Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Advertisements

Um dia desses, enquanto esperava a vez na sala de espera de um consultório médico, percebi, solta entre as revistas, uma folha de papel. A curiosidade.
IntroduÇão Vou apresentar aqui, neste portfólio, tudo que aprendi, ou pelo menos tentei aprender no decorrer desse 2º trimestre, que é em geral 2 itens:
O triângulo didático: o saber e suas relações Temas em Educação Matemática Méricles T. Moretti.
EU APRENDI que eu não posso exigir o amor de ninguém. Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência para que a vida faça.
Amintas Paiva Afonso Ensino Superior Matemática Básica Unidade 4 – Equações e Inequações Amintas Paiva Afonso.
GESTÃO DE PESSOAS II Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Grupo 01.
Lição de programação iniciante
APLICAÇÕES DE FUNÇÃO DO 1ºGRAU
Algarismos Hindu-arábicos.
Lógica de Programação Prof. Poliana Cássia Soares 2017
Segundo encontro do segundo ciclo
Produção da Material Didática para o Ensino de Matemática
Bioestatística e Epidemiologia Aula 3: Medidas de Tendência Central
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
ESTATÍSTICA . SÍNTESE DO 10.º ANO . RELAÇÕES BIDIMENSIONAIS (11.º ANO)
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
1.
Um dia desses, enquanto esperava a vez na sala de espera de um consultório médico, percebi, solta entre as revistas, uma folha de papel. A curiosidade.
Administrando seu tempo
PROJETOS 2017.
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
Professor Rodrigo Menezes
1.
ALGUÉM DISSE ... Alguém disse Esse alguém que um filho não sabe que
Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse: - Minhas orelhas,
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Nunca diga que algo é impossível...
Revisão para AIISC Hoje faremos vários exercícios de revisão.
Intersecção e Reunião de Intervalos
Profª Juliana Schivani
NÚMEROS DECIMAIS ECOMPOSIÇÃO.
MATEMÁTICA I EQUAÇÕES DE 1º GRAU Professor Diego Viug.
Aprendi Clique.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Um dia desses, enquanto esperava a vez na sala de espera de um consultório médico, percebi, solta entre as revistas, uma folha de papel. A curiosidade.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
15 DE JULHO DE 2017 Exercício da oração Orai sem cessar. (1 Ts 5:17)
MULTIPLICAÇÃO Números Decimais.
EU DESISTO... por Thais Cadorim
Cálculo combinatório.
13/11/18 14:12:31 Fendas no coração.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
A BOA ÁRVORE Letícia Thompson.
OI Galéra!! Tdb? VAMOS APRENDER MATEMÁTICA
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Exemplo Cada aluno dispõe de um frasco com água, com vários girinos. Pediu-se aos alunos que os observassem e anotassem em uma folha: - o que já sabiam.
O triângulo didático: o saber e suas relações
PROBLEMAS DO 1º GRAU E PORCENTAGEM
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Você está sendo convidado a fazer parte do
A Organização dos Enunciados
A Organização dos Enunciados
Seu clube de amigos on-line!
Variância e Desvio padrão
Diferentes significados para sinal de igualdade?
Reunião Semanal.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 3
ESTUDO DIRIGIDO Conteúdo do Trimestre CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Aprendizado de Máquina
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
PROJETOS 2019.
EU DESISTO... por Thais Cadorim
Fazendo de conta... Letícia Thompson.
Prof. Elisson de Andrade
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!

Exemplos de equação do 1º grau: 5x + 10 = 36 6x = 240 Obs. A equação se define pela igualdade, ou seja pelo sinal de =.

Talvez a pergunta mais comum que nos fazemos é: onde vou usar isso? Infelizmente, ao fazer essa pergunta você já está atrás daquele que diz: como farei para aprender isto? ou melhor ainda, acharei uma maneira de aprender isto. Mas se você pretende correr atrás, vejamos alguns exemplos práticos de onde podemos utilizar as equações.

Quando você vai ao supermercado com cinqüenta reais e volta com vinte e três. Quanto você gastou? Representando: 50 – X = 23 Numa lanchonete cinco amigos dividirão a conta. Quanto caberá a cada um pagar se a conta for de 35 reais? Representando: 5X = 35

Você tem 150 dólares e recebeu em troca R$ 1.340,00 e quer saber por quanto foi feito o câmbio. 150X = 1340 São exemplos simples, mas que se você tentar organizar tua vida de acordo com as equações, terá uma organização melhor e poderá sempre prever um resultado melhor nas tuas ações. Não vamos entrar em exemplos mais complexos, porque o tipo de pergunta é de alguém que geralmente não tem uma projeção de futuro!

Façamos algumas atividades: Clique no valor que representa o X. a) X + 4 =

b) X + 20 =

Excelente! 6 somada com 4 é igual a 10!

Que pena! Se tenho 4 e quero alcançar 10, então eu tenho que aumentar (+) e não diminuir (-).

Pense melhor! Se ganho 20 e no final fico com 15 é sinal que perdi, portanto, tem que ser negativo.

Ótimo! Como tenho 20 e meu resultado é igual a 15, quer dizer que diminui.

Logicamente a matemática não se resume só em coisas simples, senão não teríamos possibilidades de tomar um banho com o chuveiro quente, andar de carro ou de avião, acessar Internet, etc. Em qualquer conteúdo da matemática você precisa assimilar bem os conceitos básicos, compreender o que você fez para resolver cada situação, a partir daí as equações que considere mais difíceis não serão nenhum bicho de sete cabeças!

7x = 900 Esta equação pode se traduzir da seguinte forma. Uma pessoa comprou algo que custa R$900,00. Dará R$200,00 de entrada e o restante parcelará em 7 vezes. Para resolver basta pensar um pouco!

Foi dado 200 de entrada: 900 – 200 = 700 Restou 700 para ser dividido em 7 partes iguais. 700 : 7 = 100 Logo, cada parcela será de R$100,00.

Essa equação resolvido pelo modo prático pode ficará da seguinte forma: Primeiro você diminui a entrada e depois divide o que restou!

Como você representaria esta situação? 4(x + 10) = 100 Pode-se analisar da seguinte forma: Duas pessoas irão trabalhar durante quatro dias. O primeiro receberá 10 reais por dia e o segundo receberá x por dia. Sabendo que o valor que você dispõe para pagar as duas pessoas é de 100 reais, com isso dá pra saber quanto receberá a segunda pessoa. Então, qual será a diária da segunda pessoa?

Vamos resolver esta questão: Como eu sei que a primeira pessoa receberá 40 reais, subtraio esse valor de 100 e o restante divido por 4!

Outra maneira de resolver o mesmo problema é: Sei que elas receberão 100 reais pelos 4 dias, portanto divido 100 por 4 e obtenho o que devo pagar por dia. Como eu sei que uma receberá 10 a outra receberá o restante!

Vamos testar um pouco nosso conhecimento? Clique na resposta correta! 30250

Pense melhor! 6x270=1620 6(250+20)=1620 então, está longe do nosso objetivo que é saber quanto precisamos para ter o valor 300!

Muito bom! 6x50=300 6(30+20)=300

7090 Dada a situação : 3(x – 10) = 180 clique na alternativa que representa o valor do x

-1020 Dada a situação : 2(x – 10) = -40 clique na alternativa que representa o valor do x

Até a próxima!