ATUALIDADES TERRORISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociólogo Demétrio Magnoli 4:58...
Advertisements

Acordo de Oslo, árabe-israelense, 1993
PODER PARALELO.
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
EUA PÓS-GUERRA FRIA Prof. Alan Carlos Ghedini
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Fonte: Grande Reportagem, 17 de abril de 2004
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
1) Recentemente um grande número de protesto acorreram e ainda ocorrem no território brasileiro. O que deu origem a estes protestos e quais foram as principais.
Em 2014, o mundo tem um califado islâmico.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
Conflito árabe-israelense
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
O ESTADO ISLÂMICO.
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
ESTADO ISLÂMICO.
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
Atentados terroristas de 11 de setembro de 2001
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
AULA CAPÍTULO 17 2º ANO ENSINO MÉDIO PROFESSOR GUSTAVO MACIEIRA - GEOGRAFIA.
CONFLITOS SEPARATISTAS EUROPEUS
Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional.
Oriente Médio Guerra do Líbano. A guerra civil no Líbano foi resultado das tensões e conflitos entre árabes e israelenses pela posse do território da.
UM MUNDO E VÁRIAS TEORIAS: A MULTIPLICIDADE DE TEORIAS DAS RI NO MUNDO ATUAL SNYDER, JACK. ONE WORLD, RIVAL THEORIES. FOREIGN POLICY, N 145, TRI.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Guerra do Vietnã. A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã.
ATUALIDADES ENEM: GUERRA CIVIL NA SÍRIA CIC/2016.
CONFLITOS TERRITORIAIS NO MUNDO. QUESTÃO PALESTINA TERRITÓRIO SAGRADO TANTO PARA JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS CONFRONTO ENTRE JUDEUS (ISRAEL) E ÁRABES.
MUNDO BIPOLAR: A QUESTÃO JUDAICO- PALESTINA pp Prof. Rodrigo Calsani.
ÁSIA OCIDENTAL E MONÇÔNICA AULA 10. Judaísmo Islamismo Cristianismo Confucionis mo Zen Budismo Taoísmo Hinduísmo Zoroatrismo.
GUERRAS NA GUERRA FRIA Jonatas Carvalho. GUERRA DA COREIA – 1950 – Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo)
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Os países que criam e os que recebem migrantes forçados
Pérsia.
ORIENTE MÉDIO MÓDULO 5 – FRENTE C CIC/2017.
Professor estagiário Valdecir Luís Hohnsee
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
ÁSIA Ocidental E MONÇÔNICA
Conflitos do Oriente Médio
O Conflito Na Palestina
Nova Ordem Mundial.
‘’ O menino do pijama listrado’’
Os conflitos na Síria e desdobramentos possíveis
Hebreus.
Trabalho de Geografia-Apartheid
O Islã Idade Média.
GEOPOLÍTICA DA EUROPA ii
Definição É derivado de “terror”;
Panorama Econômico Mundial 2014
CONFLITOS MUNDIAIS Prof.André T. Neto.
8º Ano.
Guia Abril do Estudante
Geopolítica - conflitos
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
Conselhos para um bom Semestre
Guerra Fria.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
História e revelações da vida de Osama bin Laden
Conflitos entre árabes e israelenses 29 de setembro de 2016
PALESTINA 1917, o diplomata britânico Lord Balfour propõe a criação do Estado judaico na região da Palestina (Declaração de Balfour) A Migração judaica.
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
Curdistão 31 de outubro de 2016
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Professora: Janaína Vargas
As ofensivas contra o Afeganistão e o Iraque
EUROPA – FRAGMENTAÇÃO E SEPARATISMO
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar)...\..\videos\200 milhões de mortos - As Invasões Bárbaras.avi..\..\videos\200.
A AMEAÇA DO TERRORISMO DESTRUIÇÃO Os atentados de Casablanca, Marrocos, em maio de 2003, causaram 44 mortos. Fonte: Grande Reportagem, 17 de abril de 2004.
Transcrição da apresentação:

ATUALIDADES TERRORISMO Professora - Arluce Dantas Bezerra

TERRORISMO O que vem à sua cabeça quando a palavra “terrorismo” é citada?

TERRORISMO

TERRORISMO

TERRORISMO A história está repleta de atentados terroristas. Os mais recentes que chocaram o Ocidente aconteceram em Paris: os ataques ao jornal francês Charlie Hebdo em janeiro de 2015 e a série de ataques coordenados, com explosões e tiroteios em seis diferentes locais da cidade em novembro do mesmo ano.

TERRORISMO

TERRORISMO ”Cem chibatadas se você não morrer de rir!”.

TERRORISMO Os dois atentados foram assumidos pelo Estado Islâmico (EI). O Estado Islâmico é a face mais temida do terrorismo hoje. O grupo ocupou territórios da Síria e do Iraque, onde anunciou um califado islâmico. Sua luta é contra o modo de vida do Ocidente e pela unificação dos muçulmanos em um território. Seus atos são conhecidos pela crueldade como massacres em massa, decapitação de “infiéis” e a destruição de patrimônios da humanidade.

TERRORISMO Existem dezenas de grupos terroristas espalhados pelo mundo, como os jihadistas da Al-Qaeda, com células no Oriente Médio e na Europa, e do Boko Haram, que atua na Nigéria. Outros grupos optaram pelo uso da violência e ataques terroristas como ação tática de uma causa, como os separatistas do ETA, do País Basco, e os católicos do IRA, da Irlanda.

TERRORISMO Mas como definir o que é terrorismo? Ainda não existe uma definição ou conceito universal. Pode-se dizer que o terrorismo é o uso do medo e da violência contra pessoas ou coisas, como forma de atuação política. Ao suscitar esse sentimento de pavor na sociedade, o terrorismo enfraquece politicamente governos, Estados ou o poder estabelecido. As definições de terrorismo são tão imprecisas que alguns grupos são considerados terroristas por alguns países e não por outros. Os manuais do Exército dos EUA, por exemplo, definem terrorismo como “a ameaça calculada ou uso da violência para obter metas políticas, religiosas ou ideológicas, conduzidas através da intimidação e da disseminação do medo”.

TERRORISMO A palavra terrorismo deriva do latim terror, que significa medo ou horror. Mas a palavra foi usada pela primeira vez após a Revolução Francesa. Os anos de 1793 e 1794 ficaram conhecidos como a época do “Reino do Terror”. Os revolucionários no poder prenderam e executaram os suspeitos de conspiração e oposição ao regime. Esses líderes ficaram conhecidos como “os terroristas”. O líder jacobino Robespierre mandou guilhotinar mais de 12 mil pessoas, eliminando os possíveis opositores do governo recém-instaurado.

Terrorismo globalizado.

Terrorismo globalizado. Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, praticados pela rede Al-Qaeda, o conceito de terrorismo mudou radicalmente.

Terrorismo globalizado. No primeiro discurso depois do atentado das Torres Gêmeas, o presidente norte-americano George W. Bush declarou uma guerra global contra o “terrorismo”. Depois do 11 de setembro, o terrorismo ganhou maior relevância na agenda das relações internacionais e começou a ser considerado a principal ameaça à paz e segurança internacional.

Grupos terroristas da atualidade: Al-Qaeda Com nome que significa “a base” em árabe, ficou conhecida pelos atentados às Torres do World Trade Center em Nova York. Surgiu no Afeganistão em 1980 como resistência à União Soviética, que sustentava o regime comunista no país. Inicialmente era apoiado pelos Estados Unidos. Na década de 1990 o movimento começou a pregar a luta contra o Ocidente.

Al-Qaeda foi criada por Osama Bin Laden em 1989

Grupos terroristas da atualidade: Boko Haram O significado do seu nome é “a educação não islâmica é pecado”. O Boko Haram é também uma organização antiocidental que objetiva implantar a lei islâmica no território da Nigéria. Ela foi fundada em 2002, mas ganhou notoriedade maior em 2014 com o sequestro de centenas de meninas estudantes, além de uma série de atentados que resultou em uma grande quantidade de mortes.

Boko Haram 53 delas conseguiram escapar e relataram a horrível experiência. Segundo elas, as vítimas estão sendo estupradas pelo grupo e vendidas como escravas sexuais. De acordo com alguns parentes das vítimas, as meninas estão sendo vendidas como noivas a militantes do grupo por cerca de 12 dólares.  A polícia local já chegou a oferecer o equivalente a 669 mil reais de recompensa a quem fornecesse informações sobre o paradeiro das centenas de meninas sequestradas. O líder do grupo é Abubakar Shekau, que apareceu em um vídeo dizendo ser o autor dos sequestros. 

Grupos terroristas da atualidade: Estado Islâmico Grupo terrorista jihadista que age na Sìria e no Iraque. Surgiu em 2013 como uma dissidência da Al-Qaeda. O seu líder é Abu Bakr al-Baghdadi, que liderou a Al-Qaeda no Iraque em 2010 e que havia participado da resistência à invasão dos Estados Unidos ao território iraquiano em 2003. O objetivo do EI é a criação de um califado e a luta contra a influência do Ocidente.

Grupos terroristas da atualidade: Hamas (Movimento da Resistência Islâmica) Um dos principais grupos extremistas contrários à existência do Estado de Israel. Foi criado em 1987 a partir da Intifada (revolta palestina contra a ocupação israelense). A organização promove ataques terroristas suicidas contra judeus.

Grupos terroristas da atualidade: IRA (Exército Republicano Irlandês) Organização terrorista católica da Irlanda do Norte, que começou a atuar nos anos 60. A Irlanda do Norte tem maioria de protestantes. Os unionistas protestantes (60% da  população) querem que a região continue ligada ao Reino Unido, mas os nacionalistas católicos querem a reunificação com a República da Irlanda, um país de maioria católica.

Grupos terroristas da atualidade: Jihad Islâmico Formada por jovens palestinos no Egito em 1980, a organização é apontada como a responsável pela morte de 18 soldados em um ponto de ônibus em Beit Lid, em 1995. Organizações de caráter religioso buscam expulsar os palestinos e impedir negociações de paz entre a OLP e Israel