Características Gerais  O bioma pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta;  ocupando 1,76% da área total do território.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A faura e a floura do pantanal
Advertisements

Biomas do Mato Grosso do Sul
Distribuição da Vegetação Brasileira
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 5 19 jan
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 6 21 jan
Os ecossistemas brasileiros. PANTANAL O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, formada principalmente pelas cheias do rio Paraguai.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs.
Temas : I nformação Vegetação Clima Relevo Economia.
Mais de 50 países. A África tem 1 bilhão de habitantes, cerca de 15% da Humanidade, que aliás foi nela que teve a sua origem. Nos países africanos mais.
Regiões do Brasil Geografia 5º ano Professora Ana Wolff.
Forças Endógenas e Exógenas Endógenas Exógenas Interior do planeta; Convecção do manto; Ação Climática; Modelador da paisagem.
Países mais ricos da África Entre os mais ricos podemos citar, o Egito, a África do Sul, Argélia e Nigéria. Já entre os mais pobres, a Somália, Gâmbia,
Biomas brasileiros CAATINGA Clima QUENTE E SECO. Chuvas escassas. Falta d´água limita a vida.
Biomas. Bioma Bioma vem do grego BIO é vida; OMA é conjunto ou estrutura.
MANEJO DE ÁREAS SILVESTRES – IF128
Santa Catarina, um estado rico em águas, mas...
Prof. Wilson- Geografia
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
TRABALHO DE GEOGRAFIA PANTANAL Nomes: Alice e Carolina N*s: 1 e 2 6*D.
Ciclo da água Percurso que a água faz no planeta Terra. Etapas:
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Florestas tropicais e equatoriais
Biomas brasileiros.
Os principais climas.
RELEVO, HIDROGRAFIA, CLIMA E VEGETAÇÃO DA AMÉRICA
Caatinga (do tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio.
REGIÃO CENTRO-OESTE.
Henri e Luiz 4º ano C.
Região Nordestina Cap. 9.
Vegetação do Brasil BIOGEOGRAFIA FATORES Zoogeografia Fitogeografia
Climatologia.
Caatinga Ana Leticia Paulo Gioseffi Leticia Honma Marco Antônio
Pantanal É um bioma constituido principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão de altitude média de 100.
Regiões Hidrográficas
Pantanal.
Domínios Morfoclimáticos
Um passeio na Mata Atlântica
Alunas: Ana Paula, Bruna Nogueira
RECUPERAÇÃO SEMESTRAL
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
O que você deve saber sobre
Desertificação.
Tipos de Clima e vegetação
Centro-Sul: a região mais rica e populosa do Brasil
CANADÁ E ESTADOS UNIDOS.
Dia da Árvore.
Características gerais dos seres vivos
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
Relação entre os seres vivos e o ambiente Conceitos
Cap.11- Biomas.
Vegetação do Brasil BIOGEOGRAFIA FATORES Zoogeografia Fitogeografia
TRABALHO DE GEOGRAFIA Rafael N e Gabriel V
Aspectos naturais da Ásia I
AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA
AS GRANDES PAISAGENS NATURAIS BRASILEIRAS - 3º BIM.
FATORES DO CLIMA.
TIPOS DE CLIMA 6.os anos PROFESSORA ROSELI BARAÇAL.
SIBÉRIA LAGO BAIKAL.
Geografia de Santa Catarina
ILHA DA TRINDADE O PARAÍSO INACESSÍVEL CLICAR.
Biomas Terrestres.
PLANETA AMAZÔNIA.
FRATERNIDADE: biomas brasileiros e defesa da vida
Domínio dos cerrados.
Densidade populacional no Mundo (estimativa para 2015)
Transcrição da apresentação:

Características Gerais  O bioma pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta;  ocupando 1,76% da área total do território brasileiro é considerado o de menor extensão territorial no Brasil;  Mesmo assim, é uns dos ecossistemas mais ricos do Brasil;  estende-se pelos territórios do Mato- Grosso, Mato-Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia. Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados.

