Qual cenário mundial em relação ao mapeamento genético em Câncer ? Dra Ana Carolina Chaves de Gouvêa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
P2PSA Câncer de próstata. 27 milhões DE NOVOS CASOS AUMENTOU 20% Dados OMS para todo o mundo SOBRE O CÂNCER NO MUNDO P2PSA ESTIMATIVA PARA 2016 EXPECTATIVA.
Advertisements

PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
BIOQUÍMICA Docente: Ana Karina Abadio Discente: Jasciene Kraemer de Souza Vitamina D em crianças e adolescentes com Anemia falciforme.
Materiais de Comunicação Departamento de Marketing Sicoob Central Unicoob Sicoob Rosazul 2016.
UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.
ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL. Coaching x Aconselhamento Treinador Treinamento.
Outubro Rosa.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Vigilância Epidemiológica em Câncer
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA
Reflexão sobre a epidemia mundial de obesidade
Informação sobre o Câncer em Homens: Pulmões
EAE5876 – Economia da Alimentação e da Nutrição
Epidemiologia Analítica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
História Natural da Doença
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Resultados preliminares: Caracterização molecular de famílias HBOC no Rio Grande do Sul
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software
Informação sobre o Câncer em Homens: Próstata
Elementos chaves/ Aplicação:
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Distrito 4730 ROTARY Para Prevenir Para ajudar Para salvar!
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Oficina de Proteção Infantil
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
- Belo Horizonte, abril de 2012
Qualificar a atenção a saúde dos Idosos acamados e/ou restritos no domicílio, CMS Tia Alice, Rio de Janeiro - RJ Andréia Lucatelli de Freitas Orientadora:
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Mulheres Contra o Câncer do Colo Uterino.
1 Introdução CURSO DE SOCORRISTA
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
História Natural da Doença
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
ATO DE MOBILIZAÇÃO PELAS MUCOPOLISSACARIDOSES (MPS)
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
ATO DE MOBILIZAÇÃO PELAS MUCOPOLISSACARIDOSES (MPS)
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS Ensaios Clínicos Os antiinflamatórios não esteroidais (AINES) seletivos para COX2 são mais eficazes e produzem menos efeitos.
Introdução e Conceituação
Reunião COSEMS – 19/06/2018 Programa de Triagem Neonatal na Bahia
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
Integração de novos colaboradores Segurança do Trabalho.
O PROJETO GENOMA HUMANO. O que foi o projeto genoma Humano.
Emergências Psiquiátricas. 1. Estado de sofrimento psíquico, marcado por alterações graves de afeto, pensamento e/ ou comportamento, que demandam intervenção.
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Epidemiologia do Câncer e Noções de Oncogenética Professora Renata Mendes de Freitas, Ms., PhD. Bolsista PNPD/ CAPES.
Transcrição da apresentação:

Qual cenário mundial em relação ao mapeamento genético em Câncer ? Dra Ana Carolina Chaves de Gouvêa

Oncologista pela Faculdade de Medicina da USP Assistente do Amb. De Câncer Hereditário do ICESP Visiting Fellow do Center of Genetics and Cance Prevention/ Dana Farber Cancer Institute – Havard Medical School

Oncogenética, o que é ? O câncer é uma doença relacionada a alterações genéticas que ocorrem nas nossas células, levando a formação de tumores. Existem alterações que ocorrem ao longo da Vida de um indivíduo, que podem ser aleatórias ou relacionadas a fatores de risco ( tabagismo, etilismo, vírus, etc...) No entanto, existem algumas alterações herdadas dos nossos pais, que predispõe a formação de tumores. Somáticas Germinativas

O que são genes de predisposição ao Câncer ? Existem alguns genes que tem uma função de proteger nosso DNA da ocorrência e perpetuação de erros nas cópias do nosso material génetico. Quando um indivíduo herda de um dos seus pais, algum gene mutado, perde uma parte desta proteção e tem maior predisposição ao aparecimento de tumores. Este individuos tem maior risco de desenvolver câncer ao longo da Vida, muitas vezes alguns tumores raros e em idade mais jovem. Faz-se necessário um screening diferente da população em geral para estas pessoas. Gregor Mendel

Canceres comuns e Genes Envolvidos : Stadler, ZK; J Clin Oncol 2010, 28:

