Capítulo 3 – O Renascimento

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O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
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24/9/20161Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
RENASCIMENTO Séculos XV e XVI. Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido.
RENASCIMENTO PROFESSOR ROMILDO TAVARES. RENASCIMENTO  Novas formas de pensar e de representar o mundo por meio das artes.  Novas formas de saber (intelectual.
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Capítulo 3 – O Renascimento

Capítulo 3 – O Renascimento A Ciência e as artes Renascimento, é o termo utilizado para identificar o período da História europeia, durante os séculos XIV a XVI. Representava uma oposição à cultura feudal e representou a mentalidade burguesa. Esse período leva esse nome devido à redescoberta e à revalorização das referências culturais da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) base para as transformações do período em direção a um ideal humanista e naturalista.

FLORENÇA: capital das artes Capítulo 3 – O Renascimento FLORENÇA: capital das artes O renascimento começou em Florença; quando poetas, pintores, escultores e arquitetos criaram, entre os séculos XIII e XV, uma quantidade infinita de obras de arte.

Capítulo 3 – O Renascimento MECENATO Termo que indica o incentivo e o patrocínio de artistas e de literatos e, mais amplamente, de atividades artísticas e culturais. Mecenas: burguesia, princípes e até Papas financiavam e protegiam as artes e os artistas; Entre as famílias mais ricas de Florença, contavam-se os Médici, que acabaram por controlar o governo da cidade e tornaram-se mecenas generosos. Imagem: Cosmo de Médici, um dos mais importantes mecenas do Renascimento. / Pintura de Pontormo ( / Disponibilizada por Eloquence / Domínio Público

Fundamentos: Antropocentrismo Racionalismo Humanismo e individualismo Capítulo 3 – O Renascimento Fundamentos: Do grego anthropos “humano” e kentro “centro”, ou seja, o Homem no centro das atenções. Antropocentrismo Racionalismo Humanismo e individualismo Esta doutrina afirma que existe uma causa inteligível em tudo, mesmo que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. Individualismo em oposição ao teocentrismo e às concepções da filosofia escolástica. Esta nova concepção expressou-se nas Artes Plásticas e na Literatura e fez desenvolver o estudo da Medicina, da Física, entre outras Imagem: Homem vitruviano / Leonardo da Vinci (1452 – 1519) / Disponibilizada por Lviatour / Domínio Público

A volta aos valores da Antiguidade Clássica Capítulo 3 – O Renascimento A volta aos valores da Antiguidade Clássica O Nascimento de Vênus Imagem: O nascimento de Vênus, 1485. / Sandro Botticelli (1445–1510) / Disponibilizado por Eloquence / Domínio Público.

A nova maneira de representar o mundo Capítulo 3 – O Renascimento A nova maneira de representar o mundo Na pintura medieval, as figuras são estáticas de expressões invariáveis, fixas em um fundo chapado. Já a pintura renascentista busca representar objetos, pessoas e paisagens como eram de fato no mundo real. Entre as características, cria-se a ilusão de profundidade na tela, além de movimento. Imagem: Anunciação / Sandro Botticelli (1445 – 1510) / Disponibilizada por Eloquence / Domínio Público. Imagem: Anunciação - datada do ano de 1020 / Autoria do Mestre de Hitda-Evangeliars / disponibilizada por Eloquence / Domínio Público.

MIGUEL ÂNGELO O grandioso esquema compositivo para o teto da capela Sistina estabelece uma narrativa do velho testamento, desde o Gênesis ao Dilúvio, a que se juntou, na parede do altar, uma enorme composição plena de dramatismo, interpretando o Julgamento Final (1536-1541). Imagem: Visão parcial do teto da Capela Sistina / Michelangelo. / Fotografia e Disponibilização por Jean-Christophe BENOIST / GNU Free Documentation License

Michelangelo, exemplo na Escultura David, 1501 - 1504. Moisés, 1513 - 1515. Imagem: David (1501 – 1504) / Michelangelo (1475 -1564) / Disponibilizado por LeaW / GNU Free Documentation License Imagem: Moisés (1513–1515) / Michelangelo (1475 -1564) / Disponibilizado por FlickreviewR / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.

Leonardo da Vinci Foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e possivelmente seu maior gênio; destacou-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico; Conhecido principalmente como pintor, duas de suas principais obras são Monalisa e A Última Ceia. Imagem: Self-portrait of Leonardo da Vinci / Leonardo da Vinci (1452-1519) / Giz vermelho / Disponiblizada por Amandajm / Domínio Público.

Imagem: A Última Ceia / Leonardo da Vinci (1452-1519) / Disponiblizada por Ttaylor / Domínio Público Imagem: Mona Lisa / Leonardo da Vinci (1452-1519) / Disponibilizada por Dcoetzee / Domínio Público

A Escola de Atenas (Rafael Sânzio)

O físico e astrônomo italiano Galileu afirmava que a Terra girava ao redor do Sol, diferentemente das crenças da Igreja Católica, pois esta afirmava que a Terra era o centro do Universo. Galileu negou-se a retratar-se, apesar das ordens de Roma, e foi sentenciado à prisão perpétua. Vamos ler sobre outros pensadores, na pág. 89 (Erasmo de Roterdam e Tomas More) e pág. 93 (Giordano Bruno e Nicolau Copérnico)

PENSAMENTO MEDIEVAL PENSAMENTO RENASCENTISTA Diferenças entre o pensamento medieval e o renascentista: PENSAMENTO MEDIEVAL PENSAMENTO RENASCENTISTA Teocentrismo Antropocentrismo Verdade = Bíblia Verdade = experimentação, observação Vida material sem importância Vida terrena e material também é importante Conformismo Crença no progresso Natureza = fonte do pecado Natureza = beleza, onde o homem se insere Ascetismo Hedonismo Dogmatismo Fé diferente da razão