EBD 3º TRIMESTRE 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ FOI CHAMADO PARA PERTENCER À FAMÍLIA DE DEUS.
Advertisements

CLICAR “Pois a palavra de Deus “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai.
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por...
31º Domingo do Tempo Comum. Do Livro da Sabedoria 11, ,2 22 Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota.
“Um homem, no meio da multidão, respondeu: "Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar.
LIÇÃO 4 - ADORAÇÃO COMO CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS Prof. Lucas Neto.
IDADE ESPIRITUAL.
OS QUATRO EVANGELHOS “EM QUEM TAMBÉM VÓS ESTAIS, DEPOIS QUE OUVISTES A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO; E, TENDO NELE TAMBÉM CRIDO, FOSTES.
Na verdade, ó Pai, é nosso dever dar-vos graças, é nossa
Palavras de Santa Clara de Assis
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.
Explosão Atos: A COMUNIDADE DO ÁGAPE!
1 Coríntios 12:4-11 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA - VID
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
5ª-feira da 30ª Semana Tempo Comum ano Par C
“Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.” (Romanos 1:8)
NA EUCARISTIA DAMOS GRAÇAS AO SENHOR NOSSO DEUS
Magnificat.
Domingo VII 23 de Fevereiro de 2014 do Tempo Comum
Domingo III do Advento 11 Dezembro 2011
Música: Salmo para peregrinar a Jerusalém (Sinagoga Hebraica)
Domingo XXXlll 18 de Novembro de 2012
Domingo III da PÁSCOA 22 de Abril de 2012
REUNIÃO DE JOVENS ICM-HEMÍLIO TUPINÁ O CONSOLADOR 20/05/2017.
Orientações ao professor
ORATÓRIO de NATAL de J. S. Bach: “Surgeix bela LUZ”
Domingo XXI do Tempo Comum 21 de Agosto de 2011 Ciclo A
Motivação.
Orientações ao professor
Rei de Misericórdia Antes de vir como justo Juiz, venho como Rei da Misericórdia... agora prolongo-lhes o tempo da Misericórdia, mas ai deles, se não reconhecerem.
Domingo VII 20 de Fevereiro de 2011 do Tempo Comum
CRISTOLOGIA.
AS PERGUNTAS DA NOVA ALIANÇA!
SOMENTE A DEUS GLÓRIA! By, Pr. Ricardo Guimarães.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
2ª TIMÓTEO. 2ª TIMÓTEO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
(1) Eliminando os “ganchos” que ele possa ter em nós
CREIO QUE EXISITE UM DEUS QUE É PAI
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
Efésios 1:1 PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
Revestindo-vos das armaduras de Deus – Parte III
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS
E B D V I L A C A R M O S I N A Andeis como sábios 08/11/ :39.
Solenidade de Cristo Rei do Universo
UM “CORPO” VIVO, A COMUNIDADE DE JESUS É COMO
SENHOR Pela Redenção.
Deus, "Pai das Misericórdias"
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
O DOM ESPIRITUAL DE LÍNGUAS 1 CORÍNTIOS 12
OS SETES PILARES PARA 2014 SANTIFICAÇÃO AMOR SACRIFÍCIO AMOR
Orientações ao professor
Louvores a Deus Altíssimo e Benção
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
UM MODELO DE VIDA COM ESPIRITUALIDADE & EXCELÊNCIA (1Tm )
SALVAÇÃO NA VIDA DE SANSÃO
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
CONHECENDO A ARMADURA DE DEUS
QUEM DOMINA A SUA MENTE 10 de fevereiro de 2019.
ORANDO SEM CESSAR 31 Março de 2019.
OS ARTESÃOS DO TABERNÁCULO
Oração da CF 2019 Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor, dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso.
29/11/2015 A IGREJA DE JESUS CRISTO TEXTO BÍBLICO: “Mateus à 19”
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2019 com o tema:
Os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas.
A VOLTA DE JESUS Atos
Transcrição da apresentação:

