Laboratório de Lógica Configurável T8LLC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lógica reconfigurável por hardware
Advertisements

Lógica reconfigurável por hardware
PROGRAMAÇÃO E PROJETOS COM DISPOSITIVOS FPGA (2.a parte) Treinamento Software Quartus II.
1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Rafael Nunes Folha Trabalho de Conclusão de Curso Orientador: Eduardo.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROF.: MARCO ANTÔNIO Escola Estadual Professor Gonçalves Couto Grupo: Brenda n° 03 Francyane n° 08 Glicéria n° 11 Emanuel n° 07.
SyncEasy – Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados Acadêmico: Bernardo Marquardt Müller.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
Ferramentas de Diagnóstico de Máquinas IMFDM Prof. Dr. Cesar da Costa 2.a Aula: Introdução ao Software LabView.
07/06/ João Paulo Pizani Flor ( Síntese comportamental de componentes de um Sistema Operacional em hardware João Paulo Pizani.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Redes de Computadores Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento Roteadores Prof. Sales Filho.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
AULA SOBRE O WRITER. O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos.
1 - verifique a disponibilidade dos arquivos necessários para o início do processo de instalação do sistema A.g.i.l. em um terminal de atendimento. Arquivos.
Sistemas Operacionais. 2 Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos do.
UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Hardware e Software Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2.
Tutorial Prezi Criando apresentações interativas.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Elementos de Informática ETE Maria Eduarda Ramos de Barros Curso Técnico de Redes de Computadores Prof. Emerson Felipe Aula 1.
ALINE OLIVEIRA EVERTON GODOI GABRIEL LEONI LENILTON ROCHA NELSON DEDA Capítulo 12 Bibliotecas ElipseX.
Ferramentas de Diagnóstico de Máquinas IMFDM Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Prática com Software LabVIEW.
CARACTERISTICAS DO CLP - Fácil diagnóstico de funcionamento ainda em fase de projeto do sistema e/ou reparos que venham a ocorrer.
Amintas engenharia.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Andrei Ribeiro de Souza Balbo
ab SISTEMAS OPERACIONAIS ab
Soluções de erros para impressora Bematech
Slides de aulas para a documentação de treinamento TIA Portal
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
ESTRUTURA DE DADOS Professor: Marcelo Mendes Turma: MBI-1
Como Customizar Documentos no Gdoc do ASP
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
Módulo I Capítulo 1: Introdução ao curso
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Administração de Sistemas Operacionais I
Sistemas de Controle III N8SC3
CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
ADMINISTRAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
Laboratório de Lógica Configurável T8LLC
TEF Discado RD.
Modelagem de Sistemas I Aula 1 – Introdução à UML
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - EAD Módulo I
NOÇÕES DE HARDWARE.
Tipos de Variáveis, Blocos de Funções e Temporizadores
Os Automatismos João Páscoa Nº Exemplo de autómato programável
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 6: Camada de Rede.
JHONE, TIAGO, ERIK E WANDERSON
Sistemas operacionais
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
Produto UFAM em UML Universidade Federal do Amazonas
Editor de textos -Writer
Laboratório de Lógica Configurável T8LLC
Apresentação do Curso: LABORATÓRIO DE LÓGICA CONFIGURÁVEL.
Modelagem de Sistema T5MOD/N5MOD
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
Instituto Educacional Cecília Meireles Prof.º Daniel Augusto de Oliveira CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO INFORMÁTICA APLICADA.
Acesse a página da Rede de Bibliotecas UPF e clique em ACERVO VIRTUAL;
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
Laboratório de Lógica Configurável T8LLC
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
REDES WIFI (LOCAIS) GIAN, JEFERSON, JULIO..
Introdução à Lógica Programável
Sistemas Embarcados Prof. Dr. Cesar da Costa
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
Eletronica Digital III
Instrutor: Joel Raitz Antunes Projeto: Comunidade Digital Curso: Informática Básica/Noturno/UAB CETAM 2019/MAUÉS/AM.
Eletronica Digital III
Transcrição da apresentação:

Laboratório de Lógica Configurável T8LLC Prof. Dr. Cesar da Costa 2.a Aula: Projetos com FPGA

PROJETOS COM FPGA Projeto com Circuitos Digitais Convencionais

PROJETOS COM FPGA Projeto com Circuitos Digitais Convencionais

PROJETOS COM FPGA Projeto com Circuitos Digitais Convencionais

PROJETOS COM FPGA Projeto com Circuitos Digitais Convencionais

PROJETOS COM FPGA

PROJETOS COM FPGA Ideia do Projetista: Simplificar a expressão lógica, para reduzir o número de portas lógicas a serem utilizadas.

NOVA METODOLOGIA DE PROJETOS COM FPGA

NOVA METODOLOGIA DE PROJETOS COM FPGA

NOVA METODOLOGIA DE PROJETOS COM FPGA

NOVA METODOLOGIA DE PROJETOS COM FPGA

NOVA METODOLOGIA DE PROJETOS COM FPGA

NOVA METODOLOGIA DE PROJETOS COM FPGA

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation O processo de desenvolvimento com Dispositivos de Lógica Programável (CPLD, FPGA, etc) envolve várias etapas que geralmente são automatizadas. Atualmente, a utilização de ferramentas de software EDA tem simplificado e acelerado todo o ciclo de projeto.

