Porque não chegas, cegonha?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

Escola Secundária de Casquilhos
Unidade 8 Reprodução Humana. Unidade 8 Reprodução Humana.
Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Reprodução humana Sistema Reprodutor Masculino
Causas de Infertilidade
Reprodução humana Recapitulando ….
Sistema Reprodutor Masculino
Aparelho reprodutor masculino
INFERTILIDADE MASCULINA
Unidade 1 REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE
Transmissão da vida.
Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino
Sistema Reprodutor Bases fisiológicas da Reprodução
Dimorfismo sexual A espécie humana é uma espécie com dimorfismo.
Sistema Reprodutor masculino
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
CIÊNCIAS Profª. Lidiane Resende.
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
Sistema Reprodutor Masculino
Escola Secundária / 3 de Vila Verde
Sistema Reprodutor Masculino
1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  
Transmissão da vida.
PATOLOGIAS DOS APARELHOS REPRODUTORES
Clinica Dale 20 anos.
VIH e o desejo de parentalidade Avaliação pré-concepcional do factor masculino Lisboa, Bruno Jorge Pereira.
 Formação de quistos que impedem a formação de oócitos maduros ou mesmo a ovulação. Devido aos níveis hormonais, estes crescem, ocupando o espaço.
dos órgãos reprodutores
Embriologia Início do desenvolvimento. Teoria Celular. Todos os organismos são compostos por uma ou mais células. A célula é a unidade estrutural da vida.
(Alterações cromossômicas)
Manipulação da Fertilidade ReproduçãoAssistida 1.
Prof.ª Juliane Fernandes. A gametogênese  Processo de formação dos gametas. ÓvuloEspermatozoides.
Gametogênese Ovogênese.
Professor: Leandro Penitente
Fertilidade e Oncologia
Sistema Genital.
SISTEMA REPRODUTOR.
SEMIOLOGIA DO APARELHO REPRODUTOR MASCULINO – Parte I
Reprodução humana.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
HIPOGONADISMO MASCULINO
Ciências Naturais – 9.o ano
REPRODUÇÃO.
Fonte: slideshare (Adaptado)
Sistemas reprodutores humanos
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Sistema reprodutor.
É todo o método que visa impedir a fertilização de um óvulo ou impedir a nidificação do ovo ou zigoto. É o regime de uma ou mais ações, dispositivos.
Varicocele Acadêmicas de Enfermagem: Ludymila Cordeiro Marcela Marita Yasmin Oliveira Saúde da Criança e do Adolescente Professor: Gledson Amorim.
SISTEMAS REPRODUTORES FEMININO E MASCULINO
Estratégias de reprodução
EMBRIOLOGIA Profa Briseidy Soares. Embriologia é o estudo do desenvolvimento de um organismo, que tem início com a fertilização do ovócito (unicelular)
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM
GAMETOGENESE Mecanismo de produção dos gametas e abrange: Espermatogênese: formação de espermatozoides; Ovogênese: formação de óvulos;
INFERTILIDADE Casal se mantém sexualmente ativo sem utilização de métodos contraceptivos; Período acima de um ano; Ausência de gravidez; Comprovação clínica.
Reprodução humana.
EMBRIOLOGIA Profa Briseidy Soares
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas Ovários -Localizados no interior da cavidade pélvica -Hormônios produzidos: Estrógeno.
 Herança ligada ao sexo é a designação da herança genética relacionada a genes presentes na parte não- homóloga dos cromossomos sexuais, ou seja, no.
Métodos Anticoncepcionais
Universidade Federal Da Paraíba Programa Institucional De Bolsa De Iniciação À Docência – PIBID Curso De Licenciatura Em Ciências Biológicas Aula de Revisão.
ENF:SARAI. I – INTRODUÇÃO: 1. CONCEITO: É um conjunto de órgãos responsáveis pela produção de gametas e hormônios sexuais secundários, tem COMO FINALIDADE.
Transcrição da apresentação:

Porque não chegas, cegonha? Infertilidade Porque não chegas, cegonha? Biologia 12º Trabalho de alunos

ESTERILIDADE = INFERTILIDADE CAUSAS DE INFERTILIDADE ESTERILIDADE = INFERTILIDADE Incapacidade de conceber após um ano de relações sexuais sem contracepção Incapacidade de conceber dada a inexistência de células reprodutoras

Infertilidade Masculina

Infertilidade Masculina A procura do culpado… Infertilidade Masculina 30%-40% dos casos A infertilidade há muito que deixou de ser um problema exclusivo da mulher, para antes ser um problema do casal. Muitas vezes este fenómeno é sazonal ou corrigível, principalmente através de tratamentos clínicos ou técnicas de reprodução assistida.