EBD 3º TRIMESTRE 2017

Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo Leitura Bíblica: Ef. 1.15-23

Ef 1. 15 Pelo que, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus e a vossa caridade para com todos os santos, 16 não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação, 18 tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos 19 e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, 20 que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, 21 acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. 22 E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo Texto Áureo: “E não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações.” (Ef 1. 16)

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo - Introdução I – Lembrança dos cristãos na oração (vs. 15,16) II– Entendimento iluminado (vs. 17-19) III– Cristo a cabeça do corpo (vs. 20-23) - Conclusão

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo Introdução Seguindo o estudo da carta, a respeito da revelação de Deus, o apóstolo Paulo explana um pouco mais o assunto. Todo o controle do corpo humano provém da cabeça. A igreja como um corpo vivo também tem uma cabeça de onde provém o Espírito que dá vida a ela. Para se conhecer as maravilhas de Deus é preciso estar ligado a esta cabeça para que o Espírito flua e as revele.

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo - Introdução I – Lembrança dos cristãos na oração (vs. 15,16) II– Entendimento iluminado (vs. 17-19) III– Cristo a cabeça do corpo (vs. 20-23) - Conclusão

Ef 1. 15 Pelo que, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus e a vossa caridade para com todos os santos, 16 não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações,

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo I – Lembrança dos cristãos na oração 1 Paulo na prisão tem conhecimento da vida piedosa dos cristãos de Éfeso. Era um grupo de irmãos cheios de fé e não somente isso, exercitavam esta fé, pelo amor, entre os demais. Isso fez com que Paulo em seu momento de oração se lembrasse deles e se regozijasse em Deus com ação de graças. a fé e o AMOR __ vossa caridade para com todos os santos, não cesso de dar graças a Deus por vós, nas minhas orações E é uma oração digna de ser imitada, comparecer-mos diante de Deus com ação de graças pelas progresso dos irmãos.

Cl 3. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição. 15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Hb 11. 1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. 2 Pd 1. 5 e vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, 6 e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade, 7 e à piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal, a caridade.

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo I – Lembrança dos cristãos na oração 2 A prática de orar uns pelos outros é uma recomendação bíblica e uma experiência extraordinária. Se todos os cristãos assim o fizessem, não só aumentaria o tempo, mas também a qualidade da adoração com ação de graças.

Ef 6. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus Ef 6. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus.... 18 orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo - Introdução I – Lembrança dos cristãos na oração (vs. 15,16) II– Entendimento iluminado (vs. 17-19) III– Cristo a cabeça do corpo (vs. 20-23) - Conclusão

Ef 1. 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação, 18 tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos 19 e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo II– Entendimento iluminado 1 Paulo faz somente um pedido a Deus pelos irmãos – que lhes fosse dado no conhecimento o espírito de sabedoria e revelação. Ora, Cristo Jesus é a fonte de toda a sabedoria de Deus (Rm 11.33; Cl 2.2,3) e o desejo de Paulo era que Deus adicionasse ao conhecimento que eles já possuíam, a sabedoria e a revelação dada pelo Espírito Santo. Com isso o entendimento seria renovado. Observemos também o modelo de oração: pedido dirigido a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. (Jo 16. 23) Não é dirigida ao Espírito Santo, nem diretamente a Jesus Cristo, mas através de Cristo a Deus e que a resposta da oração chega ao cristão pelo Espírito Santo. A M O R

Rm 11. 33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Cl 2. 2 para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus—Cristo, 3 em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. J o 16. 23 E, naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. A M O R

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo II– Entendimento iluminado 2 O mundo ganha o cristão pelos sentidos e paixões (I Jo 2.15,16), Cristo pelo entendimento. Por isso Paulo ora, não por riquezas, não por livramento de perseguições, não por honras ou prazeres terrenos. Mas, por iluminação do entendimento e aumento do conhecimento de Deus (Os. 6. 3 e 6).

