Professor: Hélcio Júnior Biólogo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Homem como agente de mudanças ambientais
Advertisements

Causas e efeitos das alterações climáticas
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Sumário das mudanças de clima projetadas pelo INPE CCST para o Brasil até final do Século XXI, e dos seus impactos, para um cenário de altas emissões.
Dinâmica da Atmosfera.
Problemas Ambientais.
AQUECIMENTO GLOBAL Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores no planeta como nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por.
Aquecimento Global.
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
Atmosfera.
AINEL: QUESTÕES AMBIENTAIS DE IVORÁ. Meio Ambiente e Uso dos Recursos Naturais Aspectos da nossa região.
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano Atlântico Oceano Índico Oceano Índico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Antártico Oceano.
Biologia da Conservação (2015-2) Prof. Alexandre R. T. Palma Impactos antrópicos 2: Processos globais ...
IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre.
6° ano - Geografia. Ilhas de Calor Colégio Senhora de Fátima.
E L N IÑO E L A N IÑA Aquecimento Resfriamento 1ª Série EM – Clima Prof. Gerson Diniz Lima.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física UMIDADE RELATIVA.
CLIMA FRIO E AQUECIMENTO GLOBAL NOMES: Thiago Fujinaga e Victor Rafael.
Unidade de ensino “INTERFERÊNCIA DO HOMEM NO ECOSSISTEMA” O Homem, como ser vivo que é, faz parte da biosfera, interage com os outros seres vivos mantendo.
Problemas Ambientais Professor : Jeferson Barros Melo.
Ambiente e Sociedade Aquecimento Global.
Clima frio e Aquecimento global
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
Energias renováveis em Portugal
Trabalho de geografia Dos alunos Joao Henrique e Isadora do 6 ano D
5º ano IN-TECH Tecnologia e Educação MATA ATLÂNTICA.
GEOGRAFIA 1º ANO Prof. Gustavo Macieira C L I M A.
FLORESTA, CICLO DO CARBONO E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Perturbações no equílibrio dos Ecossistemas
Ciências da Natureza 8º ano
Aquecimento Global.
Climatologia.
Inovações científicas
Professor Hélcio Marques Junior Biólogo Eps Docência Universitária
Ciências Naturais – 8.º ano
Fatores de influência climática
Clima 6º Ano.
Problemas Ambientais Urbanos
Fatores e elementos climáticos
Consequência s negativas da actividade vulcânica.
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
Massas de ar.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Ciências da Natureza e suas
NÃO QUEIME A VIDA Irene Alvina Não deixe de ligar o som
Efeito estufa.
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
Universidade Federal de Alagoas Agrometeorologia e Climatologia Agrícola Agrometeorologia e Climatologia Agrícola Prof. Dr. José Vieira Silva Discentes:
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Camada de Ozônio é responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol que atingem a Terra.
Grupo: Luisa, Mafe Bergamo,Mafe França Trabalho de Geografia – 2 ano Colegio Palavra Viva.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
Ar.
O ar.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Ciências Naturais – 8.º ano
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
DESAFIOS FUTUROS: COMO CONCILIAR USO DA TERRA COM CONSERVAÇÃO NO CERRADO.
P e s c a. Introdução: A pesca é a prática de apanhar peixe na água, moluscos, crustáceos, etc…, para consumo próprio ou com fins comerciais ou desportivos.
Alterações Climáticas Professora: Carla Vicente Disciplina: Geografia Ano Letivo: 2018/2019 Escola Secundaria de Valongo Ana Catarina Nº1/ 12º CSE.
Ciências Naturais – 8.º ano
Cristiana Bento Daniela Medina Patrícia Almeida. O que é a Globalização? A história da Globalização Abrangência de problemas ambientais Riscos Ecológicos.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

Mudanças do clima & mudanças de vidas Como o aquecimento global já afeta o Brasil Professor: Hélcio Júnior Biólogo Especialista em Docência Universitária Mestre em Ecologia e Produção Sustentável

