- Litorâneo - Subtropical. Divisão do Clima do Paraná De acordo com a divisão do climatologista alemão Wladimir Köppen (1948) no Paraná ocorrem os seguintes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nas Regiões sul, sudeste e no centro-oeste do Brasil.
Advertisements

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
HIDROGRAFIA DO PARANÁ.
Climas do Brasil.
O que você deve saber sobre
CLIMAS BRASILEIROS.
Climas do Brasil Cap Jean Cid. Massas de Ar do Brasil.
REGIÃO CENTRO-OESTE.
Hidrografia e Clima.
1º fuso 3º fuso 2º fuso 4 º fuso.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
ASPECTOS FÍSICOS DO RIO GRANDE DO SUL
CLIMA BRASILEIRO.
Climas do Brasil.
Classificação Climática
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Atmosfera.
Dimensões continentais
Aspectos Físicos do Paraná.  Não podem ser trabalhados e analisados isoladamente;  Relação de interdependência entre aspectos físicos da paisagem: relevo,
Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano Atlântico Oceano Índico Oceano Índico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Antártico Oceano.
Três Lagoas. Bandeira Brasão Três Lagoas é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se da quarta.
Hidrografia.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
E.E.JOSÉ ALVES RIBEIRO Alunos : Ricardo Angelo n°26, Wagner Azevedo n°31, Wesley Arantes n°32. 2°A Matutino. Professor: Marcos Larreia - Disciplina Sociologia.
CONTINENTEASIÁTICOCONTINENTEASIÁTICO  Prof.º Fylipe Alves Pág. 116 a 133.
FATORES QUE DETERMINAM O CLIMA CLIMA DE MONÇÕES.
“O vento, vindo de longe para a cidade, oferece a ela dons insólitos, dos quais se dão conta somente poucas almas sensíveis.” Italo Calvino, Marcovaldo.
- Industrialização e urbanização - Clima e seus fatores
Os climas e as paisagens vegetais na América
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
COLÉGIO MAUÁ Vegetação (Biomas).
Colégio Jesus Maria José
REGIÃO CENTRO-OESTE Geografia 5º Ano Unidade 7
AULÃO DA LIGA DE PROFESSORES
Maria Luiza-12 e Camille-1
Dinâmica da natureza Estrutura geológica
GEOGRAFIA 1º ANO Prof. Gustavo Macieira C L I M A.
As regiões Sudeste e Sul do Brasil
Biomas brasileiros.
Os principais climas.
Mata araucária Mata de araucária é uma formação vegetal brasileira que se desenvolve especialmente nos estados da região sul do país e em partes de relevo.
As diversas paisagens naturais da Terra
Climatologia.
Região Nordestina Cap. 9.
A maior parte do território brasileiro – 92%
África: aspectos físicos
HIDROSFERA.
Pantanal É um bioma constituido principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão de altitude média de 100.
Clima do Continente Asiatico.
As Paisagens do continente americano
Mato Grosso do sul. Mato Grosso do sul Estado do Mato Grosso do Sul Bandeira do Estado de Mato Grosso do Sul Economia A economia sul-mato-grossense.
A influência da Bacia Platina na Geopolítica Sul-americana
Massas de ar.
Conselhos para um bom Semestre
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Universidade Federal de Alagoas Agrometeorologia e Climatologia Agrícola Agrometeorologia e Climatologia Agrícola Prof. Dr. José Vieira Silva Discentes:
FLORESTA DA ARAUCÁRIA E PAMPAS. MATA DE ARAUCÁRIA CARACTERÍSTICAS: Mata de araucária também chamada de pinheral ou floresta de araucárias; Sua formação.
CLIMA BRASILEIRO.
O que você deve saber sobre
Capítulo 14 Região Sul.
OS GRANDES DOMÍNIOS CLIMÁTICOS NO BRASIL
O Território Brasileiro
TIPOS DE CLIMA 6.os anos PROFESSORA ROSELI BARAÇAL.
CLIMAS e PAISAGENS NATURAIS
Formações Vegetais e seus problemas
BACIAS HIDROGRÁFICAS MUNDIAIS
Aula de Geografia Professor: Hélio
Capítulo 12 Águas Continentais O ciclo da água 1 – Evaporação
Correção da 5.ª ficha de avaliação
Transcrição da apresentação:

