Sistema Cardiovascular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aluno(a): Professora: Patrícia 8 Ano Vespertino
Advertisements

Sistema Cardiovascular Professora Lívia. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias.
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Willian Lopes.
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
Sistema Circulatório Coração dos Mamíferos.
Sistema Circulatório - O Sistema Circulatório é formado pelo: SANGUE (líquido circulante); VASOS SANGUÍNEOS (canais condutores); CORAÇÃO (bomba propulsora).
Sistema Excretor. Eliminação dos produtos da actividade celular Actividade celular liberta: Umas são úteis ao organismo; Outras são prejudiciais e têm.
ANEXOS EMBRIONÁRIOS Vera Andrade, 2016.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Fisiologia e Patologia
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Sistema circulatório Carlos Fonseca Nº5 C.E.F. A circulação fechada Nos homens, assim como nos outros vertebrados, a circulação é do tipo fechada, isto.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 41. Classe Amphibia.
Sistema Circulatório Centro Educacional Prof. Samuel Prof. Christopher A. S. Souza
Sistema Cardiovascular. O sistema circulatório também chamado de sistema cardiovascular é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias.
POUCAS COISAS NA VIDA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SAÚDE. (NAHAS, 2001) E POUCAS COISAS SÃO TÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR COMO O EXERCÍCIO.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
SISTEMA URINÁRIO Prof. Carlos Ciências – 8º ano. EXCREÇÃO Descarte de resíduos e do excesso de água e sais minerais por meio do suor e, principalmente,
SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF. EDUARDO. Tipos de sistemas circulatórios: A) ausente: Poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos e equinidermos. B)
O sistema circulatório do corpo humano Jogar Professora Ana Claudia Wolff Ciências 5ºano.
SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF: JULIANA 8º ANO. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das.
Sistema circulatório.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Constituintes do Sangue e suas funções
Hemorragias Lucilia Coimbra.
Sistema Urinário Prof. Branca - 8º Ano.
Defesas do organismo no combate aos micróbios
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Conteúdo Pág. 94 à 103. Conteúdo Pág. 94 à 103.
GLICOGÊNESE E GLICOGENÓLISE
Fisiologia do Sistema Sanguíneo: Tecido Hematopoiético e Sangue
Sistema Linfático Marcus Ferrassoli.
Ciências Naturais – 9.o ano
Sistema Respiratório Marcus Ferrassoli.
- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue
Prof.: Antonio Igor de Castro Alves
Ciências Naturais – 9.o ano
SISTEMA LINFÁTICO Página 132.
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
SISTEMA CIRCULATÓRIO Página 122.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Página 122.
SISTEMA DE CADASTRAMENTO DE DOADORES DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA
O sistema circulatório Profa. Conceição Leal Fonte: Slide Share
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
Constituintes do Sangue
TECIDOS Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Transporte de nutrientes e oxigénio até às células
Características gerais dos seres vivos
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
Professora: Luciana Ramalho 2018
A biologia apresenta Anatomia e Fisiologia Humana Parte III.
O que você deve saber sobre
Sangue Vera Andrade, 2017.
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Ciências Níveis de organização
O SANGUE.
Hemocitopoiese 1.
Bloco 09- O sistema cardiovascular-Sangue
Professor Fernando Santos
Sistema Hematopoiético
Sistema Circulatório Sangue – constituintes e respectivas funções;
ANATOMIA SISTÊMICA Sistema Circulatório
SISTEMA CARDIOCIRCULATÓRIO
Revisão para o teste de Ciências
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Professora: Luciana Ramalho 2019
Transcrição da apresentação:

Sistema Cardiovascular Prof. Jair

FUNÇÕES Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias digestivas aos tecidos Transporte de toxinas Distribuição dos hormônios vindos das glândulas, vitaminas e carboidratos. Distribuição de anticorpos Manutenção da temperatura Eliminação de resíduos

Sistema Circulatório O sistema cardiovascular ou circulatório é formado por uma rede de tubos de diversos calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração

Vasos Sanguíneos

Sangue Células Sanguíneas Plasma

COMPOSIÇÃO DO SANGUE O sangue humano faz parte do sistema circulatório, formado também pelo coração e vasos sanguíneos. Sua principal função é a distribuição dos nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células do corpo humano. Enquanto vai passando pelo corpo, ele deixa alimento e oxigênio e recolhe os resíduos produzidos durante o metabolismo das células dos diferentes tecidos. FUNÇÕES: Hemácias: transporte de gases Leucócitos: imunidade e defesa Plaquetas: coagulação do sangue Na maioria dos vertebrados o sangue é formado pelo plasma (parte líquida do sangue que contém diversas substâncias), hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (fragmentos celulares). Os glóbulos e as plaquetas representam 45% da composição do sangue, que circula pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). As artérias o conduzem do coração para os órgãos e tecidos do corpo, enquanto nas veias ele flui em sentido inverso.

