Planejando o desenvolvimento desigual – o planejamento regional brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG 0386 – Regionalização do Espaço.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Regionalização e Planejamento regional no Brasil
Advertisements

Representações do espaço Amazônico
Regionalização do Espaço Brasileiro e o lugar da Amazônia
Região e história do pensamento – Parte II
Do plano das idéias à produção do espaço
Planejamento Regional: antecedentes
Planejamento Regional e regionalização
Planejamento Regional: antecedentes
O Planejamento regional e a produção do espaço brasileiro
O planejamento Regional e a questão regional em meados do século XX
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
Três Lagoas. Bandeira Brasão Três Lagoas é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se da quarta.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Posição geográfica do Brasil
A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
06/08/2008 Prof. Marco Aurélio Gondim REGIÃO NORTE CARACTERÍSTICAS.
REGIÃO NORDESTE A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais Humanos / demográficos Econômicos A segunda região mais populosa É a região brasileira.
Região Norte Depressões e planícies Clima equatorial Floresta amazônica Grande riqueza hidrográfica Baixa D.D. Áreas mais povoadas: região Bragantina e.
REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA
BRASIL: REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO
Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula LEPEGA/CAGEO/UFMT/CUA Aula inaugural.
REGIÃO CENTRO-OESTE Geografia 5º Ano Unidade 7
Feira regional Componentes: Anny vitória, yasmim Lopes, bruna carolina, mayla santos, Pedro almeida, ana julia micari, Matheus satochi.
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características Gerais:
Amazônia - Espaço Pacífico Oceano Atlântico AMAZÔNIA
A região Norte do Brasil
REGIÃO CENTRO-OESTE.
Municípios aptos a participar
Usina hidrelétrica de Balbina
REGIÃO NORTE.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
GEO RESUMO.
Região Nordestina Cap. 9.
REVISÃO DE CONTEÚDOS Geografia 2º ANO Urbanização brasileira
Planejando o desenvolvimento desigual – o planejamento regional brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG 0386 – Regionalização do Espaço.
Geografia Professor Marcos.
Pensando o Urbano regional: desigualdade brasileira ou à brasileira
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
Região norte.
Diagnóstico da criminalidade no Brasil -lesões corporais e seqüestros-
Diagnóstico da criminalidade no Brasil -roubos e furtos de veículos-
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
Nordeste: breve histórico
Centro-Sul: a região mais rica e populosa do Brasil
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas 2017
Amazônia: a maior região brasileira
Profa: Sâmara Iris de Lima Santos
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
Conselhos para um bom Semestre
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO DO CENTRO-OESTE
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
A Organização dos espaços no País
X Eneoeste Disciplina Ministrada nos cursos de Ciências Econômicas
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP.
7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 1
GEOGRAFIA AGRÁRIA Espaço agrário e sociedade
Amazônia: a maior região brasileira
BRASIL – LOCALIZAÇÃO E POSIÇÃO GEOGRÁFICA ASPECTOS FÍSICOS GERAIS
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Universidade Federal do Amapá – UNIFAP Grupo de Pesquisa Arquitetura e Urbanismo na Amazônia BIODIVERSIDADE E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: AS IMPLICAÇÕES.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
O que é região? Regionalização
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Estimativa de desmatamento da Amazônia no período
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste
Prof: Marcus Ferrassoli
AMAZÔNIA. Nome do estado: Capital do estado: Região geográfica: Região geoeconômica:
Transcrição da apresentação:

Planejando o desenvolvimento desigual – o planejamento regional brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG 0386 – Regionalização do Espaço Brasileiro 2º Sem/2016

.....a quem serve tudo isso? (Francisco de Oliveira, 2003)

Plano de Aula 1. Breve recapitulação da aula anterior 2. O planejamento regional e a produção do espaço brasileiro 2.1. Antecedentes 2.2. O planejamento regional propriamente dito 2.3. A questão regional no planejamento nacional 3. Amazônia e Nordeste no centro do planejamento regional brasileiro

2.1.Planejamento regional (antecedentes) Superintendência da Defesa da Borracha (1912) Banco de Crédito da Borracha (1942): atual BASA (1966) Criação da IOCS (1909)/IFOCS (1919)/DNOCS (1945)

IOCS - área de abrangência Simone Affonso da Silva (2014)

2.2. O planejamento regional propriamente dito Amazônia: necessidade de ocupar, povoar e valorizar economicamente (Costa, 1988) Nordeste: iminência de conflitos (Ligas Camponesas; Revolução Cubana)

SPVEA -1953 Sudam -1966 Simone Affonso da Silva (2014)

Sudene, área de jurisdição, 1959 Simone Affonso da Silva (2014)

Sudeco, 1968 Sudesul, 1967 Simone Affonso da Silva (2014)

2.3. A questão regional no planejamento nacional O I PND (1972/74): pólos agropecuários e agrominerais; reorientação de fluxos migratórios NE-SE para NE- Amazônia; II PND (1974/79): aprofundamento da internacionalização da economia brasileira e da “entrega” da Amazônia ao K estatal/nacional e estrangeiro;

Grandes Programas: POLAMAZÔNIA/ POLOCENTRO / POLONOROESTE POLAMAZÔNIA (Programa de Pólos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia) POLOCENTRO (Programa de Desenvolvimento dos Cerrados) POLONOROESTE (Programa Integrado de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil)

