Distrito Logístico e Industrial do Caju

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Distrito Logístico e Industrial do Caju Uma proposta para o desenvolvimento do Porto do Rio e para a melhoria da Qualidade de Vida da População do Bairro do Caju

O Porto do Rio de Janeiro em Números *Fonte: CDRJ

*Fonte: CDRJ

A Logística Portuária no de Janeiro é o maior arrecadador de ICMS do Estado e o terceiro maior gerador de ICMS do País, que gerou em 2014 cerca de R$5,80Bi** para o Estado do Rio, com projeções de até R$8,00Bi em 2018**, e de R$345MM com repasses para o Município Os investimentos em infraestrutura portuária totalizarão R$1,2Bi, com expectativas de aumento da atividade portuária para 25 mil toneladas anuais até 2018. Isto representa um aumento próximo de 150% * Fonte: SISTEMA FIRJAN - Necessidade de adequação da acessibilidade ao Porto do Rio de Janeiro ** Fonte: SETRANS RJ – Resultados preliminares do PELC RJ 2045

Os constantes engarrafamentos no Caju; Como resultado, a Cia. Docas/RJ projeta que a movimentação de veículos no porto passe de 200 mil veículos/ano (548 /dia) em 2010 para 300 mil veículos/ano em 2015 (820/dia) e para 567 mil veículos/ano em 2020 (1.550/dia), a quase totalidade carretas de grande porte e bitrens. Com base nessas projeções, são considerados fatores de alto risco para todos os empreendimentos, inclusive para o Porto do Rio: Os constantes engarrafamentos no Caju; A inexistência de áreas de estacionamento para caminhões; A localização e funcionamento dos portões 10 (Rodrigues Alves), 24 (São Cristóvão) e 32 (Caju), fortemente impactados pelo conflito entre o tráfego de cargas e o urbano, nas avenidas Rodrigues Alves, Rio de Janeiro e Praia do Caju. As obras de urbanização da região através do Projeto Porto Maravilha, descasadas com a execução de obras de acessibilidade ao porto, podem inviabilizar parte de sua movimentação. É preciso integrar os projetos. * Fonte: SISTEMA FIRJAN - Necessidade de adequação da acessibilidade ao Porto do Rio de Janeiro

“Apenas a execução integrada dos projetos de valorização urbana, de acessibilidade logística e de expansão da capacidade do porto evitará a ocorrência de conflitos entre os programas, garantindo que todos atinjam plenamente seus objetivos.” As obras de urbanização do Porto Maravilha, combinadas com a crescente ocupação de áreas por comunidades carentes, estão reduzindo continuamente os espaços disponíveis para retro-área portuária. * Fonte: SISTEMA FIRJAN - Necessidade de adequação da acessibilidade ao Porto do Rio de Janeiro

Uso do Solo – Bairro do Caju * Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro – Diretoria de Informações da Cidade, Gerência de Cartografia 2013

Proximidade dos terminais portuários Para solucionar uma parte importante desta demanda, surge a proposta do Distrito Logístico e Industrial do Caju Área total de 250mil m2 Proximidade dos terminais portuários Acesso simultâneo à Av. Brasil e à Via Portuária Vocação natural para a Logística: no espaço já operam o maior Terminal de Contêineres Vazios e o maior Terminal REDEX do Rio de Janeiro. O Distrito Logístico e Industrial do Caju é parte integrante do projeto COMRIO – Complexo Multimodal do Rio de Janeiro, que propõe um conjunto de soluções para a integração logística dos modais Rodoviário, Ferroviário e Marítimo no Estado do Rio.

Distrito Logístico e Industrial do Caju – Localização 1,4km MultiRio Libra Av Brasil Av. Pref. Júlio M. Coutinho (Via Portuária) TPS

Distrito Logístico e Industrial do Caju – Situação Atual Interportos Quartel da Aeronáutica TTC logística

Distrito Logístico e Industrial do Caju – Estudo de Implantação Estacionamento De Carretas Posto de Serviços Apoio ao Carreteiro Shopping Center Centro Profissionalizante Empresas de Logística em Operação Áreas Disponíveis Vias de Acesso

Distrito Logístico e Industrial do Caju – Instalações Acesso exclusivo para Carretas em duas pistas de mão única Estacionamento para 86 Carretas Rodoviárias e Rodotrens/Bitrens com Sala de Espera para Motoristas Posto de Serviços com abastecimento, borracharia, moleiro, lavagem-lubrificação e mecânica geral “Apoio ao Carreteiro” com Vestiário, Pousada e Escritórios de Serviços Exclusivos para Auxílio ao Motorista Rodoviário Shopping Center com Mercado, Lojas de Conveniência, Posto Bancário, Clínica Dentária, Ambulatório para Atendimentos de Emergência, Lojas de Peças e Acessórios, entre outros Centro Profissionalizante para formação de mão de obra especializada na atividade Portuária e de Logística, tais como Operadores de Empilhadeiras, Motoristas Carreteiros, Conferentes de Cargas, Simulador para formação de Operadores de Portêineres e MHCs, entre outras

Distrito Logístico e Industrial do Caju – Uma ideia que merece Apoio As duas empresas que hoje ocupam parte do espaço estão com suas operações ameaçadas por processos que discutem a titularidade do imóvel junto à União Federal. O fechamento destas empresas significará um enorme transtorno para os exportadores e importadores, tornando a logística mais cara, criando desempregos e resultando no desvio das cargas para outros portos, com aumento de custos e menor competitividade para as mercadorias nacionais. Com sua desocupação, cresceria também o risco de invasões, a exemplo do que já ocorreu em passado recente nesta mesma área. A criação do Distrito Logístico e Industrial do Caju trará grande valor à comunidade, garantindo empregos e gerando outros mais, contribuindo para a formação profissional e para a integração da população local ao mercado de trabalho. Com a continuidade do trabalho de empresas lá estabelecidas há quase 20 anos e a instalação de outras voltadas para a logística, o Porto do Rio de Janeiro terá o apoio de que necessita para o seu tão desejado crescimento.

Recebe o apoio das seguintes Entidades CPAP Comissão Permanente para Assuntos Portuários do Município do Rio de Janeiro