Universidade Federal de Pelotas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Orientadora Lenise Cecilio
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS – UNA SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família - EaD Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5   Melhoria na atenção ao controle.
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
Qualificação do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero  e Detecção Precoce do Câncer de Mama na Unidade de Saúde - Farroupilha – do Município.
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
. Aluna: Lisane Cardoso Mendes Orientadora: Helen Pereira Rocha
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA E DE COLO DE UTÉRO EM MULHERES DE 25 A 69 ANOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PROFESSOR ANTONIO FRANCISCO AREIAS.
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Especialização em Saúde da Família
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social e Preventiva Especialização em Saúde da Família ATENÇÃO A SAÚDE DA MULHER: CONTROLE DOS CÂNCERES DE COLO DO ÚTERO E DE MAMA NA COMUNIDADE INDÍGENA PEDRA LISA, RESERVA DO GUARITA - MUNICÍPIO DE TENENTE PORTELA/RS Aluno: Fábio Reinaldo dos Reis Orientadora: Luísa Jardim Corrêa de Oliveira

INTRODUÇÃO “Os elevados índices de mortalidade por câncer do colo do útero e da mama no Brasil justificam a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e de cuidados paliativos, quando esses se fizerem necessários”. (Caderno de atenção básica: Controle dos cânceres do colo do útero e da mama, MS 2006)

Município de Tenente Portela/RS - Município localizado na região noroeste do RS; - Economia baseada na agricultura; - População de 13.719 habitantes, sendo 2018 indígenas ; - Cobertura de 100% de ESF, sendo 2 equipes de EMSI.

Caracterização da saúde indígena em Tenente Portela/RS - Duas equipes de EMSI e uma equipe de Saúde Bucal que atendem 3 setores; - Setor Pedra Lisa: um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um dentista, 2 ACDs, 2 AIS, um AISAN; – Atende 577 indígenas, na zona rural.

Situação da ação programática na EMSI antes da intervenção: - Número muito pequeno de mulheres que realizavam os exames preventivos de colo de útero e menor ainda de mamografia; - Poucas reuniões de equipe e capacitações para a equipe em relação ao tema;

Objetivo Geral -Melhorar a detecção de câncer de colo de útero e de mama nas mulheres com idade de 25 a 64 anos para preventivo de colo de útero e de 50 a 69 anos para mamografia no setor indígena Pedra Lisa

METODOLOGIA Ações realizadas: - Monitorar periodicamente a cobertura de detecção precoce de câncer de colo uterino e de mama. - Realizar cadastro das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos (preventivo de colo uterino) e de 50 a 69 anos (mamografia). - Esclarecer a comunidade sobre a importância da realização e periodicidade dos exames de preventivo de colo de útero e mamografia;

Reuniões de capacitação da equipe; - Monitoramento e avaliação; Busca ativa das mulheres faltosas conforme periodicidade preconizada para os exames; Apoio das lideranças indígenas para conscientização das mulheres e familiares;

- Avaliação de risco para câncer de colo de útero e de mamas; - Ofertar semanalmente a coleta de exames preventivos de colo de útero e encaminhamentos para mamografia. - Melhorar os registros dos exames de preventivo de colo de útero e mamografia. - Avaliação de risco para câncer de colo de útero e de mamas; - Orientações em relação as DSTs;

LOGÍSTICA: Protocolo do Ministério da Saúde, Caderno de atenção básica: Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2006 e 2013; Fotos, diário, planilha de consolidado de dados e ficha espelho; - Apresentação do projeto de intervenção para lideranças indígenas e equipe da EMSI; - Coletas feitas por uma enfermeira. Busca ativa da equipe.

Objetivos, Metas e Resultados

Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama META 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 90%.

Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama META 2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 70%.

Objetivo 2: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia META 3: Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame citopatológico de colo uterino recomendada pelo Ministério da Saúde a 100% das mulheres de 25 a 64 anos.

Objetivo 2: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia META 4: Aplicar a periodicidade de rastreamento através da mamografia recomendada pelo Ministério da Saúde a 100% das mulheres de 50 a 69 anos.

Momento antes da coleta do exame, palpação de mamas e encaminhamento para mamografia

Objetivo 2: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia META 5: Buscar 70% das mulheres faltosas à realização dos exames conforme periodicidade recomendada. Indicador 5: Proporção de mulheres de mulheres faltosas e que receberam busca ativa Este indicador não foi coletado na planilha de acompanhamento da intervenção. Acreditamos que conseguimos atingir 100% de cobertura, pois todas as mulheres que faltaram as consultas agendadas foram contatadas através de visitas domiciliares.

Busca de faltosas: visitas domiciliares e conversa com familiares na sala de espera da UBS

Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres para detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS META 8: Capacitar 100% dos profissionais da equipe da UBS para a prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama de acordo com os protocolos adotados pela UBS. Todos os profissionais receberam capacitação em relação a prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama.

Capacitação da equipe

Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres para detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS META 9: Garantir referência e contra referência para100% das mulheres com exame citopatológico alterado.

Objetivo 3: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres para detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS META 10: Garantir referência e contra referência para 100% das mulheres com mamografia alterada. Não tivemos nenhuma mulher que realizou a mamografia e teve que ser encaminhada para alguma referência.

Objetivo 4: Melhorar registros das informações META 11: Manter 100% de registro atualizados.

Avaliação e monitoramento/ registrando resultados dos exames nas fichas espelho

Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama META 12: Realizar avaliação de risco em 100% das mulheres que frequentam o serviço.

Objetivo 6: Promoção da saúde META 13: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo uterino e mama.

Objetivo 6: Promoção da saúde Meta 14: Orientar 100% das mulheres em relação a fatores de risco para câncer de colo de útero e mamas.

Reunião com a comunidade/ orientações Palestra para as mulheres

Importância da intervenção para a equipe; DISCUSSÃO Importância da intervenção para a equipe; - Importância da intervenção para o serviço; - Importância da intervenção para a comunidade; - Incorporação da intervenção na rotina do serviço; - Adaptações para atingir indicadores não atingidos.

Desenvolvimento do trabalho no curso e expectativas iniciais; Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção Desenvolvimento do trabalho no curso e expectativas iniciais; Significado do curso para a prática profissional; Aprendizados mais relevantes

OBRIGADO! E-mail: enfabioreis@hotmail.com