Plasma Plasma sanguíneo - É uma solução aquosa amarelada constituída de água, sais minerais e proteínas. Sua função é transportar essas substâncias pelo corpo. O plasma representa cerca de 55% do volume sanguíneo. A água constitui 95% de sua massa. Os outros 5% são de proteínas, sais, hormônios, nutrientes, gases e excreções. As principais proteínas do plasma são a albumina, com papel importante na manutenção da pressão osmótica do sangue, e a imunoglobulinas, importantes anticorpos.

Células Sanguíneos Hemácias - Também chamadas de eritrócitos ou glóbulos vermelhos, elas são células compostas por moléculas de hemoglobina, proteína responsável pela cor vermelha do sangue. Sua função é transportar o oxigênio para o corpo. As hemácias correspondem a cerca de 42 a 47% do volume do sangue. Homens adultos saudáveis possuem entre 4,1 e 6 milhões de hemácias por milímetros cúbicos de sangue. Já mulheres adultas saudáveis, entre 3,9 e 5,5 milhões por milímetros cúbicos de sangue.

Leucócitos - Conhecido como glóbulos brancos, os leucócitos são células responsáveis por defender o organismo contra microrganismos invasores e correspondem a 1% do volume do sangue no corpo. Em condições normais há entre quatro e 12 mil leucócitos em cada milímetro cúbico de sangue humano.

Trombócitos Plaquetas - são agentes importantes na coagulação do sangue e correspondem a menos de 1% do volume do sangue. O organismo humano possui cerca de 300 mil por milímetro cúbico. No caso de um ferimento as plaquetas são ativadas e aderem ao local da lesão liberando a enzima tromboplastina, que resulta no coagulo do sangue.

COAGULAÇÃO DO SANGUE

CORAÇÃO É um órgão muscular que apresenta 4 cavidades: 2 átrios ou aurículas (direito e esquerdo) e 2 ventrículos (direito e esquerdo)

CIRCULAÇÃO NO CORAÇÃO Tipos de circulação: Venosa: - sangue rico em CO2 - CO2 produzido na respiração celular Arterial: - sangue rico em O2 - O2 vindo dos pulmões Obs.: A hemoglobina das hemácias transporta os gases

COMUNICAÇÃO O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito pela válvula tricúspide. O átrio esquerdo , por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo pela válvula bicúspide.

O nosso coração funciona como uma bomba de sangue, se ele para de funcionar nosso corpo se prejudica e morremos. O sangue para de circular, nossas células param de ser irrigadas e o corpo todo para de funcionar. O ciclo cardíaco se divide em duas fases: sístole e diástole.  Sístole: A sístole é o período de contração muscular do coração. Nesse período do ciclo cardíaco as válvulas pulmonar e aórtica são abertas e o sangue é ejetado rapidamente do ventrículo esquerdo para a aorta e, do ventrículo direito para a artéria pulmonar. No período de ejeção, com as válvulas aórtica e pulmonar abertas, a pressão entre o ventrículo e a artéria correspondente são iguais. Diástole: Diástole é o período de relaxamento do coração. O sangue entra na aurícula direita e na aurícula esquerda, vindo, respectivamente, das veias cavas (superior e inferior) e das veias pulmonares. Nesta fase, as válvulas tricúspide e bicúspide encontram-se abertas, permitindo, assim, a entrada passiva de sangue das aurículas para os ventrículos. As válvulas semilunares encontram-se fechadas, o que impede a saída de sangue do coração.

Sístole X Diástole Sístole- Período de contração muscular cardíaca que alterna com período de repouso. A cada batimento cardíaco, os átrios contraem-se primeiro- sístole arterial. Os ventrículos contraem-se posteriormente, bombeando o sangue para fora do coração, para as artérias, o que corresponde à sístole ventricular.

Hemofilia Doença hereditária, a coagulação não ocorre por causa da deficiência na formação de uma proteína plasmática, o fator VIII, pelo organismo.

Leucemia

O que é Leucemia? A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sangüíneas normais. A medula é o local de formação das células sangüíneas, ocupa a cavidade dos ossos e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.

Caminhada pela vida

Aterosclerose