Câncer Hereditário – Prevenção  Cerca de 10 a 15% dos casos de Câncer de Mama e cerca de % dos casos de câncer de ovário tem componente hereditário.  A metade destes, deve-se a alterações no BRCA ½, outros genes também podem ser responsáveis pelo alto risco familiar.  Em câncer de colon esta estimativa é de cerca de 10% casos tenham relação familiar, e 3% sejam portadores de Síndrome de Lynch  Existem dados cada vez mais robustos, em relação a outros tumores como sarcomas, próstata, tireóide, pâncreas, endométrio e rim, sempre em torno de % dos casos

Estimativa de Câncer OMS 17 milhões casos novos/ano 7 milhões de morte/ano 75 milhões de pessoas vivas com câncer Fonte : Site OMS

Câncer Hereditário – Prevenção Identificar estes indivíduos é fundamental para prevenir cerca de 10% dos casos de câncer. Sem a correta identificação, a prevenção fica prejuducada, pois o screening desta população deve ser diferente. Ex : Colonoscopia anual desde os 30 anos na Síndrome de Lynch RNM/MMG na HBOC Cirurgias redutoras de risco para Câncer de Ovário Câncer Hereditário – Prevenção

Custo efetividade É a técnica analítica que compara o custo líquido de uma intervenção de assistência à saúde com uma medida de efetividade – que podem ser vidas salvas, casos de câncer evitados, anos de vida salvo, etc...

Custo Efetividade

Diversos estudos tem demonstrado que avaliação oncogenética é custo – efetiva, desde que respeitados alguns princípios gerais : Avaliação e indicação adequada do melhor indivíduo a ser testado Indicação dentro de critérios para seleção de pacientes Teste de familiares, e implementação de programas de prevenção

Custo Efetividade Com a importante queda no valor do teste com novas tecnologias ( NGS) Maior precisão, com menos resultados inconclusivos E novos estudos com condutas mais claras para estes pacientes. A tendência é que esta avaliação torne-se cada vez mais acessível.

Cenário Externo : Conceito de Aconselhamento Genético Função do Genetic Counselour

Aconselhamento Genético Aconselhamento genético deve fazer parte integral da avaliação de todo paciente antes e depois da realização de qualquer exame ( pré e pós teste) Esta avaliação tem por objetivo identificar os candidatos ideais para o exame, o teste correto a ser pedido, explicar aos pacientes as implicações, limitações e consequências do exame. Um exame mal indicado ou mal interpretado pode ter implicações graves aos pacientes e familiares.

Genetic Counselour Fonte : NSGC

EUA Os pacientes são atendidos idealmente avaliados por equipes compostas por genetic counselours e médicos. Os testes são cobertos pelo Seguro Saúde e Medcare se preenchidos os critérios do NCCN, e podem ser solicitados pelas GC e MD. São cobertos painéis e não genes únicos pela maioria dos seguros.

EUA – Critérios NCCN

EUA - Barreiras A maioria dos pacientes que precisa de avaliação ainda não é encaminhada. Mesmo com genetic counselours, há uma carência de profissionais capacitados na área, o que dificulta o acesso dos pacientes.

INGLATERRA - Câncer de Mama Familiar Nível Primário Risco populacional Screening populacional Médico Generalista Nível Secundário Risco mais elevado Sem indicação de teste Screening diferente Equipe Onco/mastologia Nível Terciário Risco hereditário Teste BOADICEA > 10 % Equipe especializada Teste BRCA ½ e P53

INGLATERRA Existe sistema de referência/contra-referência Critérios mais restritos para teste que nos EUA Aconselhamento sempre feito Laboratórios centralizados Painéis feitos dentro do contexto de pesquisa

INGLATERRA - Barreiras O acesso ao teste ainda é restrito a uma população muito especifica, o que tem gerado criticas a este sistema. O acesso a outros genes além do BRCA ½,P53 e Lynch, ainda que tenham suas limitações, é limitado

INGLATERRA - Barreiras

Conclusões : Mesmo fora do Brasil, um grande número de pacientes deixa de ser identificado. Existe um déficit de profissionais capacitados para aconselhamento, em especial no Brasil, sem a figura do “genetic counselour”. Importante diminuir as barreiras de acesso – SUS, operadoras de saúde e profissionais capacitados.

Conclusões : O aconselhamento e avaliação por parte de um profissional capacitado, é indispensável para que o teste seja utilizado. Necessário educar pacientes, profissionais e familiares para identificar indivíduos que devam passar por uma avaliação.

Rede Brasileira de Câncer Hereditário