Profa.: Consuelo Holanda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE BIZANTINA.
Advertisements

CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
ARTE BIZANTINA 6º ANO REYNALDO MASSI. O que significa a palavra BIZANTINA ? BIZANTINA vem de Bizâncio, nome de uma cidade Grega, depois batizada por Constantinopla.
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Uma arte que expressa riqueza e poder
Uma arte que expressa riqueza e poder
Comunicação, Arte e Cultura
Enquanto isso, no Oriente....
Profº Waldejares Oliveira
OU IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE Professora Vanessa Martins
Arte bizantina O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era.Por volta do século IV, começou a invasão.
HISTÓRIA DA ARTE.
Como o Império Romano chegou ao fim?
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
PROGRAMA I ETAPA 7º ANO Capítulo 1 – O Império Bizantino
Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),
Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos começaram a criar uma arte simples.
E.E. Ernesto Solon Borges Aluna: Eloisa 1° ‘’A’’ Vespertino Historia.
AULA DE HISTÓRIA. OS PERSAS. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS. “ “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
Arte Bizantina Influencias; arquitetura; escultura; iluminuras; Ícones e mozaíco...
Revista Mundo Estranho 17 set 2010, 18h33 - Atualizado em 19 ago 2016, 17h58
HISTÓRIA DA ARTE 4 Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Alta Idade Média (séculos V - XI).
Arte Românica Profª Mariana Kaadi
Renascimento Comercial e Urbano
Arte Bizantina Profª Mariana Kaadi
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias– História da Arte
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias– História da Arte
crimideia Linguagens , Códigos e suas Tecnologias– História da Arte
Profa.: Consuelo Holanda
A EXPANSÃO MUÇULMANA O IMPÉRIO MUÇULMANO
IDADE MÉDIA – séc. IV a XVI
Arte Medieval Profa.: Consuelo Holanda
Arte Romana Profa.: Consuelo Holanda
Atividades com bases de sistemas de numeração
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias– História da Arte
Origem e Difusão do Cristianismo
Enquanto isso, no Oriente....
A Cultura Romana Fernando Santos.
O IMPÉRIO BIZANTINO.
Profa.: Consuelo Holanda
Profa.: Consuelo Holanda
Um estudo de caso: os “bárbaros” germânicos
HISTÓRIA DA ARTE.
País: Alemanha.
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
Constantinopla se transformou na região mais rica e urbanizada da Europa onde se realizava comércio de: Perfumes Tecidos Porcelanas Agricultura.
Artes visuais AULAS DE NIVELAMENTO
O Catolicismo E A ORTODOXIA
HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Idade Média Oriental: Bizâncio e Mundo Árabe
HISTÓRIA DA ARTE.
Professora Consuelo Holanda
Preparatório EsPCEx História Geral
O declínio do Império Romano
ARTE BIZANTINA ( séc. IV / séc. XV )
EUROPA SÉCULO VI. Alta Idade Média História da Alta Idade Média, Inicio do feudalismo, resumo, características, fatos históricos, bibliografia Introdução.
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
Império Bizantino (335 – 1453). Império Bizantino.
IDADE MÉDIA século V ao XV
A Ressurrreição de Lázaro - Pintura sobre rebôco, séc. III - Catacumba de São Pedro, Roma.
Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.
Cristianismo no Ocidente - Idade Média
Duomo di Milano - Catedral Gótica que começou a ser construída em 1386 e encerrada em 1965 A Igreja Medieval.
IMPÉRIO BIZANTINO CORDEL MUSICAL Claudivan Lopes.
Transcrição da apresentação:

Profa.: Consuelo Holanda Linguagens , Códigos e suas Tecnologias– História da Arte Profa.: Consuelo Holanda

No século IV o Império Romano dava sinais claros da queda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão dos bárbaros (povos germânicos) através de suas fronteiras. Diante disso, o Imperador Constantino transferiu a capital do Império Romano para a cidade oriental de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla. Esta mudança, ao mesmo tempo em que significava a queda do poder no ocidente, tinha o seu lado positivo, pois a localização de Constantinopla, entre o mar Negro e o mar Mármara, facilitava muito o comércio na região, fato que favoreceu enormemente a restauração da cidade, transformando-a em uma Nova Roma

Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda Arte Bizantina: A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.

Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficialização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus.

Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda

O poder e o luxo bizantino Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda Ícones Bizantinos O poder e o luxo bizantino Representação da figura humana com deformações que indicam santidade: *olhos grandes para indicar intensa vida espiritual *dedos alongados e separados para representar o gesto da benção *cabeça aureolada para mostrar santidade e hierarquia *compleição magra, nariz aquilino e abandona das regras anatômicas de representação

Mosaicos bizantinos: Técnica que consiste em representar a imagem com tesselas (pedaços) coloridos para formar uma imagem Bidimensionalidade Uso da perspectiva hierárquica Representação do sagrado, do poder e da riqueza

Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda

Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda

Está relacionada à religião, obedecendo a um clero fortalecido. Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda Arte Bizantina: Está relacionada à religião, obedecendo a um clero fortalecido. Sendo um regime teocrático, o imperador possui também poderes espirituais mostrados em aureólas sobre suas cabeças: cesaropapismo Na verdade, o artista não teve qualquer liberdade para criar e produziu obras sacras que atendessem os critérios religiosos Entretanto, sendo uma arte que buscava interpretações de poder e de espiritualidade, não se preocupou com a simetria e a profundidade espacial

Arquitetura Bizantina Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda Arquitetura Bizantina

Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda

Arquitetura bizantina O edifício da Catedral de Santa Sofia é resultado da união dos vários estilos das grandes construções romanas. A estrutura se assemelha a uma basílica romana, com uma forma retangular. Além da dimensão, o seu grandioso domo central, que é aqui pela primeira vez utilizado, torna-se um dos mais impressionantes atrativos e fica como símbolo maior da arquitetura bizantina. Quatro arcos formam um quadrado que sustenta pendentes de abóbadas esféricas, que, por sua vez, apoiam o imenso domo. A base deste domo é vazada por quarenta janelas em arco que permitem a entrada da luz, dando leveza à estrutura e oferecendo a ilusão de um halo celestial.