Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Advertisements

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Professora: Aíla Rodrigues
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Funções da Linguagem.
Conceitos, Funções e Estilística
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Comunicação.
Revisão para a prova Códigos Visuais.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da Linguagem.
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Funções da Linguagem.
REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho.
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Artigo De Opinião.
Linguagem oral e verbal
Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Professora: Evelise Faraco de Oliveira LÍNGUA PORTUGUESA 2016/2.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM. EMISSOR (emotiva) MENSAGEM (poética) CONTEXTO (referencial) RECEPTOR (conativa) CÓDIGO (metalinguística) CANAL (fática) (linguista.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
AS FUNÇÕES DA LINGUAGUEM DOCENTE: DR. ANATOLI GINGA.
TEXTO ARGUMENTATIVO.
PUBLICIDADE A publicidade pretende chamar a atenção, informar e persuadir o público-alvo a adotar determinado comportamento.
Meios de Comunicação em massa.
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM UNIDADE 1 pp. 28 a 32.
Texto, gênero e discurso
Prof. Arthur Albertin.
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
Gêneros Textuais Alunos: Ingrid Thalita, Izabelly Targino, Paola Oliveria, Wilker Alves.
Linguagem e Comunicação
CONTO E CRÔNICA.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÕES DE LINGUAGEM
A COMUNICAÇÃO VERBAL.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Ato comunicativo e funções da linguagem/comunicativas
Funções da Linguagem Profª Suzete
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Gêneros Lírico ou Poético
Funções da Linguagem.
A COMUNICAÇÃO.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
Comunicação e Expressão
Função Emotiva.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2017.
Trabalho de Gramática Função referencial (denotativa) Feito por:
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
TRAÇOS DE LITERARIEDADE. Conotação Exploração da pontencialidade das palavras Palavras polivatentes Aberto a varias interpretações.
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
Prof.ª Mara.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Prof.a Karla Christine Leite Machado
Comunicação e Intencionalidade discursiva / Funções Intrínsecas do Texto Elementos básicos da comunicação;Elementos básicos da comunicação; Texto e discurso/
 Funções da linguagem : São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Transcrição da apresentação:

Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, ou seja, não há possibilidades de outra interpretação além da que está exposta. Em alguns textos é mais predominante essa função, como: científicos, jornalísticos, técnicos, didáticos ou em correspondências comerciais.

Função de linguagem Função emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. A pontuação (ponto de exclamação, interrogação e reticências) é uma característica da função emotiva, pois transmite a subjetividade da mensagem e reforça a entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.

Função de linguagem ● Função conativa ou apelativa: O objetivo é de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugestão, convite ou apelo (daí o nome da função). Os verbos costumam estar no imperativo (Compre! Faça!) ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa (Você não pode perder! Ele vai melhorar seu desempenho!). Esse tipo de função é muito comum em textos publicitários, em discursos políticos ou de autoridade.

Função de linguagem ● Função fática: O objetivo dessa função é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa. ● Quando estamos em um diálogo, por exemplo, e dizemos ao nosso receptor “Está entendendo?”, estamos utilizando este tipo de função ou quando atendemos o celular e dizemos “Oi” ou “Alô”.

Exemplos ● Função referencial:Por exemplo: “Porém meus olhos não perguntam nada./ O homem atrás do bigode é sério, simples e forte./Quase não conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrás dos óculos e do bigode.” (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade)

Função de linguagem ● Função poética: O objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos lingüísticos. É presente em textos literários, publicitários e em letras de música.