Biomas. Bioma Bioma vem do grego BIO é vida; OMA é conjunto ou estrutura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIOMAS BRASILEIROS.
Advertisements

Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra
Biomas do Mato Grosso do Sul
4º Ano Professora Alessandra Stock
Os ecossistemas brasileiros. PANTANAL O Pantanal é a maior planície de inundação contínua do mundo, formada principalmente pelas cheias do rio Paraguai.
CLIMAS NO BRASIL Profª. Carolina Bono. INTRODUÇÃO O clima que predomina no Brasil é o tropical, isso devido a sua localização geográfica, pois está próxima.
B IOMAS T ERRESTRES. T UNDRA É uma vegetação típica de regiões de altas latitudes, das áreas polares, resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita.
Domínios Morfoclimáticos. Vegetação do Brasil Floresta Tropical Litoral do Brasil: Mata Atlântica Reduzida a menos de 10%. Latifoliada, ombrófila, densa,
A vegetação aparece na natureza de diferentes formas:
Extrativismo vegetal Amazônia, a maior fábrica florestal em cosméticos,remédios e etc.
E.E.JOSÉ ALVES RIBEIRO Alunos : Ricardo Angelo n°26, Wagner Azevedo n°31, Wesley Arantes n°32. 2°A Matutino. Professor: Marcos Larreia - Disciplina Sociologia.
TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs.
Vegetação do Brasil Lucas e katiane. Floresta Amozonica ● É a maior floresta do mundo, com grande variedade de plantas e animais compacta, fechada, com.
Sucessão Ecológica e Biomas do Brasil Profª Cinthia Costa
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Aula 4 Paisagens do Brasil.
PANTANAL O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com.
Professor: Alano Show.  Biomas são grandes estruturas ecológicas com fisionomias distintas encontradas nos diferentes continentes, caracterizados principalmente.
A VEGETAÇÃO É O ESPELHO DO CLIMA
Biomas Terrestre.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
COLÉGIO MAUÁ Vegetação (Biomas).
Vegetação Brasileira.
Colégio Jesus Maria José
Estudo dos ecossistemas
REGIÃO CENTRO-OESTE Geografia 5º Ano Unidade 7
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
TRABALHO DE GEOGRAFIA PANTANAL Nomes: Alice e Carolina N*s: 1 e 2 6*D.
Biomas.
PANTANAL GEOGRAFIA ERIKA nº 7 INGRID n° 9 PROF ° WILSON F . FORTI.
5º ano IN-TECH Tecnologia e Educação MATA ATLÂNTICA.
Domínios morfoclimáticos
Campos do Brasil e Estepes
Biomas brasileiros.
Mata araucária Mata de araucária é uma formação vegetal brasileira que se desenvolve especialmente nos estados da região sul do país e em partes de relevo.
REGIÃO CENTRO-OESTE.
As diversas paisagens naturais da Terra
Campos.
Região Nordestina Cap. 9.
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Formação vegetal 6º Ano.
A dinâmica da biosfera. O Brasil apresenta grandes dimensões continentais. Em grande parte na Zona Intertropical Sendo assim, a diversidade de ecossistemas.
Região norte.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Pantanal.
Domínios Morfoclimáticos e as Formações Vegetais (biomas) do Brasil e do mundo.
As Paisagens do continente americano
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS. Biomas são grandes estruturas ecológicas com fisionomias distintas encontradas nos diferentes continentes, caracterizados.
Brasil: Posição Geográfica Pontos Extremos
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
Ecossistemas Denise Monteiro Jhennyfer Vitória Beatriz Chaves Aiana Paixão Lia.
FLORESTA DA ARAUCÁRIA E PAMPAS. MATA DE ARAUCÁRIA CARACTERÍSTICAS: Mata de araucária também chamada de pinheral ou floresta de araucárias; Sua formação.
Biomas Brasileiros.
Vegetação Brasileira.
Região Centro-Oeste Capítulo 18 A
Distribuição de organismos na Biosfera I
Ecossistemas Terrestres
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
O Território Brasileiro
CLIMAS e PAISAGENS NATURAIS
Vegetação e Domínios Morfoclimáticos Brasileiros
Formações Vegetais e seus problemas
Prof.ª: Leila Fritz Ciências
Aula de Geografia Professor: Hélio
Vegetações.
Extrativismo vegetal Amazônia, a maior fábrica florestal em cosméticos,remédios e etc.
Prof: Marcus Ferrassoli
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
ALUNOS: RIVELINO MARIA VITORIA ALISSON. Vegetação e Flora Mata de terra firme: Localiza- se em áreas mais elevadas, não atingidas por inundações periódicas.
Transcrição da apresentação:

Biomas

Bioma Bioma vem do grego BIO é vida; OMA é conjunto ou estrutura

O que é um bioma? Pode ser definido como o conjunto de vida vegetal e animal presente em um ambiente que possui condições naturais  É caracterizado por um tipo de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação);  Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza.

Biomas Brasileiros Os biomas brasileiros caracterizam-se no geral por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

O Brasil tem seis grandes biomas, são eles:

Mata Atlântica

Localização: Entre o Rio Grande do Norte até a região Sul; Clima: Tropical-úmido; Características: Esse bioma apresenta diversos ecossistemas e também inclui grande diversidade de flora e fauna

Flora: A flora conta com:  Pau-Brasil;  Jacarandá;  Bromélias;  Orquídeas (Predomínio de árvores altas)

Bromélia Jacarandá Pau - Brasil

Fauna: A fauna conta com a:  Onça pintada;  Mico – Leão – Dourado; (E uma diversidade enorme de aves)

Mico Leão Dourado Tucano Onça-Pintada

Desmatamento: Causa extinção de espécies, vegetais e animais. Trazendo danos irreparáveis para o ecossistema atlântico.

Pantanal

Localização: Localizado no Mato Grasso e Mato Grosso do Sul Clima: Tropical continental com altas temperaturas e chuvas Características: O pantanal possui uma vasta planície de inundação

Flora: A vegetação do Pantanal é muito variada, principalmente em função da inundação e do solo.

Vitória - Régia Camalote da Meia Noite

Fauna: A fauna do Pantanal é riquíssima em aves, mamíferos, peixes e insetos

Arara Azul Capivara Ariranha

Caça: A caça é outro fator na diminuição e no desaparecimento de espécies como a Arara-Azul e o Lobo Guará

Pampa

Localização: O Pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul Clima: O clima do Pampa é subtropical com as quatro estações do ano bem definidas Características: Por ser um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade

Flora:  Apesar de ser uma área predominantemente de campos, com vegetação herbácea entre 10 e 50 cm de altura, os pampas possuem uma paisagem homogênea que se assemelha quando vista de longe a um imenso tapete verde.  Pode-se encontrar nos pampas também algumas cavernas e grutas

Hortelã Arbustos Tapete verde

Fauna: A fauna do bioma Pampa é muito rica, caracterizada por uma grande variedade de aves, mamíferos e répteis

Pica-Pau Tamanduá Mono-Carvoeiro

Desmatamento: As atividades econômicas desenvolvidas na região do Pampa, ou seja, a agricultura e a pecuária são marcadas pela expansão das pastagens e dos campos de cultivo, sendo os principais responsáveis pelo desmatamento e degradação desse bioma.

Caatinga

Localização: A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região nordeste. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí Clima: A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco). Características: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - O solo da caatinga apresenta baixa fertilidade, além de ser pedregoso.

Flora: A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas de clima seco e à pouca quantidade de água

Bromélias: caroá Cactos: mandacaru Arbustos: Aroeira

Fauna: A Caatinga é um ecossistema pobre, abrigando poucas espécies, devido a sua forma de adaptação à seca.

Gambá Asa-branca Veado-catingueiro

Criação de gado: Em função da criação de gado extensivo na região, pesquisadores estão alertando para a diminuição deste tipo de criação. Em alguns locais do semiárido já são encontradas regiões com características de deserto.

Cerrado

Localização: Podemos encontrar a vegetação de cerrado, nas seguintes regiões: Mato Grosso (sul) Goiás,Tocantins, Oeste de Minas Gerais, Sul do Maranhão e Piauí. Clima: Com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa. Características: - Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte. - Presença de gramíneas.

Flora: A flora do Cerrado é riquíssima.  As raízes destes dos arbustos são profundas;  As cascas destas árvores são duras e grossas.  As folhas são cobertas de pelos.

Canela de ema Jatobá-do- cerrado Ipê

Fauna: O conjunto de animais que fazem parte do elenco do cerrado é único. Desde mamíferos até insetos.

Garças Preguiça Tatus

Devastação: A cada década, dados precisos mostraram que o bioma está reduzindo 40 mil quilômetros quadrados. Tudo isso se deve ao fato de que a cobertura vegetal do cerrado é a mais apropriada para a prática de agricultura.

Amazônia

Localização: Está localizada na região norte da América do Sul Clima: Um clima quente/úmido que caracteriza o ambiente amazônico. Características: A Floresta Amazônica é uma das maiores florestas tropicais do mundo.

Flora: Os diferentes graus de umidade durante o período de cheia dos rios, da qualidade ao solo, nos ventos e nas chuvas Propiciando formações vegetais bem distintas, formando uma região única no planeta.

Açaí Cupuaçu Andiroba

Fauna: A fauna amazônica é a mais espetacular do planeta, incluindo roedores, aves e primatas.

Pirarucu Maritaca Piranha

Desmatamento ilegal e predatório Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).