Professor Danilo – 9.o ANO – Liceu Albert Sabin #TOP JAPÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO JAPONÊS OBJETIVOS.
Advertisements

JAPÃO.
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS (NPI)
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
América Anglo-Saxônica, Japão e Oceania. Japão: introdução O país ocupa um arquipélago formado por mais de 4 mil ilhas no Círculo de Fogo do oceano Pacífico.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
JAPÃO Geografia. JAPÃO JAPÃO – QUADRO FÍSICO Relevo marcado por montanhas jovens; Tectonismo intenso; Localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, área.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IMPERIALISMO Livro “Conexões com a História” 3 Páginas 12 a 29.
Japão
JAPÃO. Nome oficial: Seu nome significa “origem do Sol” e por isso é muitas vezes chamado de “Terra do Sol Nascente”. Capital: Tóquio Localização: Ásia.
A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.
LICEU ALBERT SABIN – GEOGRAFIA – 9.o ANO OS “TIGRES ASIÁTICOS”
O que é uma ordem internacional (mundial)?
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Desmembramento da Península Indiana 15 milhões de pessoas cruzam a fronteira entre Índia e Paquistão 5 milhões de hindus obrigados.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Industrialização.
Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula LEPEGA/CAGEO/UFMT/CUA Aula inaugural.
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Japão Prof. Amanda Cunha.
Industrializações Tardias
Nova Ordem Mundial.
Características da agricultura no Brasil
INDÚSTRIA NO MUNDO GEOGRAFIA - 3EM.
Professora: Kelly 7º ano
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
China – país de economia socialista de mercado
GRANDES CENTROS INDUSTRIAIS DO GLOBO
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
Rússia e a CEI.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
História Econômica Geral
Tigres Asiáticos.
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
Professora: Kelly 7º ano
Japão.
País: Alemanha.
Espaço Geográfico e industrialização
Apogeu e declínio da influência europeia
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Imperialismo e Neocolonialismo
MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Profa. Eliana Tadeu Terci
Industrialização nas Américas
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
IMPERIALISMO COLONIALISMO.
IMPERIALISMO. IMPERIALISMO GERAÇÃO COCA-COLA.
{ REVOLUÇÃO CHINESA
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
Revoluções e Estados liberais conservadores
GEOGRAFIA INDUSTRIAL 1.
Cap.24 – Industrialização Brasileira
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA.
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL,
Ensino Médio HISTÓRIA Revolução Russa Aula 3.
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
DO PÓS-GUERRA À GRANDE DEPRESSÃO
Preparatório EsPCEx História Geral
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
Reconstrução e política de blocos
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
Transcrição da apresentação:

Professor Danilo – 9.o ANO – Liceu Albert Sabin #TOP JAPÃO

A POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO JAPÃO

JAPÃO A Era Meiji – 1868/1912 – foi marcada pela abertura econômica do Japão para o Ocidente. O país passou a fazer parte do capitalismo internacional. Até 1868, o Japão era um país feudal (shogunato) e agrícola. Mesmo com o fim do isolacionismo, os japoneses continuaram preservando seus traços culturais e o forte sentimento de identidade nacional. Com o enfraquecimento do shogunato, em 1868, foi restaurado o poder imperial e teve início um rápido desenvolvimento econômico e uma significativa modernização e transformação na sociedade japonesa.

JAPÃO O revolucionário imperador Mutsushito – o propulsor da Era Meiji.

JAPÃO As mudanças: Político-administrativa. Sob o comando do imperador Matsuhito, deu-se início à Restauração Meiji, onde a centralização de poder se acentuou, resultando na perda de poder dos Shoguns, (senhores de terra com posição político- militar importante, desde o século XII). A Constituição foi promulgada, onde a monarquia hereditária passou a ser o regime de governo no país. Foi o fim do feudalismo e a eliminação da casta dos samurais e de seus direitos de pensão e de espada. Outras mudanças foram a transferência da capital de Kioto para Edo, que recebeu o nome de Tóquio (capital oriental), e a obrigatoriedade do ensino primário (1886).

JAPÃO Econômica. Com a abertura econômica do Japão ao mercado externo, o país foi adquirindo tecnologia estrangeira, o que facilitou a sua modernização. Foram criados os zaibatsu, isto é, os grandes monopólios familiares, concentrando-se indústrias e bancos, que passaram a constituir a base econômica do país. Teve início também a construção de estradas de ferro, a criação da imprensa e dos serviços postais. Militar. A organização do poder militar do império japonês foi estruturada em modelos estrangeiros (ingleses e franceses). A marinha foi organizada com a ajuda de almirantes ingleses e o exército foi organizado com o trabalho de oficiais franceses. O fortalecimento econômico e militar da Era Meiji foi fundamental ao expansionismo imperialista japonês, estendendo-se até a Segunda Guerra Mundial.

JAPÃO Geopolítica. O Japão consolidou sua área de influência geopolítica na Ásia, no início dos anos 1870, após o fortalecimento do poder militar, quando iniciou uma série de campanhas contra a China, a Coréia e a Rússia. Os conflitos entre o Japão e a China e o Japão e a Rússia deram início a uma nova ordem regional, marcada pela superioridade do Japão na Ásia e no Pacífico. No aspecto econômico, as vitórias do Japão sobre a China ( ) e sobre a Rússia ( ), anexando vários territórios – Manchúria, Coréia, ilha de Formosa (hoje Taiwan) –justificavam- se pela necessidade de o Japão ter acesso a matérias-primas quase inexistentes no país, dando início ao processo de industrialização.

JAPÃO Os fatores responsáveis pela rápida industrialização do Japão foram: a contratação de técnicos europeus para orientação da produção mineral; concessão de bolsas de estudos a estudantes japoneses no exterior (Europa e Estados Unidos); adaptação de técnicas industriais ocidentais e rápido crescimento populacional que permitiu a formação de um grande mercado de consumo e de mão-de-obra. Na Era Meiji, as ações políticas, militares e econômicas do Japão devem ser entendidas como uma forma de desenvolvimento do país e a sua inserção no mundo. A autonomia mantida pelo Japão e o desenvolvimento interno do capitalismo foram decorrentes do nacionalismo, da forte ação centralizadora do Estado e do confucionismo, introduzido no Japão nos séculos V e VI, por influência chinesa, juntamente com o budismo.

JAPÃO O Plano Colombo oficializa a ajuda financeira dos EUA ao Japão, tornando o país aliado do modelo capitalista dos EUA. Outros fatores foram importantes para a rápida recuperação do país, conhecida como “milagre japonês”: grande disponibilidade de mão-de-obra barata, disciplinada e qualificada; grandes investimentos estatais em educação e, juntamente com a iniciativa privada, em pesquisa e tecnologia; reconstrução da estrutura dos antigos zaibatsu, modernizando-os; permanência de um forte nacionalismo; influência dos valores confucianos e investimentos em exportações, principalmente para os Estados Unidos, a fim de impulsionar o desenvolvimento industrial japonês.

JAPÃO O Japão começa a desenvolver seu setor industrial a partir da modernização iniciada pelo Imperador Mutsushito, na denominada “Era Meiji”- com maciços investimentos em ciência, tecnologia e educação.O Japão começa a desenvolver seu setor industrial a partir da modernização iniciada pelo Imperador Mutsushito, na denominada “Era Meiji”- com maciços investimentos em ciência, tecnologia e educação. O país é altamente moderno em suas indústrias, em todos os setores; porém, é dependente das importações de matérias-primas, devido a escassez de recursos minerais em seu território.O país é altamente moderno em suas indústrias, em todos os setores; porém, é dependente das importações de matérias-primas, devido a escassez de recursos minerais em seu território.

JAPÃO Com a industrialização, grande parte da população japonesa concentrou-se em torno das cidades portuárias. Por essa razão, as maiores aglomerações urbano- industriais encontram-se no litoral do Pacífico, entre as baías de Tóquio e Osaka, na ilha de Honshu, onde ocorrem planícies favoráveis à ocupação. Essa área é responsável por cerca de 85% da produção industrial do país, sendo as regiões de Tóquio e Osaka, sozinhas, responsáveis por cerca de 56% desse total. O eixo Tóquio–Nagoya–Kyoto–Osaka é considerado uma megalópole onde ocorre uma grande concentração urbana. Ali vivem mais de 60% da população japonesa.

JAPÃO