Relés Automotivos Definição Características

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Relés Automotivos Definição Características Tipos e Aplicações em Geral Efeitos que Podem Gerar Problemas Norma DIN

Definição Básica Relé é um dispositivo que abre a fecha um circuito elétrico, permitindo ou bloqueando o fluxo de corrente elétrica. É semelhante a um interruptor de luz, com diferença de que o relé não é ligado ou desligado por uma ação manual humana, mas sim por meio elétrico através de uma bobina. Há inúmeras aplicações para os relés, mas focaremos nos relés usados na área automotiva.

Características: Resumo das Grandezas Básicas Tensão Elétrica – É diferença de potencial elétrica necessária para movimentar uma carga elétrica entre dois pontos. Corrente Elétrica – É o deslocamento de cargas elétricas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.  Resistência Elétrica – É a "dificuldade" encontrada pela passagem de corrente elétrica por um condutor submetido a uma determinada diferença de potencial elétrico. Potência Elétrica – É definida como a quantidade de energia para realizar um trabalho, em uma determinada fração de tempo.

Resumo das Grandezas Básicas no Relé Tensão Elétrica (bobina/contato) – É o valor da diferença de potencial elétrico para o funcionamento do relé. A tensão nominal dos relés automotivos são: 12V para carros e motos e 24V para ônibus e caminhões. Corrente Elétrica (bobina/contato) – É a corrente que passa pelos condutores (bobinas, terminais e contatos). Resistência Elétrica (bobina/contato) – É a resistência da bobina do relé e entre os terminais de ligações. Potência Elétrica (bobina/contato) – Trabalho realizado pela corrente elétrica na bobina e nos contatos do relé.

Resumo das Grandezas Básicas no Relé A unidade de medida dessas grandezas são: Tensão Elétrica – Volt (V). Corrente Elétrica – Ampère (A). Resistencia Elétrica – Ohm (Ω). Potência Elétrica – Watt (W)

Tipos de Relés Automotivo Os relés automotivos são divididos em duas categorias: Relés Auxiliares Relés Eletrônicos

Relés Auxiliares Também conhecidos como relés eletromecânicos. Eles ‘auxiliam’ na ligação de diversos componentes automotivos, por exemplo: bomba de combustível, vidros e travas elétricas, farol baixo e alto, etc. Sua estrutura é constituída basicamente dos componentes: bobina, contatos e terminais.

Versões do Relé Auxiliar Ele pode ser encontrado geralmente em quatro configurações: Relé Normalmente Aberto (NA) Relé Normalmente Fechado (NF) Rele Reversor (REV) Relé Duplo Normalmente Aberto (DuploNA)

Esquema Simplificado

Relé Normalmente Aberto (NA) Usado geralmente na ligação de algum dispositivo. Quando a sua bobina é energizada ele fecha os contatos e liga a carga.

Relé Normalmente Fechado (NF) Usado geralmente no desligamento de algum dispositivo. Quando a sua bobina é energizada ele abre os contatos e desliga a carga.

Relé Reversor (REV) Seria a junção dos dois tipos anteriores (NA e NF). Quando sua bobina é energizada ele fecha o contato NA e abre ao contato NF, ou seja, ele liga um dispositivo e desliga o outro.

Relé Duplo Normalmente Aberto(Duplo NA) Semelhante ao NA, porém com uma saída adicional NA no lugar da saída NF. Usado para energizar dois dispositivos distintos.Quando a sua bobina é energizada ele fecha os contatos e liga as cargas.

Pinagem e Ligação (Auxiliar) A pinagem mais comum dos relês auxiliares segundo a norma DIN são: 30 – Positivo da Bateria +12V ou +24V 85 – Negativo da Bobina do Relé 86 – Positivo da Bobina do Relé 87 – Saída Contato Normalmente Aberto 87a - Saída Contato Normalmente Fechado

Esquema Pinagem

Tensão Reversa no Relé No momento em que um relé é desligado, as linhas de força do intenso campo magnético gerado pela bobina que se encontravam em seu estado de expansão máxima se contraem. Nessa contração, as espiras da bobina são "cortadas pelo campo magnético", realiza a indução de uma tensão elétrica nos terminais da bobina . Essa tensão tem polaridade oposta àquela que criou o campo e pode atingir valores muito altos (em média cerca de dez vezes). O problema é que essa tensão reversa pode danificar os componentes que podem estar ligados no mesmo circuito em que está ligada a bobina. Há duas formas de contornar esse problema: utilizando em paralelo com a bobina um resistor que diminui a tensão reversa em até 2/3 ou usando um diodo polarizado inversamente em relação a tensão de acionamento que diminui a tensão reversa em 90%.

