José Maxwell Medeiros Souza Orientadora: Danyella da Silva Barreto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Advertisements

Orientadora: Erica Almeida Coelho
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Juliana Bento da Cunha Orientadora: Angela Wilma Rocha
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da Atenção à Saúde.
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Melhoria da Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Mama na USF Planalto, Natal/RN José Maxwell Medeiros Souza Orientadora: Danyella da Silva Barreto Natal/RN 2015

Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Metas Metodologia Resultados Discussão Reflexão Crítica sobre processo de aprendizagem

Introdução Município de atuação: Natal, RN. População de 803.811 habitantes. Bairro de atuação: Planalto. População de 31.206 habitantes USF Planalto Distrito Sul de Natal 4 equipes Minha equipe: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e 05 agentes comunitários de saúde Estrutura: Antiga AME (Ambulatório Médico de Especialidades), estando inserida no município de Parnamirim – RN, porém cedida à Natal.

Estrutura e Localização da USF Planalto

Introdução Câncer de colo de utero HPV (principalmente subtipos 16 e 18) A maioria dos cânceres em mulheres com menos de 30 anos regride Prevenção primária: uso de preservativos (proteção parcial); vacinação (pelo MS, dos 9 aos 11 anos em 2015) Prevenção secundária: exame de colpocitologia; Intervalo – Mulheres de 25 a 64 anos, com vida sexual ativa, anualmente e, após 2 exames com resultados negativos para neoplasia, a cada 3 anos. Oferta do SUS é suficiente para atender a demanda, no entanto, falta uma maior busca ativa e sugestionamento às pacientes sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero.

Introdução Câncer de mama Tipo de câncer mais incidente em mulheres Causa mais frequente de morte por câncer em mulheres O rastreamento com o exame de mamografia Quando a mamografia é ofertada às mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos, com cobertura igual ou superior a 70% da população-alvo, é possível reduzir a mortalidade por câncer de mama em 15% a 23% A participação da mulher é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama. Os serviços de saúde devem adequar-se para acolher, esclarecer e realizar os exames diagnósticos adequados a partir desta demanda.

Objetivos Geral Qualificar o Programa de prevenção do câncer de colo e detecção precoce do câncer de mama nas mulheres da Unidade de Saúde Planalto em Natal/RN Específicos Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia Melhorar o registro das informações Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde

Metas Relativas ao Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 50%. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 50%. Relativas ao Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero.

Metas Relativas ao Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde.

Metas Relativas ao Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Relativas ao Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos.

Metas Relativas ao Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero; Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama.

Metodologia A intervenção foi desenvolvida durante 12 semanas; Relativas ao Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e mama. Determinar um ACS a cada três meses para revisar o livro de registro das mulheres adstrita nessa faixa etária. Utilizar a ficha–espelho fornecida pela UFPEL para realizar o cadastro das mulheres. Agendar a realização de exame citopalotógico Realizar palestras a cada semana na sala de espera da unidade. Orientar as ACS sobre a busca ativa Material informativo Reunião com a equipe para revisão do Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde sobre Controle do Câncer do colo de útero e Mama

Metodologia Relativas ao Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Observar a adequabilidade das amostras dos exames coletados Resultados dos exames armazenados em local específico Verificação da adequabilidade das amostras Realização de duas reuniões para esclarecer a forma correta de coleta do exame colpocitológico e discussão sobre Manuais do Ministério da Saúde

Metodologia Relativas ao Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia Anotação dos exames na ficha espelho Acompanhamento periódico Comunicação via telefone sobre chegada de exames Visitas domiciliares às faltosas Palestras semanais na sala de espera sobre a importância da prevenção Capacitação dos agentes para realização das visitas Capacitação da equipe para atender à demanda Monitorar os resultados de todos os exames

Metodologia Relativas ao Objetivo 4: Melhorar o registro de informações. Todos os registros ficarão escritos em ficha-espelho e no prontuário da paciente. Revisão trimestral das fichas Pactuação com equipe sobre importância da manutenção das fichas atualizadas Esclarecimento às mulheres sobre direito de segunda via de documentos

Metodologia Relativas ao Objetivo 5: Mapear as mulheres com risco para câncer de colo de útero e mama. Consulta clínica e pesquisa de fatores de riscos para DSTs bem como histórico familiar de câncer de mama. Exame clínico adequado Modos de prevenção (esclarecimento sobre fatores de risco, bem como da importância de hábitos saudáveis) Capacitação da equipe da unidade de saúde para realizar avaliação de risco para câncer de colo de útero e de mama

Metodologia Relativas ao Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde Monitorar número de mulheres que receberam orientações através da planilha fornecida pela UFPel Garantir sempre o abastecimento de preservativos contactando via email ou telefone o gestor municipal Incentivo na comunidade para: o uso de preservativos; a não adesão ao uso de tabaco, álcool e drogas; a prática de atividade física regular; os hábitos alimentares saudáveis Capacitação da equipe para orientar a prevenção de DST e estratégias de combate aos fatores de risco para câncer de colo de útero e de mama.

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Discussão Pontos positivos: Intervenção como propulsor do aumento de cobertura Aumento significante em apenas 3 meses, apesar de não ter atingido a meta Aumento das usuárias com exames em dia, bem como aumento da qualidade do exame Maior agilidade na entrega dos exames após a realização do contato telefônico Aumento do registro adequado Melhora do auto-cuidado das pacientes Práticas educativas Buscas-ativas realizadas pelos agentes comunitários garantiram maior adesão Criação de “cultura” de prevenção na unidade

Discussão Pontos negativos: Cobertura não alcançada Poucos meses para ter um resultado satisfatório Engajamento da equipe ora muito bom, ora insatisfatório Algumas reuniões ainda com número insuficiente de usuárias Ainda há demora entre a coleta e/ou solicitação e resultado dos exames Sobrecarga da própria unidade (bairro precisa de mais equipamentos de saúde)

Reflexões críticas PROVAB = Especialização + Estudos + Trabalho Expectativas x Realidade Grande carga de conhecimento Papel transformador do profissional de saúde na sociedade Construção de um modelo de atenção básica de qualidade

Obrigado!