CAPÍTULO 7 O LIXO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
Advertisements

Lixo Orgânico Componentes: Catarina Lima Daniel Lima
Treinamentos A questão do lixo.
O DESTINO DO LIXO.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Coleta Seletiva e Reciclagem
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Aterro sanitário e lixão: qual a diferença?
Lixo e Reciclagem Ivone Riquele UniGaia-Brasil.org brasil.org.
POLUIÇÃO AMBIENTAL. O termo poluição refere-se à presença concentrada no ambiente de determinadas substâncias ou agentes físicos (poluentes) que afetam.
Disciplina: Educação Ambiental.  A maior parte dos problemas de saúde pública está diretamente relacionada com descarte inadequado dos resíduos sólidos.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
Política Nacional de Resíduos Sólidos Responsabilidades do Poder Público Municipal.
O que é Lixo??? Essa é uma pergunta que atualmente pode ter respostas diferentes. A princípio lixo é tudo aquilo que é descartado, que não é mais utilizado.
Como contribuir com a reciclagem na sua própria casa.
COMPOSIÇÃO DO AR  O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases.
O que é uma composteira?.
Coleta de lixo e limpeza pública
Fontes alternativas de energia
Gerenciamento de Resíduos Sólidos Domésticos.
A tecnologia em prol da ecologia
Centro Educacional Usinas ou estação de reciclagens: Como funciona? São auto-sustentáveis? Gera renda? Grupo: Hilary nº 7 Maria E. Borges nº20 Maria.
Serviços Urbanos Coleta lixo e limpeza pública
LIXÃO x ATERRO SANITÁRIO
Poluição no Ar e Poluição do Solo
Ciências Naturais – 8.º ano
Reciclar é mesmo a solução?
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS - LEI 12305/2010
Capítulo 19 O Lixo. Capítulo 19 O Lixo LIXO É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas.
O ambiente O ambiente é muito importante, porque sem ele ninguém conseguia viver.
UM PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL
Problemas Ambientais Urbanos
Correção das atividades
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA MORALLES & BILL GERENCIAMENTO AMBIENTAL.
Quiz - lixo.
A Política Dos 3R`s (Reduzir, Reciclar, Reutilizar).
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Arquitetura Sustentável
Você costuma compartilhar os conhecimentos que adquire?
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
MEIO AMBIENTE É o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos.
RESÍDUO SÓLIDO. ABNT “Resíduos no estado sólido ou semi-sólido, que resultam das atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola,
Consumo- Sustentável Alunas:Maria Gabryella,Flávia Souza Turma:23:10.
OFICINA DE BRINQUEDOS.
RECICLAGEM: VAMOS PRATICAR?
Reciclagem – um ato sustentável
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
Poluição da água.
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PALESTRANTE:
RECICLAGEM Maria Fialho.
Ecologia.
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO NÃO ESTRUTURAL Tiago Aparecido de Oliveira, Ródney Silvério Costa Junior, Rafael Marçal.
Composteiras em madeira e tela Composteira de apartamento
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Caminhos do lixo.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
OS CAMINHOS DO LIXO -DI=O LIXO AO LUXO
Lixo – uma História Antiga... Por causa da industrialização, do aumento da população e da febre de consumo que impera no mundo, estamos transformando.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
ESTUDOS PRELIMINARES 1- CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS GERADOS EM BITURUNA – PR   2- BALANÇO DE MASSA E REINTEGRAÇÃO AMBIENTAL.
RECICLAGEM. O QUE É RECICLAGEM Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou.
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 7 O LIXO

Lixo = Resíduos sólidos Somente os resíduos sólidos considerados inúteis são considerados lixo. A maior parte dos resíduos sólidos pode ser reaproveitada ou reciclada.

Lixo como problema ambiental A grande quantidade de lixo produzida no planeta e o destino inadequado do lixo são graves problemas ambientais. Fatores que favorecem a produção de lixo no planeta: Crescimento populacional Industrialização Produtos descartáveis Sofisticação das embalagens Consumismo exagerado

Tipos de lixo Lixo doméstico Também chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis em geral, entre outros.

Tipos de lixo Lixo comercial Gerado pelo comércio em geral. É composto especialmente por papéis, papelões e plásticos.

Tipos de lixo Lixo industrial Origina-se das atividades das indústrias, pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos e outros.

Tipos de lixo Lixo da área da saúde Também chamado de lixo hospitalar. Proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e consultórios médicos, veterinários e odontológicos. Composto por seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos, etc. Este tipo de lixo é muito perigoso e deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final.

Tipos de lixo Lixo da limpeza pública Composto por folhas em geral, galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeiras e móveis danificados.

Tipos de lixo Lixo nuclear Decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos.

Tipos de lixo Lixo eletrônico É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Destino do lixo- Lixão Lixo fica acumulado ao ar livre, sem nenhum tratamento. A matéria orgânica em decomposição atrai moscas , mosquitos, baratas, ratos e outros animais transmissores de doenças.

