Fuvest 2009 1) Examine a tirinha e responda ao que se pede.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TIPOS DE TEXTOS DESCRIÇÃO NARRAÇÃO DISSERTAÇÃO
Advertisements

Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Cap.6. Intencionalidade discursiva
Universidade Católica Dom Bosco
Revisão Segundas Fases Transformação de discursos
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Códigos e linguagens.
Leitura e interpretação de texto
Língua Portuguesa Discurso direto e discurso indireto.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
REVISÃO - 2ª FASE GRAMÁTICA.
Concordância verbal na construção do texto Professora: Suzete Beppu
Leia a tirinha:.
Ensino Fundamental , 7º ano
Aulas Multimídias – Santa Cecília
EDUCADORAS: ISABEL, MARIZE, JULIANA, TATIANA E LUCIANA ITV – MAIO DE 2010.
Prof. João Crepschi Crônica humorística Prof. João Crepschi
O AMOR É LINDO...!!! - Sabe, querida, quando você fala me faz lembrar o mar... - Puxa, amor. Não sabia que te impressiono tanto. - Puxa, amor. Não sabia.
Unicamp MARCAPASSO NATURAL  Uma alternativa menos invasiva pode substituir o implante do marcapasso eletrônico [...]. Cientistas do Hospital John.
O guarda vê um homem estacionando um taxi em local proibido e pede: - Tire o carro e pare em outro lugar! Não está vendo a placa de 'proibido estacionar'?
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Fuvest Conta-me Claudio Mello e Souza. Estando em um café de Lisboa a conversar com dois amigos brasileiros, foram eles interrompidos pelo garçom,
SERMÃO DO MONTE Mateus 6: Chamado Sermão do Monte “E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e assentando-se, aproximaram-se dele os discípulos”
A Lógica Portuguesa é Diferente da do Brasileiro
Baixe arquivos: LÍNGUA PORTUGUESA: Pronomes (volume 1) e Colocação pronominal (volume 3) Prof. Nelson Guerra Baixe arquivos:
Bíblia – A Palavra de Deus
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Ele está no meio de Nós Catequese 1 3º ano.
A Presentation By: Mike Sharobim Pictures By: Unknown source
Jesus ensina-nos OS DEZ MANDAMENTOS.
Uma igreja que ama se RELACIONA
Texto Narrativo Sequência de fatos
Orientações ao professor
ADMINISTRAÇÃO REVISÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
Eis o Cordeiro de Deus.
Clique para passagem de slides / ligue o som
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Domingo VII 19 de Fevereiro de 2012
veio morar no meio de nós
Orientações ao professor
Carta resposta Ligue o som Clique para avançar.
Uma mulher vai transitando em seu carro por uma rua.
Atividade de Filosofia para 28/02
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
Função Poética Exercícios e um exemplo atual.
JOÃO BATISTA, O ENVIADO DE DEUS
PRONOMES PESSOAIS E PRONOMES DE TRATAMENTO
A Lógica Portuguesa é Diferente da do Brasileiro
A Palavra se fez Ser humano.
PRIMEIRA COISA QUE O SERVO FEZ E DEVE SER SEU PRIMEIRO PASSO;
DISCURSODIRETO, DISCURSOINDIRETO E DISCURSOINDIRETOLIVRE ***************************
VEM PARA O MEIO VEM PARA O MEIO DE UM POVO QUE SABE
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
O agir de Deus é lindo Na vida de quem é fiel
Produção 1.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
TENTAÇÃO – A BATALHA POR NOSSAS ESCOLHAS E ATITUDES
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
CARIOCAS. Clique para Rolar.
AGRICULTURA TÉCNICAS DE CULTIVO AGRÍCOLA AULA 03 – PRODUTOS ORGÂNICOS
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Que tenhas um bom dia Benjamin Disraeli
Português Professora: Patrícia Portela. INTERTEXTUALIDADE.
Professora Gehilde Reis
Uma mulher vai transitando em seu carro por uma rua.
Lição 01: A essência do evangelho
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Transcrição da apresentação:

Fuvest 2009 1) Examine a tirinha e responda ao que se pede.