I Jo 2. 15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há I Jo 2. 15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Os. 6. 3 Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. 6 Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. Colossenses 3. 1 se já ressuscitastes ........ com Cristo, buscai as coisas que são de cima, ...Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo II– Entendimento iluminado 3 Assim como a oração de Paulo era para que o conhecimento dos irmãos da igreja de Éfeso fosse atingido pelo “espírito de sabedoria e revelação”, o mesmo ensino hoje deve perdurar. Isso quer dizer uma ação mais contundente do Espírito de Deus no espírito do homem de acordo com o que Paulo ensina em I Cor 2.4-16. O conhecimento de Deus é existente dentre os irmãos na atualidade, contudo, na maior parte, ainda é superficial.

I Cor 2. 4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, 5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. 6 Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; 7 mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, ........ 10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo - Introdução I – Lembrança dos cristãos na oração (vs. 15,16) II– Entendimento iluminado (vs. 17-19) III– Cristo a cabeça do corpo (vs. 20-23) - Conclusão

Ef 1. 20 que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, 21 acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. 22 E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. ressurreição pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude que cumpre tudo em todos.

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo III– Cristo a cabeça do corpo 1 Esta força de poder foi com a qual Deus ressuscitou a Cristo dentre os mortos e o fez assentar-se à sua direita nos céus. (At 2. 27 a 31; Rm 1. 4; At 17. 30, 31) 19 e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder DEMONSTRAÇÃO DE PODER VENCENDO A MORTE __ DECLARAÇÃO DA APROVAÇÃO DE JESUS E DE SER SEU FILHO E O CRISTO PELO JÁ ANUNCIADO NAS Escrituras sALMO citado por PEDRO

At 2. 27 Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção. 29 Varões irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. 30 Sendo, pois, ele (Davi) profeta ............ 31 nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção. Rm 1. 4 declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, —Jesus Cristo, nosso Senhor, At 17. 30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, 31 porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo III– Cristo a cabeça do corpo 2 Cristo foi colocado pelo Pai acima de tudo e de todos após a sua ressurreição, ou seja, após ter vencido a morte (I Cor 15.24-28). Paulo usa a expressão “acima” de todo o principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; que suprema grandeza da força desse poder! (Mt 28.18)

Mt 28. 18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. I Cor 15. 24 Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força. 25 Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. 27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que sujeitou todas as coisas. 28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo III– Cristo a cabeça do corpo 3 E essa mesma força de poder está atuando na igreja. Ele foi colocado como cabeça da igreja, é dele que emana todo o poder controlador do corpo que é a igreja e nós como membros precisamos ser movidos pelo seu Espírito que indica que estamos unidos ao corpo. (Mt 28. 18 a 20; Mc 16. 15 a 18) que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

Mt 28. 18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! Mc 16. 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. cativo o cativeiro DEU DONS AOS HOMENS

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo - Introdução I – Lembrança dos cristãos na oração (vs. 15,16) II– Entendimento iluminado (vs. 17-19) III– Cristo a cabeça do corpo (vs. 20-23) - Conclusão

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo Conclusão 1 A operação de Cristo através do seu Espírito é muito maravilhosa e está oculta aos olhos carnais. Existem muitos que apesar de participarem há anos de uma igreja ainda não alcançaram tal entendimento. Isso era a preocupação de Paulo com a igreja de Éfeso, eles não deveriam estacionar na vida espiritual, mas o que eles já tinham precisava ser ainda desenvolvido. Por isso a necessidade da oração, mantendo-nos cheios do Espírito Santo, portanto ligados a Cristo. EM CRISTO

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo - Introdução I – Lembrança dos cristãos na oração (vs. 15,16) II– Entendimento iluminado (vs. 17-19) III– Cristo a cabeça do corpo (vs. 20-23) - Conclusão

CARTA AOS EFÉSIOS Lição 3: Igreja – O Corpo de Cristo Texto Áureo: “E não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações.” (Ef 1. 16)

EBD 3º TRIMESTRE 2017