Destino do lixo- Lixão A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um caldo malcheiroso, o chorume. No chorume podem ser encontrados além de matéria orgânica, produtos tóxicos como chumbo, mercúrio que se originam de tintas, solventes, pilhas, lâmpadas fluorescentes. Quando o chorume é carregado pelas chuvas, pode contaminar rios e águas subterrâneas.

Destino do lixo- Aterro sanitário O lixo é depositado em trincheiras que são abertas no solo e forradas com manta impermeável ou argila para proteger o solo. Também possui um sistema para escoamento do chorume e da água das chuvas e uma tubulação para saída de gases, principalmente metano.

Destino do lixo- Aterro sanitário Um trator amassa o lixo, compactando-o e depois essa camada de lixo é coberta por terra que também é compactada. Uma outra camada de lixo. é depositada e assim por diante.

Destino do lixo- Aterro sanitário O chorume é captado para lagoa de chorume para ser tratado.

Destino do lixo- Aterro sanitário

Destino do lixo- Aterro sanitário O aterro sanitário necessita de áreas muito grandes e tem capacidade de utilização limitada. Vantagens do aterro sanitário: Se for bem construído, não polui o ambiente e impede a propagação de mau cheiro e a reprodução de insetos e ratos. Sua camada impermeabilizante protege o solo, a água dos rios e dos lençóis subterrâneos.

Destino do lixo- Incineração É a queima do lixo em equipamentos que funcionam em alta temperatura (incineradores), mas é preciso ter filtros para evitar a poluição do ar. Reduz bastante o volume de resíduos e destrói os microrganismos que causam doenças, contidos no lixo hospitalar.

Destino do lixo- Compostagem Transforma a matéria orgânica (papel, restos de comida, estrume, folhas) em adubo ou composto.

Destino do lixo- Compostagem O composto é resultado da decomposição do lixo orgânico feita pelas bactérias e fungos; substâncias orgânicas complexas são transformadas em substâncias minerais que podem fertilizar as plantas. 1 tonelada de lixo orgânico rende 50 kg de composto

Destino do lixo- Compostagem Além do adubo, a decomposição do lixo orgânico produz gases que podem ser aproveitados como combustíveis. Nesse caso, a matéria orgânica é colocada em recipientes grandes e fechados chamados biodigestores, onde será produzido o biogás, que polui menos do que os combustíveis derivados de petróleo.

Destino do lixo- Compostagem Vantagens da compostagem: Diminui o volume de lixo que vai para aterros sanitários Produz composto, que é fertilizante para as plantas Produz o biogás, que é combustível e polui menos que os combustíveis derivados do petróleo

Destino do lixo- Reciclagem Reciclagem é o reaproveitamento de certos materiais do lixo. O papel pode se ser reciclado para produção de jornais, embalagens, cadernos, etc. O metal, o vidro e o plástico também podem ser reciclados. Mais de 30% do lixo doméstico pode ser reciclado.

Destino do lixo- Reciclagem Importância da reciclagem: A quantidade de papel que uma pessoa de um país desenvolvido joga fora por ano equivale à quantidade produzida por 2 árvores derrubadas. Cada tonelada de papel reciclado equivale a cerca de 20 árvores que deixaram de ser derrubadas. O papel e o papelão são os materiais mais coletados e reciclados (80% é reciclado no Brasil) O processo de reciclagem do papel gasta menos energia do que a produção de papel com a celulose das árvores. O processo poupa celulose e também poupa energia. A produção de vidro reciclado economiza 75% de energia em relação da produção de vidro não reciclado e a produção de metal reciclado economiza 85% de energia.

Destino do lixo- Reciclagem Para materiais serem encaminhados para reciclagem, é necessário fazer a coleta seletiva.

Destino do lixo- Reciclagem

Destino do lixo- Reciclagem Símbolos da reciclagem

Destino do lixo- Reciclagem Os tipos de plásticos são indicados por números.

Destino do lixo- Reciclagem Vantagens da reciclagem: Evita a poluição do solo e da água com produtos tóxicos Diminui o volume de lixo que vai para aterros sanitários e lixões Gera trabalho formal e informal na coleta de materiais e nas usinas de reciclagem Poupa recurso naturais Economiza energia

Consciência e ação Para melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida de todas as pessoas, todos nós- a população, os governos e as instituições públicas e privadas- precisamos conhecer as questões relacionadas com o lixo e tomar atitudes que diminuam o volume de lixo e que favoreçam tratamentos adequados .

Atitudes que você mesmo pode fazer no seu dia a dia: Consciência e ação Atitudes que você mesmo pode fazer no seu dia a dia: Não jogue lixo nas praias e na rua Evite produtos descartáveis Faça doações de roupas, brinquedos, livros, utensílios que puderem ser reaproveitados Reutilize frascos de alimentos, copos de requeijão e outros Use os 2 lados das folhas de papel Separe papeis, vidros, metais e plásticos para coletores ou catadores

Consciência e ação

Consciência e ação O óleo usado pode ser armazenado em garrafas plásticas de 2 litros e com esse óleo pode-se fazer sabão.

Consciência e ação Entregue lâmpadas fluorescentes nos locais adequados.

Consciência e ação Entregue pilhas e baterias nos locais adequados.