- Litorâneo - Subtropical

Divisão do Clima do Paraná De acordo com a divisão do climatologista alemão Wladimir Köppen (1948) no Paraná ocorrem os seguintes climas: Tropical Super úmido, litorâneo: Temperaturas elevadas no verão e ausência de geadas no inverno; Chuvas distribuem-se pelo ano todo, a média da temperatura do mês mais quente é superior a 22ºC e a do mês mais frio é superior a 18ºC. Ocorre no litoral e a leste da Serra do Mar. Subtropical Úmido ( Mesotérmico1): Verões mais brandos do que nas demais regiões do estado; Ausência de estação seca, com inverno muito rigoroso, ocorrência de fortes geadas, devido à influência da Massa Polar Atlântica que é fria e úmida; Temperatura média do mês mais quente é inferior a 22ºC e a do mês mais frio é inferior a 18ºC. Ocorre em Curitiba, ao sul e a sudeste do estado.

Divisão do Clima do Paraná Subtropical Úmido ( Mesotérmico 2): Os verões são quentes e chuvosos, não há uma estação seca e ocorrem poucas geadas; A média das temperaturas do mês mais quente é superior a 22ºC e a do mês mais frio é inferior a18ºC; Esse é o tipo predominante em nosso estado e ocorre nas regiões norte, oeste e sudoeste, a oeste da Serra do Mar e no Vale do Rio Ribeira; Observações: 1 –A altitude é fator climático, pois à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui; 2 – A mesotermia é característica de todo o clima paranaense, pois o Paraná tem regularidade nas temperaturas;

Rio Tibagi O rio Tibagi é o segundo em extensão no estado do Paraná. Suas nascentes localizam-se entre os municípios de Campo Largo, Palmeira e Ponta Grossa nos Campos Gerais do Paraná; Seu curso percorre o estado de sul para norte atravessando o segundo e o terceiro planalto paranaense até sua foz na margem esquerda do rio Paranapanema, divisa entre os estados de Paraná e São Paulo.

Rio Pitangui Seu nome em guarani significa rio vermelho, que evoca a cor de suas águas em épocas de chuvas quando as enxurradas trazem sedimentos vermelhos da chamada terra roxa; Tem sua nascente no sudeste do Município de Castro, junta suas águas com o rio Jutuba nos limites do Município de Ponta Grossa onde é barrado na represa dos Alagados que fornece água à cidade de Ponta Grossa; Tem sua foz no rio Tibagi, ainda no município de Ponta Grossa.

Usina Pitangui Construída pela empresa Martins e Carvalho e inaugurada em 1911, quando começou a operar; A usina é a mais antiga hidrelétrica em funcionamento no Paraná e foi a segunda do Estado a entrar em operação (a primeira foi a da Serra da Prata, em 1910, que forneceu energia elétrica para Paranaguá por 60 anos); Pitangui forneceu energia elétrica para a cidade de Ponta Grossa por muitos anos até ser incorporada pela Copel em 1974.

Rio Verde É afluente do Rio Pitangui, nasce da confluência dos rios Cascavel e Mandioca no município de Ponta Grossa;

Rio São Jorge Nasce a leste da cidade de Ponta Grossa e desemboca no Rio Pitangui, logo abaixo da barragem de Alagados. Curso de água cheio de curvas com grande número de cascatas, corredeiras e piscinas naturais; A cachoeira principal tem cerca de 30 m de altura.

Cachoeira da Mariquinha A Cachoeira da Mariquinha é formada pelas águas do rio Quebra-Perna (o mesmo que forma, quilômetros antes, o Buraco do Padre); É uma Unidade de Conservação localizada a aproximadamente 30 quilômetros do centro da cidade. A trilha até a cachoeira é ladeada por formações de arenito e capões de mata nativa.

Buraco do Padre O Rio Quebra Perna forma o Buraco do Padre;

Planejamento Cooperativo 1 -Assunto: Aula-passeio a Castro e a Carambeí. 2 – Justificativa. 3 – Objetivos: 4 – Metodologia: 5 – O que iremos observar: 6 – Como vamos: 7 – Data provável: 8 – Como será feito o registro: 9 – Avaliação: