Evolução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO E SELEÇÃO NATURAL
Advertisements

EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Evolução Seleção Natural.
Seleção Natural Evolução.
TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO.
Evolução biológica.
Evolução Seleção Natural.
EVOLUÇÃO.
EVOLUÇÃO.
Pitágoras Evolução Marcos Magalhães. Evolução = Mudanças ao longo do tempo.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução.
Evolucionismo O pensamento transitou gradualmente para uma visão evolucionista, isto é, admite-se que as espécies se alteram de forma longa e gradual ao.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Prof. Thiago Moraes Lima
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Como surgiram as espécies do planeta?
Adaptação biológica.
O Surgimento dos Seres Humanos Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros.
Evolução Das Espécies O princípio da evolução postula que as espécies que habitaram e habitam o nosso planeta não foram criadas independentemente, mas.
REVISÃO 2011 Claudio Paris – Magrão 3/1/2011 twitter.com/prof_magrao LICEU A SABIN.
Evolução:. Fixismo: as espécies biológicas seriam imutáveis. Platão: espécies possuem uma essência fixa, não sendo possível uma se transformar em outra.
FUNDAMENTOS DA EVOLUÇÃO E TEORIA EVOLUCIONISTA O que você deve saber sobre O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu.
DIVERSIDADE e História da Vida
CONCEITO DE EVOLUÇÃO Conjunto de processos que promovem a
Capítulo 1 Estudando a célula
Evolução Prof: Rodrigo.
DARWINISMO Charles Darwin. A VIAGEM Os organismos vivos modificam-se através do tempo.
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Evolução.
Evolução.
Evolução biológica Professora - Ana Maria 7º ano 2017.
Evolução Dr. Wellington Silva
CO-EVOLUÇÃO.
GABARITO – EVOLUÇÃO – CAPÍTULO 9
TEORIAS EVOLUTIVAS.
Ap10 -genética evolução e especiação
ORIGEM DA VIDA NA TERRA Página 151.
IDÉIAS EVOLUCIONISTAS
E.E Ernesto Solon Borges
REVISÃO – BIO C – APOSTILA 4
GENÉTICA Genética.
Evolução Seleção Natural.
Especiação : formação de novas espécies
Professor: Guilherme Vieira
Sistemática Professor Guilherme Ferreira de Lima Filho.
Evidências da evolução. Evidências da evolução Fósseis Os fósseis são considerados importantes testemunhos da evolução. É considerado fóssil qualquer.
Seminário de Ciências 7° ano Evolução biológica. As teorias evolutivas Nas teorias evolutivas, os cientistas conversam e questionam sobre a evolução de.
Adaptação biológica. Adaptação biológica Lamarquismo O francês Jean Baptiste Pierre de Monet (Chevalier de Lamarck ) ( ) Princípios fundamentais.
Evolução Professora: Luciana Ramalho 2018
BIO - 2 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Conceitos e pensamentos
Evolução Seleção Natural.
Processos Evolutivos Módulo 16 BioApoio
O que você deve saber sobre
Capítulo 3 Os seres vivos se reproduzem... e evoluem
Evolução Seleção Natural.
Unidade 7 – Evolução Biológica
1)Introdução Evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.
Cap. 13 – pág. 272 Evolução – 2ª parte.
Origens da Terra Profª Maiara Alves.
EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES Uma aventura no tempo.
Unidade 6 Dalmo Kawauchi Elton Popp Antunes.
EVOLUÇÃO.
A TEORIA EVOLUTIVA DE LAMARCK. BIOGRAFIA Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet Nascimento:1 de agosto de 1744 (Bazentin – França) Falecimento: 18 de dezembro.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - BIOLOGIA
Evidências da Evolução Profª Janaina Q. B. Matsuo
Anatomia comparada como evidência da evolução biológica.
Transcrição da apresentação:

Evolução

Fixismo: Até o início do século XVIII, essa era a ideia mais aceita; Essa teoria alegava que os seres vivos eram criados por uma força divina e permaneciam imutáveis; Ainda nesse século, outras ideias surgiram dizendo que os seres vivos passavam por modificações ao longo do tempo.

Evolucionismo Essa teoria diz que todos os seres vivos passam por modificações / transformações ao longo do tempo; De todas as teorias evolutivas, três ganharam bastante destaque ao longo da história: a teoria de Lamarck, a teoria de Darwin e o Neodarwinismo, também conhecida como Teoria Sintética da Evolução.

Teoria de Lamarck Lamarck , um Naturalista francês, publicou suas ideias em 1809; Dizia que as modificações que ocorriam nos organismos eram guiadas pelo meio ambiente, ou seja, havendo mudanças no ambiente, os organismos se adaptarão a ele; Segundo Lamarck, o princípio evolutivo se baseava em duas leis: A Lei do Uso e Desuso e a Lei de Herança dos Caracteres Adquiridos.

Teoria de Lamarck A Lei do Uso e Desuso diz que o uso ou desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo. Um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é o crescimento do pescoço da girafa:

Teoria de Lamarck A Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos diz que alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes. Jean Baptiste Von Lamarck

Teoria de Darwin Darwin era um Naturalista inglês que, numa viagem de cinco anos, fez inúmeras observações sobre a fauna e a flora das regiões que visitou; Nas ilhas Galápagos, um tipo de ave lhe chamou bastante atenção: os tentilhões.

Teoria de Darwin Com base nas informações coletas ao longo da viagem e na Teoria de Malthus, Darwin concluiu que o ambiente selecionava os seres mais adaptados, chamando sua teoria de Seleção Natural; Tais seres têm maior probabilidade de sobreviver devido as suas adaptações, e consequentemente maior é a probabilidade de passar tais características adiante.

Neodarwinismo A teoria de Darwin não explicava satisfatoriamente como as características vantajosas de um ser passavam aos seus descendentes e nem como as variações ocorriam; Contribuições da Genética: - As características são passadas aos descendentes através dos genes; - As variações ocorrem por causa de modificações aleatórias nos genes, denominadas mutações.

Evidências Evolutivas Fósseis:

Evidências Evolutivas Órgãos vestigiais:

Evidências Evolutivas Órgãos Homólogos:

Evidências Evolutivas Órgãos Homólogos: Irradiação Adaptativa

Evidências Evolutivas Órgãos Análogos:

Evidências Evolutivas Órgãos Análogos: Convergência adaptativa.

Evidências Evolutivas Embriologia comparada: