Tiago Felipe Ribeiro de Morais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LAJES PRÉ-FABRICADAS EM CONCRETO PROTENDIDO CÁLCULO E PRODUÇÃO
Advertisements

CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
SISTEMA CONSTRUTIVO PAREDE DE CONCRETO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO ESTRUTURAS METÁLICAS E SUAS APLICAÇÕES ESTRUTURAS METÁLICAS E.
REPRESENTAÇÃO DE PILAREs DE concreto armado
Arquitetura Brutalista Um movimento arquitetônico desenvolvido por arquitetos modernos em meados das décadas de 50 e 60. Um movimento arquitetônico desenvolvido.
Projeto Paredes de Concreto Fôrmas Encontro com Fornecedores.
Apresenta Novidade destinada à Empresas no segmento de construção civil Inventor: João Queiroz Anunciação.
FUNDAÇÕES Prof. Heliton Lourenço Engenheiro Civil Engenheiro de Segurança do Trabalho Especialista em Gestão Ambiental de Municípios Curso de Engenharia.
UNIDADE III PILARES.
E STACAS P RÉ - MOLDADAS ( FABRICADAS, DE CONCRETO ) – F ABRICAÇÃO, N ORMAS E D ESAFIOS Engo. Roberto José Foá.
Avaliação do Concreto Leve Estrutural com Adição de EPS Reciclado Beatriz Correa Xavier Fabrício Bassani André Soares Mendes.
Cálculo de um mezanino em Painel Wall
Estudos preliminares e projeto PROFESSOR: GEORGE NUNES SOARES.
FORMAS – MATERIAIS painéis de laje em madeira – MOLDE FONTE: MERCIA E MELHADO (1998)
Construção de Drogaria com uso de Piso Autodrenante GRUPO 4.
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I
STEEL DECK.
Cronograma geral da obra
PROJETO E LANÇAMENTO DE ESTRUTURAS LAJE MACIÇA
INTRODUÇÃO As instalações prediais de água fria são dimensionadas atendendo às recomendações da NBR 5626/98: Limite de velocidade máxima de 3m/s; Cargas.
9. Acessórios (suportes)
VALORES CARACTERÍSTICOS DAS AÇÕES USUAIS NAS ESTRUTURAS
ENGENHARIA IV Laje Plana Protendida
LAJES.
ISOSTÁTICA Curso: Engenharia Civil Professor Vinícius A. Martins
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
DIREITO PENAL GRUPO 5 ARTIGOS: 308, 309, 310 ALUNAS: GABRIEL ANONIASSI
Alunos:  Daniel de Souza  Guilherme Machado  João Paulo Nakaia  Matheus Machado  Pablo Lima  Victor Teixeira  Welithon Pereira  Yuree Curado.
DURABILIDADE E SEGURANÇA EM ESTRUTURAS DE CONCRETO
PROJETO ARQUITETÔNICO I
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
Sistemas estruturais de forma ativa
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Tiago Felipe Ribeiro de Morais
PEF 2604 PILARES.
Transporte e Logística
REPRESENTAÇÃO DE FUNDAÇÕES DE concreto armado
AVALIAÇÃO DO IMPACTO ENERGÉTICO E ECONÓMICO DE DIFERENTES SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS ENGº PAULO BALACA 1 MESTRE EM ENGENHARIA MECÂNICA,
l     ESTRUTURAS DE AÇO PÓRTICOS PLANOS – PRÉ-DIMENSIONAMENTO h
Telemóveis Inteligentes Computador Transístores
REPRESENTAÇÃO DE Lajes DE concreto armado
Alvenaria Estrutural de Blocos de Concreto
AGENCIA DO BANCO DO BRASIL EM ALDEOTA - FORTALEZA
abcem
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Laboratório de Materiais de Construção I TL2: Blocos de Concreto
AULA 01 - Conceitos Gerais sobre Projeto Arquitetônico.
Fundação Profunda NBR 6122 – FUNDAÇÃO PROFUNDA
FUNDAÇÕES Prof.º Talles Mello.
Alunos: Breno Amaral e David Fernandes Prof.ª.: Mirela Dalvi LAJE MACIÇA CONVENCIONAL CONVENCIONAL.
Equipe: Daniela Guilherme Marcos Mario Michelle RADIER UNICAP Professora: Karla Leite.
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
Obras Realizadas Apresentação de obras realizadas.
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
PERDAS DE PROTENSÃO a) perda por deformação da ancoragem e b) Relaxação da armadura até efetivação da protensão c) Deformação imediata do concreto. a)
ASSUNTO 3: INSTRUMENTOS DE OBRAS SUBTERRÂNEAS EQUIPAMENTOS SUPERFICIAIS DE TUNEIS Aluno:
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS Prof. Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
Desde 2003 a empresa vem atuando no mercado com a colocação de gesso
COBERTURAS Função da cobertura:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
SISTEMA DE DRYWALL NA CONSTRUÇÃO CIVIL RIBAMACIO DE LIMA CAVALCANTI CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL Orientador: Prof. MSc Herenice Moreira Serrano.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS Esteira de acúmulo Aluno: Daivison Campos Ferreira Orientador: Ricardo Ciuccio.
COBERTURAS C ARACTERÍSTICAS T ÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO Autor: Magaly Araújo.
M ARCIO V ARELA. Normas NBR 6118/03 – Projeto e Execução de Concreto Armado NBR 7222/94 – Argamassas e Concreto - Resistência à compressão NBR 12655/06.
Estruturas na Arquitetura IV Projeto – A1
Corte e dobra de aço Equipamentos
Transcrição da apresentação:

Tiago Felipe Ribeiro de Morais CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS Missão: Formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras Ana Luyza Berti Luana El Guedr Renato Machado Tiago Felipe Ribeiro de Morais Disciplina: Engenharia IV Professor(a): Elias Ramos Turma: Arquitetura e Urbanismo, 6° período B Turno: Noturno Foz do Iguaçu 2016

Laje Pré-Moldada Protendida

Processo de Fabricação São feitas cinco vigotas de 173m que aproximadamente conseguem cobrir 800m² de laje , e as vigotas são cortadas de acordo com a necessidade do cliente . De acordo com o vão e a sobrecarga são dimensionadas o tipo de vigota a ser utilizada , se utilizam vigotas de 3 a 7 fios de acordo com a necessidade da obra Utilizasse um aço especial de 4mm próprio para proteção o CP 175 e 3 vezes mais forte que o aço convencional (processo de fabricarão de uma empresa especifica Protempar)

Os fios de aço são presos em uma das extremidades da pista para, em seguida, serem esticados por macaco hidráulico e presos na outra extremidade. São usadas cunhas especiais para manter a tensão aplicada nos fios, evitando assim, a relaxação natural do aço.

Em seguida, os agregados da massa de concreto são dosados por balanças eletrônicas controladas por computador. A massa é batida e levada até a máquina extrusora que molda as viguetas no formato “T”. Quando o concreto está curado, as viguetas são serradas nos tamanhos adequados para cada obra.

Processo de fabricação São constituídas por concreto estrutural, executadas industrialmente sob rigorosas condições de controle de qualidade, com seção de concreto usualmente formando um “T” invertido, com armadura ativa pré-tensionada totalmente englobada pelo concreto da vigota, também designada em projeto como LP (Laje Protendida).

Ex: de Vigueta com 7 fios e EPS de 12 cm de altura que serve para grandes vãos e sobrecargas. As Lajes pré moldadas com EPS deixa a laje mais leve é muito mais viavel do que com cerâmicas.

Vantagens Permite atingir vãos e cargas elevadas , ate mesmo na etapa de montagem Redução significativa de escoramento Vãos maiores sem aumento da espessura Redução do volume de concreto Redução do preso próprio Redução de vigamentos e pilares Diminuição da mão de obra Remoção antecipada do escoramento Diminuição de fissuras

Vigotas Protendidas com EPS

Pilares Detalhamento dos pilares com dimensões de 15x40m utilizando o espaçamento das paredes para melhor acabamento colocados de 5 à 7m.

Divisórias Detalhamento das divisórias feito em gesso acartonado Divisórias em alvenaria

Vigas Disposição das vigas

Corte

Detalhes

Conclusão Muitas vezes, a solução protendida deixa de ser usada porque um dos participantes não estão familiarizado com a tecnologia da protensão e suas vantagens como maior liberdade arquitetônica, vãos maiores e maior flexibilidade, estruturas de transição resolvendo o conflito da descontinuidade vertical no uso da edificação, ambientes amplos e livres de pilares, garagens generosas, etc. Em resumo, a pós-tensão promove o concreto e melhora a qualidade da estrutura. Nos últimos tempos, graças a uma vivência já bastante amadurecida, as características do concreto protendido vêm sendo muito bem aproveitadas também no campo das laje protendida, fato interessante porque cabe à laje uma parcela significativa do custo da estrutura. Do interesse comum que uniu os esforços de estudiosos, projetistas, firmas de protensão e construtores, resultaram as Normas e Recomendações disponíveis sobre o assunto, tendo já sido projetadas e construídas com sucesso pelo mundo afora milhões de metros quadrados de lajes protendidas.