3. Amazônia e Nordeste no centro do planejamento regional brasileiro

Amazônia Legal – breve história jurídica Lei 1.806, de 06.01.1953: criação da SPVEA; nasce o conceito de Amazônia Legal: estados do Pará e do Amazonas + territórios federais do Acre, Amapá, Guaporé (atual Rondônia) e Rio Branco (atual Roraima), e ainda, a parte do Estado de Mato Grosso a norte do paralelo 16º, a do Estado de Goiás a norte do paralelo 13º (atual Tocantins) e do Maranhão, a oeste do meridiano de 44º. Lei 5.173 de 27.10.1966: extinção da SPVEA e criação da SUDAM; o conceito de Amazônia Legal é revisto: Estados do Pará, Amazonas e Acre + Territórios Federais do Amapá, Roraima (1962) e Rondônia (1956) + MT a norte do paralelo 16º, GO a norte do paralelo 13º e MA a oeste do meridiano de 44º. artigo 45 da Lei complementar nº 31, de 11.10.1977, a Amazônia Legal tem seus limites ainda mais estendidos: passa a compreender toda a área do MT.  Constituição Federal de 05.10.1988, é criado o Estado do Tocantins e os territórios federais de Roraima e do Amapá são transformados em Estados Federados (Disposições Transitórias art. 13 e 14). 

Amazônia, região e representação “...área de aproximadamente 7,5 milhões de km2, localizada na porção centro- oriental da América do Sul, cortada pelo Equador terrestre, com um clima quente e úmido, coberta por uma densa floresta tropical úmida, banhada por uma intrincada e extensa bacia hidrográfica, que tem o rio Solimões-Amazonas como eixo principal, habitada por uma população rarefeita constituída basicamente por populações indígenas ou caboclas e que abriga riquezas naturais incalculáveis” (Gonçalves, 2001: 17)

Amazônia: outras representações Região natural/inferno verde Vazio demográfico/vazio cultural População primitiva e indolente Fonte incomensurável de riquezas Região do futuro Pulmão do mundo

Amazônia – região periférica Periferia geográfica Periferia histórica Periferia econômica Periferia política A Amazônia nunca é, é sempre vir-a-ser (Gonçalves, 2001)

O Polamazônia (1974) “...ancorava-se...numa visão de desenvolvimento regional que tinha por fundamento a necessidade de concentração espacial de capitais, capazes de produzir desequilíbrios e, em decorrência destes, impulsionar processos de desenvolvimento por meio do surgimento de uma cadeia de ligações para frente e para trás das atividades consideradas chave.” (Monteiro, 2005: 188)

Polamazônia: da representação à produção do espaço Carajás (ferro, principalmente) Trombetas (bauxita; ALCAN, MRN e CVRD, ALBRAS, ALUNORTE) Amapá (manganês e caulim; CADAM)

Um novo sistema de objetos: uma lógica ferroviário-portuária A fábrica de papel de Daniel Ludwig (Munguba, Pacatuba, PA) - A usina hidrelétrica de Tucuruí (1984) Projeto Grande Carajás (1982) e Estrada de Ferro de Carajás (Serra de Carajás a Itaqui, MA) (1985) O aeroporto de Carajás (1981) Porto de Ponta da Madeira, Itaqui (MA) (1986) Várias indústrias processadoras de minérios

Um novo sistema de objetos Fonte: www.antf.org.br/Files/EFC.pdf

Amazônia: novas lógicas espaciais

Resultados socioespaciais: a distribuição espacial dos conflitos Fonte: www.comova.org.br/pdf/APRESENTACAO_MAPAS_SEMINARIO_JUNHO_2006-27-06.pdf

O Nordeste no centro do planejamento regional baixos níveis de umidade escassez de chuvas anuais irregularidade no ritmo das precipitações ao longo dos anos prolongados períodos de carência hídrica solos problemáticos do ponto de vista físico e geoquímico (parcialmente salinos, carbonáticos)

Polígono das secas – sub-região de planejamento

As representações sobre o Nordeste Pobreza resultante da seca Indolência da população Região problema

Nordeste: da representação à produção do espaço a modernização conservadora e a pseudo-reforma agrária industrialização, urbanização e metropolização a produção de ilhas de modernidade

Vale do São Francisco no contexto do Polígono das Secas

Transposição do São Francisco – projeto “justificado” Fonte: http://www.mi.gov.br/saofrancisco/

Referências Bibliográficas ARAÚJO, Tânia Barcelar de. Nordeste, nordeste. Que Nordeste? Disponível em www.fundaj.gov.br/observanordeste. Consultado jan/2008. _____. A experiência do planejamento regional no Brasil. In: Lavinas, Lena; CARLEIAL, Lana M. da F.; NABUCO, Maria R. (orgs). Reestruturação do espaço urbano e regional no Brasil. SP: Hucitec, 1993, pp 87-95. BURSZTYN, Marcel. O poder dos donos: planejamento e clientelismo no Nordeste. Petrópolis: ed. Vozes, 1985. COSTA, Wanderley M. da. O estado e as políticas territoriais no Brasil. SP: Contexto, 1991. OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Amazônia: monopólio, expropriação e conflitos. Campinas: Papirus, 1989. _____. Integrar para não entregar. Políticas públicas e Amazônia. Campinas: Papirus, 1988. _____. A Amazônia e a nova geografia da produção da soja. Terra Livre,vol. 1, n. 26, p. 13-43. SP: AGB, jan-jul/2006. OLIVEIRA, Francisco. Crítica à razão dualista, o ornitorrinco. SP: Boitempo Editorial, 2003.