Na obtenção de prata por eletrólise de solução aquosa de nitrato de prata, o metal se forma no:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eletroquímica (II).
Advertisements

Entende-se por ELETROQUÍMICA o ramo da Química que estuda so fenômenos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre.
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
ELETRÓLISE Prof. DENIS.
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
2° COL – SETOR B AULAS 8 e 9 PÁGINA 198
Princípios de Eletroquímica
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
O que é corrosão Corrosão é a degradação espontânea, indesejada, de um material exposto a certo meio, por ação química (direta) ou eletroquímica (indireta).
Revisão - Pilhas.
PILHAS Prof. Marcos/Betinha.
Electroquímica.
Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.
MISTURAS DE SOLUÇÕES COM OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
Disciplina: X Química Geral I
Soluções e Expressão das concentrações
Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado.
Professora: Juliana Oliveira
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Concentrações de soluções Qualquer relação estabelecida entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente (ou da solução). Massa: kg, g, mg e etc.
GUIA DE ESTUDO SOBRE SOLUÇÕES PROF. REGIS EVARISTO 2º ANO -EM.
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
ÁCIDOS BASES E SAIS Nome; Adriana n;01 Marlon N;30 1ºfases.
O que é corrosão Corrosão é a degradação espontânea, indesejada, de um material exposto a certo meio, por ação química (direta) ou eletroquímica (indireta).
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Química Analítica - QAN
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
a Matemática da Química
QUÍMICA GERAL REAÇÕES QUÍMICAS Prof. Ricardo Menon.
H2(g) + 1/2O2(g) → H2O(l) ΔH = - Reação de óxidorredução
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
MASSAS MEDIDAS.
CINÉTICA QUÍMICA.
AULA 05 ARISTIDES CIPRIANO ELETROQUÍMICA
Eletroquímica: Celas Eletrolíticas
SOLUÇÕES Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade.
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
SOLUÇÕES ARISTIDES CIPRIANO
QUÍMICA PROF. ANDERSON RAMOS GIRELLI
Aulão ENEM 2017 Química.
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
AULA 06 ARISTIDES CIPRIANO
MISTURAS DE SOLUÇÕES COM OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
5. Proteção de metais.
Pilha de Daniell. O primeiro dispositivo que aproveitou a energia das reações de oxirredução para gerar eletricidade foi a pilha de Alessandro Volta. Ela.
Prof. Cristian Berto da Silveira QUÍMICA GERAL UNIDADE 7 – REAÇÕES QUÍMICAS.
Cálculo Estequiométrico
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
ELETROQUÍMICA.
Misturando as coisas....
Concentração de Soluções
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
PILHAS.
MASSAS MEDIDAS
ELETROQUÍMICA PROF. RAYDER SOARES
SOLUÇÕES.
Corrosão e proteção de metais
→ Pilhas de concentração
Concentrações, diluições e misturas de soluções
Potencial de eletrodo.
O que você deve saber sobre
Estequiometria:.
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
Reações de Neutralização Ácido-Base
Química Geral /2019 Professor Valentim Nunes, Unidade Departamental de Engenharia - Secção de Química Gabinete: J207 Pág.
Transcrição da apresentação:

Na obtenção de prata por eletrólise de solução aquosa de nitrato de prata, o metal se forma no: a) cátodo, por redução de íons Ag(+) b) cátodo, por oxidação de íons ag(+) c) cátodo, por redução de átomos de Ag d) ânodo, por redução de íons Ag(+) e) ânodo, por oxidação de átomos de Ag.

Uma solução foi preparada dissolvendo-se 4,0 g de cloreto de sódio (NaCl) em 2,0 litros de água. Considerando que o volume da solução permaneceu 2,0 L, qual é a concentração da solução final? a) 2g/L b) 4g/L c) 6 g/L d) 8 g/L e) 10 g/L

(Fuvest-SP) Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma na versão “diet” e outra na versão comum. Ambas contêm o mesmo volume de líquido (300 mL) e têm a mesma massa quando vazias. A composição do refrigerante é a mesma em ambas, exceto por uma diferença: a versão comum contém certa quantidade de açúcar, enquanto a versão “diet” não contém açúcar (apenas massa desprezível de um adoçante artificial). Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os seguintes resultados: Por esses dados, pode-se concluir que a concentração, em g/L, de açúcar no refrigerante comum é de, aproximadamente:

Qual a molaridade de uma solução que contém 160 g de ácido sulfúrico (H2SO4) em 620 cm3 de solução? Dados: H=1; S=32; O=16 a) 1,6 mol/L. b) 4,5 mol/L. c) 2,6 mol/L. d) 5,5 mol/L. e) 3,6 mol/L.

