INTRODUÇÃO. INTRODUÇÃO O catecismo na história da igreja A palavra catecismo vem do Grego, que significa INFORMAR, INSTRUIR E ENSINAR. Na palavra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
Advertisements

Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
Pe. Audinei Carreira da Silva
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Razões para cantar a Liturgia. 1. Teológica: celebrar a ação de Deus em nossa vida A liturgia cristã é celebração da ação eficaz do Deus Uno e Trino na.
Outros documentos importantes
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
A Liturgia de hoje lembra-nos a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1.ª Leitura, encontramos o Povo reunido em assembléia lendo.
A REVELAÇÃO NA EVENAGELII GAUDIUM 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR Vaticano II foi um Concílio pastoral Palavras chave: aggiornamento e diálogo Dei Verbum.
DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica».
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 1º Pedro INTRODUÇÃO Escatologia, segundo a maioria dos estudiosos, significa o estudo das últimas das últimas coisas,
Reunião de Pais do 1º ano da Catequese Paróquia … …data…
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
Sem. Wallace Andrade Teixeira. Compreender a liturgia, é compreender o que celebramos. O Senhor expressa seu amor liturgicamente, um amor que nos precede,
São três pessoas distintas ou são três manifestações de um mesmo Deus?
Caminhada da Quaresma 2017 “Ao ritmo da liturgia dominical
Distorções e Consequências
MANUAIS DE CATEQUESE (Iniciação à vida cristã)
“O QUE CREMOS?”.
BATISMO - CRISMA - EUCARISTIA
Vocação e Missão dos Leigos
A TEOLOGIA DA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
A teologia da celebração da Palavra de Deus na ausência do presbítero
PREPARAR A CATEQUESE.
Atos dos Apóstolos. Atos dos Apóstolos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim.
Fontes históricas sobre a
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
Achar a Salvação.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
SINAIS DE UM CORPO DESATIVADO!
A Despedida.
Vigília Pascal.
Orientações ao professor
A Comunidade.
A Comunidade.
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
“Sola Scriptura e a Tradição”
A Trindade de Deus O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23 Pr. Wellinghton.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Instrução para uso do Guia 1
A essência do “Ser Acólito” Expressão singular da vivência da Fé
Virgem Maria.
1.
Ministério do Acólito UM MINISTÉRIO NA EUCARISTIA PARA A VIDA.
O Catolicismo E A ORTODOXIA
Vida Nova.
2 º Encontro. A igreja é a família de Deus Igreja é a reunião do povo de Deus. A palavra IGREJA significa: CHAMAR.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
encontro pessoal e comunitário com Jesus
11/10/20012 – 24/11/2013.
Religiões Uma síntese geral.
36º ENPL – Iniciação Cristã
Credo.
Batismo de Jesus.
A Trindade no Terceiro e Quarto Séculos
A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO A VINDA DO CONSOLADOR.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4 IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DE CAMPINAS Baseado no material das classes 1 a 4 IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA.
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
FEVEREIRO.
Encontro pessoal e comunitário com Jesus. Entrada e saudação Ato Penitencial e Ato Penitencial e Glória LITURGIA DA PALAVRA Profissão de Fé Oração dos.
O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Aula O que é a bíblia? Comunidade Javé Nissi
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado
iniciação cristã. A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã. Conta com o serviço da catequese.  Uma renovação de modalidade.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO

O catecismo na história da igreja A palavra catecismo vem do Grego, que significa INFORMAR, INSTRUIR E ENSINAR. Na palavra de Deus encontramos referencias sobre o termo “Catequizar”. Ex: Gl 6,6 e Lc 1,4 As primeiras pregações realizadas pelos Apóstolos eram verdadeiras catequeses, que apresentavam o anuncio do kerigma: quem é Jesus; sua paixão e morte na cruz; sua ressurreição; a salvação e a remissão dos pecados. (cf. Atos 2,42).

Necessidade do catecismo As comunidades vão crescendo e vão se espalhando pela Ásia e Europa. O tempo vai passando e os Apóstolos deixam seus sucessores, a pregação é feita com base nos ensinamentos dos Apóstolos, (Tradição), ladeada pela Sagradas Escrituras. Assim vai surgindo o Magistério, que é o ensinamento da Igreja para a realidade vivida no dado momento da História. Assim temos a Tríade ou o Depósito da Fé

AS HERESIAS DO SÉCULO i GNOSTICISMO: foi a primeira heresia que surgiu dentro da Igreja, já no primeiro século, e teve de ser combatida pelos Apóstolos São Paulo e São João. Era uma espécie de filosofia que queria substituir a Revelação; a “racionalização dos mistérios da fé” (gnose = conhecimento secreto). Acreditavam que havia dois princípios eternos: um bom e um mal; um grave erro, pois só existe um Deus bom. MONTANISMO: O movimento caracterizou-se como uma volta ao profetismo, pretendendo revalorizar elementos esquecidos da mensagem cristã primitiva, sobretudo a esperança escatológica. Acreditavam apenas na visão profética e desconsideravam o Magistério da Igreja. ARIANISMO: Ário de Alexandria defendia que Cristo era apenas uma criatura do Pai; a maior de todas, através da qual o Pai tinha criado as demais. Foi combatida por Santo Atanásio e condenada no primeiro Concílio da Igreja, o de Nicéia (325).