O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra. Identifique essa palavra e explique por que a indicou. A tirinha visa produzir não só efeito humorístico mas também efeito crítico. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

Balada do rei das sereias Fuvest 2009 Leia os seguintes versos, extraídos de uma canção de Dorival Caymmi. Balada do rei das sereias O rei atirou Foram as sereias... Sua filha ao mar Quem as viu voltar? E disse às sereias: Não voltaram nunca! Ide-a lá buscar, Viraram espuma Que se a não trouxerdes Das ondas do mar. Virareis espuma Das ondas do mar!

Aponte, na fala do rei (primeira estrofe), um efeito expressivo obtido por meio do emprego da segunda pessoa do plural. Sem alterar o sentido, reescreva a fala do rei, passando os verbos para a 3ª pessoa do plural e substituindo, por outra, a conjunção que.

Fuvest 2009 Leia a seguinte fala, extraída de uma peça teatral, e responda ao que se pede. Odorico - Povo sucupirano! Agoramente já investido no cargo de Prefeito, aqui estou para receber a confirmação, ratificação, a autenticação e, por que não dizer, a sagração do povo que me elegeu. Dias Gomes. O Bem-Amado: farsa sócio-político-patológica em 9 quadros.

A linguagem utilizada por Odorico produz efeitos humorísticos A linguagem utilizada por Odorico produz efeitos humorísticos. Aponte um exemplo que comprove essa afirmação. Justifique sua escolha. O que leva Odorico a empregar a expressão "por que não dizer", para introduzir o substantivo "sagração“?

Fuvest 2008 Em janeiro de 1935, um grupo de turistas pernambucanos passeava de carro quando deu de cara com Lampião e seu bando. Revirando a bagagem do grupo, um cangaceiro encontrou uma Kodak e entregou ao chefe, que perguntou a quem ela pertencia. Apavorado, um deles levantou o dedo. “Quero que o senhor tire o meu retrato”, disparou o “rei do cangaço”, pondo-se a posar. O homem, esforçando-se, bateu uma chapa, mas avisou: “Capitão, esta posição não está boa”. Dando um salto e caindo de pé, Lampião perguntou: “E esta? Está melhor?” Outra foto foi feita. Quando libertava os turistas, após pilhá-los, o “fotógrafo” de ocasião indagou-lhe como podia enviar as imagens. “Não é preciso. Mande publicar nos jornais”, disse o cangaceiro. Carlos Haag, Pesquisa FAPESP.

No texto, as aspas em “rei do cangaço” e “fotógrafo” foram empregadas pelo mesmo motivo? Justifique sua resposta. Os trechos abaixo encontram-se em discurso indireto e discurso direto, respectivamente. Transforme em discurso direto o primeiro trecho e, em discurso indireto o segundo. I- (...) um cangaceiro encontrou uma Kodak e entregou ao chefe, que perguntou a quem ela pertencia. II- “Quero que o senhor tire o meu retrato”, disparou o “rei do cangaço”.

Fuvest2010 Leia o seguinte texto: Um músico ambulante toca sua sanfoninha no viaduto do Chá, em São Paulo. Chega o “rapa”* e o interrompe: − Você tem licença? − Não, senhor − Então me acompanhe − Sim, senhor: E que música o senhor vai cantar? *rapa: carro de prefeitura que conduz fiscais e policiais para apreender mercadorias de vendedores ambulantes não licenciados.

Para o efeito de humor dessa anedota, contribui, de maneira decisiva, um dos verbos do texto. De que verbo se trata? Justifique sua resposta. Reescreva o diálogo que compõe o texto, usando o discurso indireto. Comece com: O fiscal do “rapa” perguntou ao músico...