O que são mudanças climáticas Uso de petróleo e carvão mineral e o desmatamento estão aquecendo o planeta. Temperatura + - da Terra gira em trono de 15º C. Isto ocorre porque existem naturalmente gases, como dióxido de carbono CO2, o metano CH4 e o vapor d’ água em nossa atmosfera. http://turminhadocoracaodecrianca.blogspot.com/2011/03/o-futuro-da-vida-no-planeta.html

Juntos eles formam uma camada que aprisiona parte do calor do sol que incide em nosso plante. Sem estes gases, a Terra seria um ambiente gelado, com temperatura média de- 17ºC. http://portaldecinema.com.br/blog

Revolução Industrial Gases variados CH4 CO2 Então toda essa imensa quantidade de gases despejados na atmosfera, tornam a camada mais espessa. Mais calor do sol fica retido em nosso atmosfera, e isto intensifica o efeito estufa.

http://www.reacaoambiental.com.br/?p=4796

Somente no último século, a temperatura da Terra aumentou em 0,7ºC Somente no último século, a temperatura da Terra aumentou em 0,7ºC. Parece pouco, mas este aquecimento já está alterando o clima em todo o planta. Massas de gelo que se derretem; Aumento do nível do Mar; Furações ficam mais destrutivos e intensos; Enchentes e secas, mais fortes e regiões com escassez de água.

A quem acreditasse que todas as mudanças fossem naturais, não passava de fenômenos causados por atividades vulcânicas, atividades solares e movimentos dos continentes. Mas a partir do avanço da ciência , fica então comprovada que as atividades humanas são as principais responsáveis pelas mudanças climáticas que já vêm deixando vítimas por todo o planeta.

Não há dúvidas que o homem é o principal responsável por este problema Não há dúvidas que o homem é o principal responsável por este problema. Soluções urgentes precisam serem encontradas para se evitar maiores catástrofes. http://turminhadocoracaodecrianca.blogspot.com/2011/03/o-futuro-da-vida-no-planeta.html

Impactos no Brasil É um dos países mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas caudas pela queima abusiva de petróleo e pela destruição das florestas: seca sem precedentes na Amazônia, furação no sul. Tempestades, desertificação, estiagens; Aumento de 1ºC a 3ºC nas temperaturas mínimas já foram registradas na região de Santa Catarina, provocando a diminuição e o rigor das geadas e do frio do inverno, e aumentando a sensação térmica de extremo calor no verão

Tempestades violentas em março de 2004, registrarão o primeiro furação já registrado no Atlântico Sul atingindo várias cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Ondas inéditas foram registras no Rio de Janeiro. Alterações na dinâmica das correntes marítimas e dos ventos mudaram a direção nas ondas , ocasionando processos lentos e graduais de erosão nas praias.

O aquecimento das águas do mar provocam o branqueamento dos corais, principalmente no arquipélago de Abrolhos na Bahia e na costa do litoral de São Paulo. http://www.ciadaescola.com.br/zoom/materia.asp?matéria=306&pagina=4

Como será o Futuro As catástrofes serão mais intensas e freqüentes como grandes impactos sociais e ambientais; Aumento da temperatura da Terra pode aumentar 2ºC em relação à Era industrial, com alto risco de extinção em massa de espécies, colapso dos ecossistemas, falta de alimentos escassez de água e grandes prejuízos econômicos; O rito de crescimento deste século ira superar o passado.

Adaptações em diversos setores terão que acontecer para a própria sobrevivência das espécies . Queda brusca da biodiversidade de grandes Biomas como Amazônia e caatinga, que poderá se transformar em um grande deserto, será inevitável.

Agricultura não será mais como hoje devida ao aumento da temperatura e mudanças do rito da chuva, degradando assim de forma lenta o solo. Regiões metropolitanas ficaram ainda mais quente, com inundações enchentes e desmoronamento em áreas de risco. Doenças infecciosas vão aumentar ( dengue e malária

Soluções para este futuro. Política nacional de mudanças climáticas para combater as causas do aquecimento e redução dos ricos. Desenvolvimento Sustentável.

Atenção!!! Pesquisa e montagem foram feitas com bases em livros didáticos e as imagens retiradas da internet, podendo ter direitos autorais, não reproduzir, nem comercializar. Exclusivo para fins didáticos.