A DIDAQUÉ "Didaqué" é uma palavra grega que significa "instrução" ou "doutrina", e a obra era conhecida como "A Instrução dos Doze Apóstolos”. Esse documento, portanto, nos permite entender melhor as origens do cristianismo, nos dá uma ideia de como eram a iniciação, as celebrações, a organização e a vida das primeiras comunidades. Os autores dirigem seus ensinamentos especialmente às comunidades formadas pelos primeiros convertidos, que vinham principalmente do paganismo. Um ponto notável é o clima de preocupação que a comunidade vive dentro de uma sociedade estruturalmente pagã de não se confundir com o ambiente, de não se deixar manipular por aproveitadores oportunistas disfarçados de profetas.

O catecismo na contra reforma do séc. XVI Com a reforma a Igreja perdia muitos fieis, principalmente por falta do conhecimento da fé. Lembremos que neste século, a Palavra não estava na mão das pessoas, apenas escutavam na igreja e somente o clero e os nobres por permissão poderiam estudar. Para mudar a situação, o Papa Pio V, elabora o catecismo da Igreja Católica, que já por tradição era estruturado por 4 partes. O credo Os sacramentos Os mandamentos A Oração Cristã

Redação do cic Vaticano II e o Catecismo; No ano de 1992 lança A Constituição Apostólica FIDEI DEPOSITUM; Joseph Ratzinger. O "Catecismo da Igreja Católica" é fruto de uma vastíssima colaboração: foi elaborado em seis anos de intenso trabalho, conduzido num espírito de atenta abertura e com apaixonado ardor. “Em 1986, confiei a uma Comissão de doze Cardeais e Bispos, presidida pelo senhor Cardeal Joseph Ratzinger, o encargo de preparar um projeto para o Catecismo requerido pelos Padres do Sínodo. Uma Comissão de redação, composta por sete Bispos diocesanos, peritos em teologia e em catequese, coadjuvou a Comissão no seu trabalho.” (João Paulo II, Fidei Depositum)

Estrutura do cic O "Catecismo da Igreja Católica" trás o conteúdo em quatro partes: o Credo; a sagrada Liturgia, com os sacramentos em primeiro plano; o agir cristão, exposto a partir dos mandamentos; e por fim a oração cristã. Mas, ao mesmo tempo, o conteúdo é com frequência expresso de um modo "novo", para responder às interrogações da nossa época. As quatro partes estão ligadas entre si: o mistério cristão é o objeto da fé (primeira parte); é celebrado e comunicado nos atos litúrgicos (segunda parte); está presente para iluminar e amparar os filhos de Deus no seu agir (terceira parte); funda a nossa oração, cuja expressão privilegiada é o "Pai-Nosso", e constitui o objeto da nossa súplica, do nosso louvor e da nossa intercessão (quarta parte). (Pp João Paulo II).

1ª PARTE: a profissão de fé Primeira Seção: Eu Creio, Nós Cremos ( 26-148) Cap 1: O Homem é capaz de Deus (27- 49) Cap 2: Deus vem ao encontro do Homem (50- 141) Cap 3: A resposta do Homem a Deus (142-148) Segunda Seção: A Profissão da Fé Cristã (185- 1065) Cap 1: Eu creio em Deus Pai (198-421) Cap 2: Creio em Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus (422-682) Cap 3: Creio no Espírito Santo (683-1065) Nesta primeira parte, a sequência se dar como é rezado no credo tradicional.

2ª Parte: a celebração do mistério cristão Primeira seção: A Economia Sacramental (1076-1201) Cap 1: O Mistério Pascal no tempo da Igreja (1077-1134) Cap 2: A Celebração Sacramental do Mistério Pascal (1135-1209) Segunda Seção: Os Sete Sacramentos da Igreja (1210-1690) Cap 1: Os Sacramentos da Iniciação Cristã Batismo, Confirmação e Eucaristia (1212-1419) Cap 2: Os Sacramentos da Cura Penitencia e Unção dos Enfermos (1420-1532) Cap 3: Os Sacramentos de Serviço a Comunidade Ordem e Matrimônio (1533- 1666) Cap 4: outras celebrações liturgicas – Exéquias e sacramentais.

3ª parte: a vida em cristo Primeira Seção: A vocação do Homem a Vida no Espírito (Moral) Cap 1: A Dignidade da Pessoa Humana (1700-1876) Cap 2: A Comunidade Humana (1877-1948) Cap 3: A Salvação de Deus “Lei e a Graça” (1949-2051) Segunda Seção: Os Dez Mandamentos Trata das ações que fazemos segundo a Lei de Deus, e os pecados relacionados a cada mandamento. (2052-2557)

4ª Parte: a oração cristã Cap 1: A Revelação da Oração Cap 2: A Tradição da Oração Cap 3: A Vida de Oração Segunda Seção: A Oração do Pai Nosso (2759-2865) O Significado da oração com seu louvor e seus pedidos

A didática do catecismo Na 1ª e 2ª Parte Deus Que se revela ao Homem para SALVÁ-LO Busca viver segundo o Espírito, com atitude de Filho de Deus e vida de Oração. Na 3ª e 4 ª Parte A Resposta do Homem

A RELAÇÃO DO PREGADOR COM O CATECISMO Quem anuncia precisa conhecer aquilo que é anunciado; O pregador não é um formador, porém precisa conhecer os termos e as questões da fé, afim de dá fundamentação as suas afirmações; O Senhor Jesus passou por toda a Galileia pregando e ensinando (Mt 4.23; 11.1). Essas duas coisas são inseparáveis mas também distinguíveis. A pregação chama pessoas à fé em Cristo e os exorta a viver uma vida digna da vocação a que foram chamadas (Ef 4.1). O ensino foca mais em ajudar as pessoas a crescerem no conhecimento da salvação.

Louvado seja Nosso senhor Jesus cristo !!!