas alterações.

Como a simples educação e conscientização não têm sido suficientes para minorar o racismo presente na cultura de inúmeros países, foram feitas, então, leis para coibir o racismo:

Trabalho realizado pelas alunas

Taina Fernanda

Danielli

Naana

Fabrícia

Com o auxílio do Professor: Sévem Veloso

Disciplina Sociologia

Escola Estadual Senador Filinto Müller Angélica- MS Junho 2011

FIM