Vegetação e Flora O pantanal possui uma extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano. Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte. Aroeira EmbaúbaAguapé

A vegetação aquática é bem característica com a presença de batume, plantas flutuantes como o aguapé e a salvínia.. Essas plantas são carregadas pelas águas dos rios e juntas formam verdadeiras ilhas verdes, que na região recebem o nome de camalotes. Há ainda no pantanal áreas com mata densa e sombria. A palmeira acuri forma uma floresta de galerias com outras árvores, como o pau-de-novato, a embaúba, o jenipapo e as figueiras, além da presença de árvores como o angico, ipê e aroeira.

Fauna Jacaré -do- Pantanal A biodiversidade do pantanal é exuberante: o bioma abriga pelo menos espécies conhecidas, entre animais e plantas. O pantanal é habitat de uma grande variedade de espécies animais: foram registrados na região 263 espécies de peixes, 113 de répteis, 41 de anfíbios, 463 de aves – como a ave-símbolo do pantanal, o Tuiuiú – de borboletas e 132 espécies de mamíferos, sendo 2 endêmicas. Tuiuiú

Muitas espécies de araras encontram-se em processo de extinção. As araras costumam habitar florestas em regiões tropicais do planeta. Aqui no Brasil, podemos encontrar espécies de araras no pantanal, na floresta amazônica e na região da mata atlântica. As principais espécies são: Arara-azul, Arara-canindé, Arara-verde-grande, Arara-de-garganta-azul, Arara-vermelha e Arara-militar. Arara-azul- grande

Clima No pantanal, o clima predominante é o tropical, apresentando características de continentalidade, com diferenças bem marcantes entre as estações seca e chuvosa. Temperatura média em torno de 32°C e frio e seco no inverno, com média em torno de 21°C, ocorrendo ocasionalmente, geadas nos meses de julho e agosto.

Solo Por sua composição predominante argilo-arenosa os solos do pantanal são caracterizados como pobres em sua parte mais profunda, mas muito férteis na camada superficial, graças à deposição de matéria orgânica resultante da decomposição de restos animais e vegetais. A fertilidade só chega às regiões que foram alagadas quando elas voltam a secar. Nos terrenos mais altos e mais secos, o solo é arenoso e ácido. Nestes locais, a água absorvida é retida no subsolo, em lençóis freáticos. Estes solos também são limitados em relação à fertilidade.

Relevo A planície é o tipo de relevo predominante no pantanal. Quando a planície está alagada, no meio das águas podem ser vistas elevações arenosas, com até seis metros de altura. Estas elevações são conhecidas como cordilheiras. Cercando a planície existem alguns terrenos mais altos, como chapadas, serras e maciços. O mais famoso maciço é o de Urucum, em Mato Grosso.

Hidrografia Todo o pantanal faz parte da Bacia do Rio Paraguai. Com Km de extensão em território brasileiro, esse rio e seus afluentes: São Lourenço, Cuiabá, Miranda, Taquari, Coxim, Aquidauana, assim como rios de menores extensões, Nabileque, Apa e Negro, formam a trama hidrográfica de todo complexo pantaneiro. Além dos rios, o pantanal é uma imensa planície de áreas alagáveis.

Economia Uma das principais atividades econômicas do pantanal é a pecuária. Há também a atividade da pesca, uma vez que é grande a quantidade de rios e de peixes na região pantaneira. O turismo também tem se desenvolvido muito na região, atraídos pelas belezas do pantanal, turistas brasileiros e estrangeiros tem comparecido cada vez mais, gerando renda e empregos no pantanal.

Curiosidades  O bioma do pantanal foi reconhecido em 2000 como Reserva da Biosfera. Essas reservas, declaradas pela Unesco, são instrumentos de gestão e manejo sustentável;  A cada 24 horas, cerca de 178 bilhões de litros de água entram na planície pantaneira;  As cheias anuais dos rios da região atingem cerca de 80% do pantanal e transformam a região em um impressionante lençol d'água, afastando parte da população rural que migra temporariamente para as cidades ou vilas;  Um dos animais mais temidos da região é um peixe: a piranha.  O Pantanal possui mais peixes do que todos os rios da Europa juntos.

Referências Bibliográficas  principais-ameacas-do-pantanal/   pantanal-l-autre-nature-du-bresil.php     poluicao.html  

        Referências Bibliográficas

Autoria Renata Graça