Composição com azul, vermelho, amarelo e cinzento

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Transcrição da apresentação:

Composição com azul, vermelho, amarelo e cinzento Piet Mondrian (1872 – 1944) 7 de Março de 1872 – nasceu em Amersfoort, na Holanda. Entre 1907 e 1920 – na sua obra, propõe a abstracção e a redução dos elementos da realidade a uma linguagem formal estritamente geométrica, limitada à representação de linhas horizontais e verticais e à utilização das cores básicas vermelho, azul e amarelo combinadas com preto, cinzento e branco, o que deu origem ao Neoplasticismo. 1919 – vai viver para Paris, onde realiza as suas obras mais significativas, denominando-as de composições. 1940 – vai viver para Nova Iorque, 1 de Fevereiro de 1944 – morreu em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Composição com azul, vermelho, amarelo e cinzento

Descrição da imagem: Composição com Vermelho, Amarelo e Azul, é um  óleo sobre tela, que mede 59,5 x 59,5 centímetros e se encontra no Museu Escher, localizado em Haia, na Holanda.  A tela, um quadrado perfeito, exibe um cruzamento de linhas, em ângulos retos, na vertical e horizontal, que formam compartimentos assimétricos. Dos oito compartimentos formados pelas linhas negras, cinco são variações de luz. Nos dois extremos da variação do quadro, um retângulo (em altura) vermelho e outro (em largura) azul. Vermelho (quente), azul (frio) são os registros das variações (brancos quentes e frios) que culminam no retângulo (em altura) amarelo, a zona mais luminosa do quadro. Sem as linhas pretas as cores se tocariam, influenciando umas nas outras. Não deve existir uma relação de força e sim relações métricas proporcionais.

Pieter Cornelis Mondrian (1872-1944), artista plástico, holandês, fundador do "Neoplasticismo", movimento que se organiza em torno da necessidade de clareza, certeza e ordem.  Tem como propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas e composta a partir de elementos mínimos. O estilo artístico de Mondrian se caracteriza pelo trabalho com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares nas cores primárias: vermelho, azul, branco, preto e amarelo, que Mondrian considerava como as cores elementares do Universo. A aplicação de suas teorias conduziu Mondrian a realizar obras como Composição em vermelho, amarelo e azul (1921), na qual a pintura, composta unicamente por algumas linhas e blocos de cores bem equilibrados, cria um efeito monumental apesar da escassez de meios, propositalmente limitados, que emprega.

Essa fase de sua obra, a mais popularmente difundida, se caracteriza por pinturas cujas estruturas são definidas por linhas pretas ortogonais Essas linhas definem espaços que se relacionam de diferentes modos com os limites da pintura, e que podem ou não serem preenchidos com uma cor primária: amarelo, azul e vermelho, decisão que mostra sua estreita relação com as teorias estéticas da Bauhaus e da Escola de Ulm, e que definem pesos visuais diferentes para esses espaços. Os blocos de cor, pintados de modo fosco e distribuídos assimetricamente, reforçam a idéia de um movimento superficial que se estende perpetuamente, indicando que o pintor investia na percepção de sua obra como uma abstração materialista e sem profundidade, criticando a pintura histórica enquanto produzia uma abstração racionalista, espiritualista e sobretudo concreta do mundo. Sua obra, muitas vezes copiada, continua a inspirar a arte, o design, a moda e a publicidade que a apropriam como design, sem necessariamente levar em conta sua fundamental e filosófica recusa à imagem.

Piet Mondrian (1872 – 1944) Árvore vermelha, 1908

Vista das dunas com praia e Piers, Domburg, 1909 Piet Mondrian (1872 – 1944) Vista das dunas com praia e Piers, Domburg, 1909

Piet Mondrian (1872 – 1944) Árvore cinzenta, 1911

Mondrian produziu paisagens carregadas de cores escuras, e às vezes sombrias, que caracterizavam a pintura holandesa do século XIX antes de se aproximar dos movimentos artísticos que aconteciam na Europa. Seus tons foram clareando e suas composições ficando mais ousadas à medida em que se aproximava dos pós-impressionistas franceses, enchendo-se das cores e pinceladas vigorosas de Van Gogh, ou experimentando o pontilhismo de Seurat. Num processo contínuo, após uma influência temporária do cubismo, procurou formas de abstrair a realidade e buscar a essência da imagem.

Piet Mondrian (1872 – 1944) Composição com cores B, 1917

Piet Mondrian (1872 – 1944) Composição com cinzento e castanho claro, 1918

Piet Mondrian (1872 – 1944) Composição A, 1920

Piet Mondrian (1872 – 1944) Composição em losango com amarelo, preto, azul, vermelho e cinzento, 1921

Composição II em vermelho, azul e amarelo, 1930 Piet Mondrian (1872 – 1944) Composição II em vermelho, azul e amarelo, 1930

Piet Mondrian (1872 – 1944) New York city, 1941-42

Piet Mondrian (1872 – 1944) Broadway Boogie-Woogie, 1942 - 43

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) exibe, desde a última quinta-feira (21) até o dia 4 de julho de 2016, a exposição Mondrian e o Movimento de Stijl. A mostra em Brasília é a maior já exibida no Brasil relacionada a esse período artístico, das duas primeiras décadas do século XX. A exposição conta com cerca de 100 obras - sendo 30 de Mondrian e as demais, do movimento de Stijl. A exposição vai além da biografia de Mondrian. Há uma segunda etapa relevante para compreender o que aconteceu naquele período (1917-1928), que mostra a agitação provocada pela revista De Stijl (O Estilo), meio escolhido para que um grupo de artistas, designers e arquitetos, incluindo Mondrian, defendesse o neoplasticismo e a utopia da harmonia universal de todas as artes. Ele e seus companheiros da De Stijl não só tinham visão semelhante, como aplicaram esses conceitos a todo tipo de arte.