Uma solução foi preparada adicionando – se 40 g de NaOH em água suficiente para produzir 400 mL de solução. Calcule a concentração da solução em g/L.

(UFMG) Uma cozinheira bem informada sabe que a água contendo sal de cozinha dissolvido ferve a uma temperatura mais elevada que a água pura e que isso pode ser vantajoso em certas preparações. Essa cozinheira coloca 117g de NaCl em uma panela grande. Assinale a alternativa que indica corretamente o volume necessário de água para a cozinheira preparar uma solução 0,25 mol/L de cloreto de sódio, NaCl. a) 0,125 L. b) 2,00 L. c) 8,00 L. d) 29,3 L. e) 468 L.

Qual o requisito básico para haver uma solução condutora de corrente elétrica?

a) H2(g) e SO2(g) b) Na(s) e SO2(g) Na eletrólise aquosa do Na2SO4(aq), com eletrodos inertes, obteremos no anodo e no cátodo, respectivamente? a) H2(g) e SO2(g) b) Na(s) e SO2(g) c) O2(g) e Na(s) d) Na(s) e O2(g) e) O2(g) e H2(g)

(UFPI) Qual será o volume de água que deve ser acrescentado a 300ml de uma solução 1,5 mol/L de ácido clorídrico (HCl) para torná-la 0,3mol/L? a) 1000mL b) 1500mL c) 1200mL d) 1800mL e) 500 mL

Determine a molaridade de uma solução que apresentava 400 mL de volume e, após receber 800 mL de solvente, teve sua molaridade diminuída para 5 mol/L. a) 13 mol/L b) 16 mol/L c) 14 mol/L d) 12 mol/L e) 15 mol/L

(VUNESP) Na preparação de 750mL de solução aquosa de H2SO4 de concentração igual a 3,00 mol/L a partir de uma solução-estoque de concentração igual a 18,0 mol/L, é necessário utilizar um volume da solução-estoque, expresso, em mL, igual a: a) 100 b) 125 c) 250 d) 375 e) 500

redução do alumínio é dada por: A produção industrial de alumínio pela eletrólise da bauxita fundida é um processo industrial que consome grande quantidade de energia elétrica. A semi-reação de redução do alumínio é dada por: Al3+ + 3e- → Al Para se produzirem 2,7 g de alumínio metálico, a carga elétrica necessária, em coulombs, é: a) 9650 d) 57900 b) 28950 e) 19300 c) 32160

(UFMG) O rótulo de um produto usado como desinfetante apresenta, entre outras, a seguinte informação: Cada 100mL de desinfetante contém 10mL de solução de formaldeído 37% V/V (volume de formaldeído por volume de solução). A concentração de formaldeído no desinfetante, em porcentagem volume por volume, é: a) 1,0 % b) 3,7 % c) 10 % d) 37 %

Um método de obtenção de H2 (g), em laboratório, se baseia na reação de alumínio metálico com solução aquosa de hidróxido de sódio. a)Escreva a equação balanceada dessa reação, sabendo-se que o hidrogênio provém da redução da água e que o alumínio, na sua oxidação, forma a espécie aluminato, Al(OH)-4 b) Para a obtenão do H2, foram usados 0,10 mol de alumínio e 100 mL de uma solução aquosa de NaOH, de densidade 1,08 g/mL e porcentagem em massa (título) 8,0%. Qual dos reagentes, Al ou NaOH, é o reagente limitante na obtenção do H2? Justifique, calculando a quantidade, em mol, de NaOH usada. Dado: Massa molar do NaOH = 40 g/mol c)Quais as características da eletrólise?

Dados: potenciais-padrão de redução em solução aquosa: A corrosão eletroquímica opera como uma pilha. Ocorre uma transferência de elétrons quando dois metais de diferentes potenciais são colocados em contato. O zinco ligado à tubulação de ferro, estando a tubulação enterrada – pode-se, de acordo com os potenciais de eletrodo –, verificar que o anodo é o zinco, que logo sofre corrosão, enquanto o ferro, que funciona como cátodo, fica protegido. Dados: potenciais-padrão de redução em solução aquosa: Temperatura = 25ºC; pressão = 1 atm; concentração da solução no eletrodo = 1,0 M Semi reação Δ Eº (volt) Zn2+ + 2e → Zn(s) – 0,763 V Fe2+ + 2e → Fe(s) – 0,440 V Assinale a equação global da pilha com a respectiva ddp da mesma: a) Fe2+ + 2e → Zn2+ + 2e ΔE = + 0,232V b) Zn + Fe2+ → Zn2+ + Fe ΔE = + 0,323V c) Fe2+ + Zn → Zn + Fe2+ ΔE = – 0,323V d) Fe + Zn → Zn2+ + Fe2+ ΔE = + 0,323V

quimicarmando.com