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation Um sistema típico de desenvolvimento de projetos com ferramenta de software EDA, consiste de várias etapas interconectadas. Entrada do projeto; Síntese e mapeamento; Posicionamento e roteamento; Verificação e teste; Configuração do FPGA.

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation Entrada de Projeto A entrada de projeto pode ser realizada de duas formas: Um diagrama lógico: desenvolvido a partir de um editor gráfico, no qual é possível utilizar portas lógicas (biblioteca do software) e macroinstruções gráficas (funções lógicas). Um editor de texto: desenvolvido a partir de linguagens de descrição de hardware como: VHDL, HDL e Verilog.

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation Exemplo de tela do editor gráfico

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation Exemplo de tela do editor de texto

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation Síntese e Mapeamento A síntese lógica consiste em duas fases distintas: a) Otimização lógica: minimiza as equações Booleanas, simplificando as equação lógicas geradas. A síntese na prática permite a redução de área a ser ocupada no circuito integrado, como também reduz o atraso de propagação (delay) dos sinais envolvidos.

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation b) Mapeamento da tecnologia: seleciona um conjunto de portas lógicas de uma dada biblioteca para implementar as representações abstratas, enquanto melhora a área, o atraso ou a combinação de ambos, levando em consideração as restrições arquiteturais do FPGA envolvido.

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation Posicionamento e Roteamento Após a minimização lógica e o mapeamento da tecnologia, o projeto consiste em uma representação textual de componentes lógicos a serem designados aos componentes físicos da arquitetura do FPGA O posicionamento é a atribuição de componentes particulares do circuito integrado aos componentes lógicos do projeto.

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation O roteamento é a atribuição de trilhas e chaves de interconexão programáveis para comunicação entre os componentes. O posicionamento e o roteamento são dois processos mutuamente dependentes.

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation Verificação e Teste A simulação é o tipo mais comum de verificação utilizada em projetos com FPGAs. A verificação pode ser funcional, realizada em nível comportamental ou temporal em nível de portas lógicas.

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation Configuração do FPGA Após a verificação e o teste será gerado um arquivo de configuração, que será descarregado no FPGA. O modo programação serial passiva com cabo de download é o modo mais recomendado, pois o arquivo de configuração pode ser transferido, pela porta de comunicação (USB) diretamente para o dispositivo FPGA, interface JTAG, por um cabo padrão USB.

Ambiente de Software EDA (Electronic Design Automation Editor Gráfico Editor de Símbolo Editor de Texto Bibliotecas: Primitivas Macroinstruções Síntese Mapeamento Posicionamento Roteamento Verificação Teste Configuração do FPGA

Softwares EDA Disponíveis no Mercado

Software Quartus II, versão 9.1 sp2, Web Edition O ambiente de projetos Quartus II Web Edition, desenvolvido pela empresa Altera e disponível no site www.altera.com (versão free), é o exemplo de software EDA utilizado neste curso. Trata-se de uma ferramenta computacional de análise e de síntese de projetos que reduz o tempo de desenvolvimento de circuitos digitais.

Software Quartus II, versão 9.1 sp2, Web Edition Editor gráfico: um diagrama lógico, desenvolvido a partir de elementos primitivos, portas lógicas básicas e outros componentes disponíveis em bibliotecas, podem ser inseridos e interligados para criar o projeto. Editor de texto: uma descrição abstrata do circuito lógico, utilizando comandos reservados de uma linguagem estruturada de descrição de hardware, como AHDL, VHDL ou Verilog, mostra o comportamento ou o funcionamento do circuito lógico. Editor de símbolo gráfico: nesse caso, os elementos do diagrama lógico são símbolos gráficos criados pelo usuário ou macroinstruções gráficas existentes nas bibliotecas do software, que implementam alguma função lógica.

Software Quartus® II Qualquer dúvida quanto aos comandos do software utilizados pode ser solucionada com a leitura do tutorial interativo, na tela inicial do software Quartus® II ou pelo acesso ao menu Help, na barra de ferramentas da janela principal. O Help é uma documentação completa que deve ser explorada. Antes de iniciar a instalação do programa, tenha certeza de que o microcomputador padrão IBM PC tenha pelo menos 1 GB de memória RAM, um espaço disponível em hard disk de 2,0 GB e o Sistema Operacional instalado seja Windows 7, Windows Vista (32 bits) ou Windows XP (32 bits). Verifique se a CPU é um Pentium III com 866 MHz ou superior, pois quanto mais rápida a CPU melhor. O software Quartus II Web Edition, versão 9.1, pode ser descarregado do site http://www.altera.com, opção Download Center, arquivo 91sp2_quartus_free.

Acompanhe os seguintes passos no processo de instalação do software: Software Quartus® II Acompanhe os seguintes passos no processo de instalação do software: 1. Clique no ícone 91_quartus_free. 2. Escolha o local de instalação, por exemplo, C:\altera\91sp2. 3. Selecione o tipo de instalação: completa. 4. O software Quartus II Web Edition, versão 9.1sp2, será instalado no diretório destino C:\altera\91sp2\quartus e no diretório de projeto C:\altera\91sp2\qdesigns. 5. Não é mais necessário obter a licença de uso do software no site do fabricante.