Causas de Infertilidade Masculina “A diferença entre um homem fértil e um homem infértil vê-se ao microscópio.” A NÍVEL DOS ESPERMATOZÓIDES…

…Incapacidade de produzir espermatozóides suficientes e saudáveis está relacionada com: Quantidade de esperma ejaculado; Nº de espermatozóides viáveis; Morfologia dos espermatozóides; Mobilidade/ Progressão para a frente dos espermatozóides. Factor fulcral para um espermatozóide conseguir atingir e fecundar um oócito II. Homens que segregam gâmetas de alta qualidade apesar de em pequena quantidade, podem ser muito férteis!

AZOOSPERMIA Ausência de espermatozóides no sémen OBSTRUÇÃO devido a: INSUFICIÊNCIA TESTICULAR PRIMÁRIA Malformações congénitas; não descida dos testículos; lesão física nas gónadas; ocorrência de papeira na puberdade. OBSTRUÇÃO DST que bloqueiam definitivamente as vias genitais; inexistência de epidídimos e/ ou canais deferentes. AUSÊNCIA DE CÉLULAS GERMINATIVAS Uso de medicação; defeitos ocorridos durante o período fetal. Na maioria dos casos os factores idiopáticos dominam e os tubos seminíferos são providos apenas de células de Sertoli.

Oligospermia Astenospermia Quantidade insuficiente de gâmetas no esperma Oligospermia OBSTRUÇÃO TUBULAR PROBLEMAS HORMONAIS MEDICAÇÃO TABAGISMO ÁLCOOL INFECÇÕES SÉMEN ALCALINO BANHOS DE ÁGUA QUENTE/ ROUPA INTERIOR APERTADA HIPERTERMIA INFECÇÕES VIRAIS devido a: induz: ocasionada por: Baixa ou nula mobilidade dos gâmetas Astenospermia No esperma irregular, menos de 50% dos espermatozóides se move de forma ineficaz.

A NÍVEL IMUNOLÓGICO… A NÍVEL DO COITO… Teratospermia Configuração anormal dos espermatozóides Teratospermia devido a: REACÇÕES ALÉRGICAS RAIOS X AGENTES ANTIESPERMÁTICOS O sémen é considerado anormal quando mais de 15% dos espermatozóides são disformes e não permitem fusão espermatozóide-oócito II. A NÍVEL IMUNOLÓGICO… ANTI-ESPERMATOZÓIDES Os gâmetas conseguem ultrapassar a “barreira imunológica”, onde são produzidos, activando a produção de anticorpos que atacam os espermatozóides. A NÍVEL DO COITO… Incapacidade de atingir uma erecção IMPOTÊNCIA

A NÍVEL CROMOSSÓMICO… A NÍVEL HORMONAL… Hipogonadismo Os cromossomas sexuais podem surgir em número anómalo, devido a anomalias no aparelho reprodutor. Estes induzem a azoospermia. A NÍVEL CROMOSSÓMICO… SÍNDROMA DE KLINEFELTER Com cromossoma X extra TRISSOMIA XYY Com cromossoma Y extra Hipogonadismo resultando: causado por: A NÍVEL HORMONAL… Doenças nas gónadas; Alterações na hipófise Anormal produção de GnRH Testículos não respondem à estimulação Hipogonadismo Hipergonatrópico Testículos não são estimulados Hipogonadismo Hipotrópico

A NÍVEL ANATÓMICO… CRIPTORQUIDISMO CANCRO TESTICULAR EFEITOS DA IDADE EJACULAÇÃO RETRÓGADA Testículo(s) não descem para o escroto Espermatogénese anormal Qualidade do sémen e actividade sexual reduzidas Esperma bombeado para trás (interior da bexiga) VARICOCELO DISFUNÇÃO ERÉCTIL SÍNDROMA DE KARTAGENER Dilatação de uma veia do cordão espermático que faz a ligação ao testículo Perturbações do fluxo sanguíneo, dos influxos nervosos e respostas hormonais Incapacidade de secreção de gâmetas móveis

A NÍVEL DO ESTILO DE VIDA… LOCAL DE TRABALHO LUBRIFICANTES MEDICAÇÃO Presença de pesticidas, substâncias químicas (tintas), metais, além do esforço e stress que o emprego acarreta, afectam função reprodutora. LUBRIFICANTES São usados para facilitar o coito, mas prejudicam a viabilidade dos espermatozóides. MEDICAÇÃO Reduzem contagem de espermatozóides e a líbido. TABACO ÁLCOOL/ CAFÉ DROGAS Substâncias ilícitas provocam oligospermia, arterospermia, teratospermia e baixa no teor de testosterona. Substâncias como a nicotina e a cafeína podem desencadear irregularidades na espermatogénese.