AULA DE HISTÓRIA. OS PERSAS. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS. “ “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS PERSAS “ UM GRANDE IMPÉRIO ”.
Advertisements

OS PERSAS “ UM GRANDE IMPÉRIO ” Prof.Emerson.
Navegadores fenícios e conquistadores persas
O império Persa.
Trabalho de História Geral
Fenícios Localização: Atual Líbano Economia: Comércio
I D A D E A N T I G A ( 4000 a.c – 476 ) PROF° Garrido.
OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política;
Unificador do Oriente Próximo.
HEBREUS PERSAS FENÍCiOS.
Fenícios e Persas.
Capítulo 4 Fenícios e persas
Antiguidade Oriental Parte II Fenícios, Persas e Hebreus
FENÍCIOS.
Como se FORMA e se MANTÉM um IMPÉRIO?
Antiguidade Oriental.
Estudo sobre o Povo Persa
História (frente 2) Elisa Pomari
QUESTÕES DE VESTIBULAR - PERSAS
Persas Ciro, O Grande.
Os persas: Um dos maiores Impérios da Antiguidade
Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade
Profº Waldejares Oliveira
Fenícios e persas.
COMO SE FORMA E SE MANTÉM UM IMPÉRIO
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
História e Fontes Históricas.  Trata de feitos e aventuras de um imaginário já perdido no tempo, longe do nosso dia-a-dia tecnológico.  Estabelecer.
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Hebreus, Fenícios e Persas.
Os hebreus: o povo do livro
Localização, Politica, Economia, Sociedade, Cultura e Religião.
Oriente Médio. O Médio Oriente (português europeu) ou Oriente Médio (português brasileiro) (em árabe الشرق الأوسط, ash-sharq-al-awsat) é um termo que.
SÍNTESE 2. Período dos juízes: 1250 a 1050 a.C.  Confederação tribal, a exemplo das existentes nas regiões gregas  Divisão do território entre as tribos,
ANTIGÜIDADE ORIENTAL Prof. Iair 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras.
Mesopotâmia Profª. Karoline de Oliveira Rebouças.
Fenícios, Persas e Hebreus Professor Menezes. OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política; Cidades-Estado(Ugarit, Biblos, Sidon, Tiro); Comércio,
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Pérsia.
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS – 2 TRIMESTRE
EGITO.
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS Profa. Ana Cláudia.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
As Sociedades Orientais
As Sociedades Orientais
A Antiguidade Oriental
Povo hebreu = judeu = israelita
PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES:
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Módulo 1 – Aula 3 Formação dos Estados teocráticos
A Pérsia A região onde se localiza a antiga Pérsia é hoje um país que se chama Irã. Através dos documentos e de várias narrativas esparsas, tem-se como.
Povos e culturas africanas.
Antiguidade Oriental.
ZOROASTRISMO.
E.E.B. PROFª GRACINDA AUGUSTA MACHADO PROFº DIEGO
CEMA/Profª Tatiane 6º ano
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Fenícios: o povo do mar.
Módulo 02: As civilizações antigas do Oriente
HEBREUS ORIGEM Povo semita. Ur, na Caldéia (Mesopotâmia).
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Mesopotâmia. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES: Professora: Janaína Vargas
Egito Antigo: política, economia e sociedade
Cidades, reinos e impérios Aula 2 - Mesopotâmia
Cidades, reinos e impérios Aula 3 - Egito
GRÉCIA.
Persas.
1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações;
IDADE MÉDIA século V ao XV
História/6ºA Profª Tatiane
CONTRIBUTOS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES.
Transcrição da apresentação:

AULA DE HISTÓRIA. OS PERSAS. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS. “ “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se. ” Provérbio persa

AULA DE HISTÓRIA PROFESSOR: RIBAMAR SANTOS.

QUAL E O ASSUNTO DE HOJE?

A CIVILIZAÇÃO MEDO-PERSA Localização: Atual Planalto do Irã Características geográficas: Baixa fertilidade do solo. 1/3 do território é formado por desertos ou montanhas..

: Susa, Persépolis, Biblos, Sidon, Tiro e Susa. Reino da Média: Localizado ao sul do Mar Cáspio, numa região mais fértil. Capital: Ecbátana. Foi conquistado no séc V a.C., por Ciro I, rei dos Persas. Governo de Ciro:

Conquista do reino da Lídia, colônias gregas da Ásia Menor, Babilônia (libertação dos hebreus), Fenícia, Palestina e Síria. Respeito às diferenças culturais e religiosas e alianças com a elite local.

Governo de Cambises I: Conquista do Egito (batalha de Pelusa); Governo Despótico e centralizador.

Governo de Dário I: Apogeu do Império Persa. Retomada da política de respeito às tradições e religiões dos povos conquistados. Dividiu o Império em 20 províncias chamadas de Satrápias e administradas por um Sátrapa. Criação de um sistema de correios, ampliação das estradas e envio de inspetores especiais para as províncias. Criação do Dárico - unidade monetária internacional. Derrotado pelos gregos nas Guerras Médicas – início do período de decadência do Império Persa.

Governo de Xerxes I: Marcado por revoltas das províncias, enfraquecimento e desintegração do Império Persa. Decadência: 330 a.C. – Conquistada por Alexandre, o Grande, da Macedônia; A partir do século VII foi dominada pelos Árabes, Turcos, e Mongóis. Ingleses e Russos no século XIX – Mudança do nome para Irã.

Economia: Agricultura (irrigada), comércio (desenvolvido pelos babilônicos, fenícios e hebreus) e artesanato (ferro) Sociedade: Sistema de servidão coletiva (pagamento de pesados impostos e prestação de serviços públicos e serviço militar) Elite formada pelo imperador, sacerdotes (magos), burocracia (sátrapas e fiscais) e comandantes militares. Poucos escravos.

Cultura: Desenvolvimento artístico, fortemente influenciado pelos povos dominados. Ausência de originalidade nas criações. Religião: Zoroastrismo ou Masdeísmo. Religião revelada. Livro sagrado: Zend-Avesta - escrito por Zoroastro ou Zaratustra. Governo Teocrático, embora o imperador não fosse divinizado. Primeira religião dualista: Ahura –Mazda ( ou Ormuz-Mazda) - deus do bem - e Arimã - deus do mal e das trevas. Cultos simples sem templos e imagens. Acreditavam no paraíso e no inferno e na vinda de um Messias. Inspirou o mitraísmo – religião desenvolvida na Pérsia que se tornou popular em Roma; o deus Mitra era o principal auxiliar de Mazda na luta contra o mal e teria nascido no dia 25/12 Inspirou o Gnosticismo – religião que buscava o conhecimento através da iluminação. Inspirou o Maniqueísmo – criado pelo filósofo Mani, afirma que o universo é regido pela oposição entre o bem e o mal.