Tensão Reversa no Relé 12V Tensão Reversa Bobina 12V Tensão Reversa Bobina 12V com Resistor Tensão Reversa Bobina 12V com Diodo

Tensão Reversa no Relé 24V Tensão Reversa Bobina 24V Tensão Reversa Bobina 12V com Resistor Tensão Reversa Bobina 24V com Diodo

Relés Eletrônicos São relés que contém um circuito eletrônico ligado a um relé eletromecânico em seu interior. Eles são divididos em dois grupos: Relés Pisca. Relés Temporizadores.

Relés Pisca Tem uma funcionalidade principal: acendimento da luz indicadora de direção e a luz de pisca-alertas em determinada frequência. Alguns tem a função de aviso de queima de lâmpada.

Pinagem e Ligação (Pisca) A pinagem mais comum dos relês pisca segundo a norma DIN são: 31 – Negativo da Bateria 49 – Entrada Positiva +12 ou +24 49a – Saída para Lâmpada Pisca K1 – Lâmpada Piloto

Relés Temporizadores São relés que temporizam o acionamento ou desacionamento de algum dispositivo. Geralmente existem diversos tipos e cada um com uma função diferente.

Pinagem e Ligação (Temporizadores) A pinagem mais comum dos relês temporizadores segundo a norma DIN são: 15 – Pós Chave de Ignição +12V ou +24V 30 – Direto da Bateria +12V ou +24V 31 – Negativo da Bateria 87 – Saída Contato Normalmente Aberto

Efeitos que Podem Gerar Problemas Os relés quando usados de forma incorreta ou fora de suas especificações técnicas poderão gerar diversos problemas de funcionamento, não irão funcionar, terão sua vida útil reduzida, estragar componentes onde estão ligados e até poderão se queimar. Por isso é muito importante que o relé seja usado dentro dos parâmetros técnicos especificados e na sua devida função. Segue os principais efeitos que podem gerar defeitos no relés.

Isso irá acarretar a perda de garantia do produto Mau Uso x Problema Tensão Acima do Especificado Queima do Relé, Funcionamento Irregular. Tensão Abaixo do Especificado Não Funcionamento, Funcionamento Irregular. Corrente nos Contatos Acima do Especificado Diminuição da Vida Útil, Sobreaquecimento e/ou Queima Relé Potência Acima do Especificado Ligação Errada dos Terminais Queima do Relé, Não Funcionamento Aplicação Errada Funcionamento Irregular, Queima do Relé, Queima de Dispositivo Instalação em Local Inapropriado (entrada de água, poeira, etc) Isso irá acarretar a perda de garantia do produto

Norma DIN C Saída para lâmpada piloto 54L Saída para lâmpadas da carreta esquerda K1 Saída para lâmpada piloto 1 54R Saída para lâmpadas da carreta direita K2 Saída para lâmpada piloto 2 54g Válvula de retardo do freio T Entrada positiva do esguicho do limpador 55 Lâmpada de neblina I Entrada da chave temporizada do limpador 56 Positivo para faróis alto e baixo L Entrada da chave de seta esquerda 56a Farol alto R Entrada da chave de seta direita 56b Farol baixo LL Saída para lâmpada do 'Cavalo' esquerda 57 Lâmpada de posição Lateral RR Saída para lâmpada do 'Cavalo' direita 57a Lâmpada de estacionamento 1 Bobina de ignição 57L Lâmpada de estacionamento esquerda 1a Platinado 57R Lâmpada de estacionamento direita 4 Bobina de ignição alta tensão 58 Lâmpada de posição traseira / licença 15 +12V (+24V) após chave de ignição 58d Lâmpada de iluminação do painel (dimmer) 30 +12v (+24V) direto da bateria 58L Lâmpada de posição esquerda 30a Chave seletora série / paralelo (12V / 24V) 58R Lâmpada de posição direita 31 Terminal negativo da bateria 71a Buzina 31b Negativo via chave ou relé 72 Chave do Alarme 31c Entrada negativa do esguicho 75 Acendedor de cigarros / radio 49 Entrada + 12V (+24V) do rele de pisca 81 Chave Seletora NF entrada ( normal fechada) 50 Motor de Arranque 81a Chave seletora contato NF ( normal fechada) 51 Alternador 85 Lado negativo da bobina do rele 53 + Motor do limpador de para brisa 86 Lado positivo da bobina do rele 53a Automático de parada do limpador 87 Terminal NA (normalmente aberto) do rele 53c Entrada positiva do esguicho 87a Terminal NF (normalmente fechado ) do rele 53e Esguicho 87b 2° Terminal NA (normalmente aberto) do rele 53m Saída para motor do limpador 49a Saída para lâmpada do rele de pisca 53S Retorno do motor do limpador S Entrada negativa do sensor nível d'agua 54 Luz de freio W Ligar na saída W do interruptor (Para temporizadores) saída para o interruptor  

Para maiores informações consulte o nosso catálogo ou acesse o nosso site http://www.relemix.com.br Obrigado! Elaborado: R. Valentim Revisado: J. Cardoso