Orações Subordinadas adjetivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Adjetivas 8ª Série.
Advertisements

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Orações subordinadas adjetivas
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Pronomes Relativos.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Orações Subordinadas adjetivas
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
O RAÇÃO S UBORDINADA A DJETIVA. Exerce o papel de um adjetivo da Oração Principal.
Oração subordinada adjetiva Observe os enunciados 1- Eles viajaram para as cidades que ficam no litoral. Eles viajaram para cidades litorâneas. 2- A empresa.
Estudo morfossintático da palavra que. Chora que chora e não resolve o problema. ?
Orações subordinadas adjetivas. Têm valor e função próprios de ADJETIVO Têm valor e função próprios de ADJETIVO Assistimos a cenas deprimentes. Assistimos.
CRASE Crase é o nome dado à fusão de a + a (as). Ela é indicada pelo ACENTO GRAVE ` Ex.: Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja.
Pronomes relativos Eu vi as árvores. Você cortou as árvores. Eu vi as árvores que você cortou. pronome relativo A segunda oração repete um nome (o substantivo.
Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito, mesmo que o sujeito apareça DEPOIS do verbo. Concordância verbal.
Análise Sintática Professora Fernanda Toniolo. Complemento Nominal É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
ANÁLISE SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS NIXSON MACHADO.
Profª Giovana Uggioni Silveira
CLASSES DE PALAVRAS E SEUS EMPREGOS
1- Informe as vozes dos verbos:
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
“Oliver Twist” (1838) Capítulos 1 a 10
Português Pontuação Outubro de 2016.
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Terapia do Elogio!.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL FIQUE ATENTO À ATRAÇÃO!.
SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.
Programa de Língua Portuguesa/ Questões Textuais
Revisão - P2 2º Período 9º Ano.
ALUNO:DOUGLAS DE SOUZA BONIN / N:9 MARCELO SOUZA SANTOS / N:19
Classes de palavras: SUBSTANTIVOS e ADJETIVOS.
Exercícios: Oração Subordinada Substantiva
Funções da particula Que
Período simples e composto – pág. 15 (Ap. 7) Copie e responda. 1
ORAÇÕES SUBORDINADAS E ADJETIVAS
Subordinação (manual, pp. 330, 331)
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Terapia do Arthur Nogueira, psicólogo..
Sintaxe do período simples
Funções sintáticas.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
SEGUNDA 2B 3B 2C 3ª TERÇA 2ª 2C 1C 3A QUARTA 3C 2C 2B 3B QUINTA 1C 3B 3ª 2ª 2A.
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Exercícios: Oração Subordinada Substantiva
Sintaxe da Frase ORDEM CANÔNICA E DESLOCAMENTOS
FRASE TEXTO NÃO VERBAL VERBAL NOMINAL VERBAL PERÍODO SIMPLES COMPOSTO
Exercícios: Análise Sintática 2
Quando não usar a vírgula
Termos essenciais da oração.
A nossa vida em Cristo “Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou,
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Sintaxe do período simples
Vírgula.
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Vírgula Regras de uso no período simples
* Aposto explicativo: é aquele usado para explicar o termo anterior a ele, ou seja, dá um significado maior ao termo a que faz referência.
Orações subordinadas adjetivas
Sintaxe de Regência Nominal.
Português Professora: Patrícia Portela. INTERTEXTUALIDADE.
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Subordinadas Substantivas e Adjetivas
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Termos acessórios da oração
Transcrição da apresentação:

Orações Subordinadas adjetivas

As orações Subordinadas Adjetivas se classificam em: Explicativa: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente. É dispensável ao sentido da frase. Vem separada por vírgulas da oração principal. Ex: Jorge de Lima que foi um poeta de segunda fase do Modernismo brasileiro, escreveu uma obra junto com Murilo Mendes. O homem, que é mortal, retorna ao pó. Restritiva: restringe a significação do substantivo ou do pronome antecedente; isto é, particulariza um subconjunto dentro de um conjunto. É indispensável dentro do sentido da frase. Não se separa por vírgula da oração principal. Ex: o livro que ele lia era a loucura do homem agoniado. O homem que se esforça vence.

Exercícios 1- Transforme o adjunto adnominal em oração adjetiva. Siga o modelo: Os casos insolúveis não são raros- Os casos que não se solucionam não são raros. A) Os galhos maiores foram cortados. B) As notícias divulgadas confirmam nossas previsões. C) Há crimes imperdoáveis. D) Jogadores criadores de caso não são convocados. E)Destinaram-se recursos às regiões produtores de feijão.

2- Substitua as orações em destaque pelos adjetivos correspondentes: É uma letra que não se pode ler. Trata-se de um bem que não se pode destruir. É um projeto que não se pode realizar. É uma substância que não tem odor. É um texto que não se pode compreender.

3. Ponha R para as orações restritivas e E para as explicativas 3. Ponha R para as orações restritivas e E para as explicativas. a ( ) A mãe, que era surda, estava na sala com ela. b ( ) Ele próprio desculpou a irritação com que lhe falei. c ( ) É preciso gozarmos a vida, que é breve. d ( ) Esse professor de que falo era um homem magro e triste. e ( ) A criança que era feliz sabia brincar. f ( ) A dor que se dissimula dói mais.

4- Classifique as orações destacadas em : - oração sub. adjetiva restritiva oração sub. adjetiva explicativa a) Os animais da minha fazenda, que são bem cuidados, serão vacinados. b) Os homens, que são seres racionais, exploram os animais. c) O livro que comprei é bom. d) Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os problemas. e) A seca, que é constante, provocou a morte da vegetação no Nordeste. f) Meus vizinhos cultivam árvores que dão frutos deliciosos.

g) Conversei com o menino que pedia esmolas. h) O professor que educa precisa ter vocação. Gosto muito da cidade onde nasci. j) Caetano Veloso que é um ótimo compositor da MPB, escreveu um livro. k) Meu pai que havia arrancado três dentes naquele dia não pode viajar. l) Meus pais, que são meus amigos, compreenderam a situação. m) Os alunos que faltaram farão as provas outro dia. n) Perdi o livro que o professor me emprestou. o) As crianças de rua, que não têm oportunidades, tiveram oficinas naquele dia. p) Meu tio, que é advogado, orientou minha família no processo. q) A meninada que gosta de brinca se divertiu muito na festa. q) Eu, que não sou perfeito, já errei muitas vezes.

r) Os artistas, que precisam dos seus fãs, deveriam ser mais atenciosos. s) A estrada que desce para o litoral foi interditada. t) O filme a que me refiro não está em cartaz. u) Os professores que se reuniram hoje vão divulgar as notas. v) São poucos os amigos em que confiamos de verdade. w) Vi uma mulher cujo o rosto não me é estranho. x) Esse escritor, que mora na Bahia, publicou mais um livro. y) Pedro, que é muito agitado, derrubou a jarra. z) Deixei-o em sua tristeza, que parecia incurável.