ACELERÔMETROS Eduardo Baggio Eduardo De la Vega João Felipe Beja

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Técnico Integrado em Informática Eletricidade Instrumental Leis de Kirchhoff Resistores e Código de Cores Prof. César Augusto.
Advertisements

LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.
Trabalho e Energia Mecânica Professor Fabiano. Trabalho Conceito Em física, trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MICROFONE.
Sensor de detonação e VSS PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE.
Medição de Fenômenos Biológicos COB 783 Aula IX. Transdutores Piezoelétricos ● Produz um sinal elétrico quando excitado mecanicamente ● Produz um sinal.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ALTO-FALANTE.
Desenvolvimento de um calçado Baropodométrico Introdução Objetivo Materiais e Métodos Laura Cunha de Souza 1 ; Thiago de Campos Silva 2 ; Maurício Costa.
Medidores de Pressão. Roteiro Padrão de Calibração; Manômetros de coluna líquida; Transdutores; PSP.
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Eletricidade Básica.
Ondas Sonoras As ondas sonoras são mecânicas, longitudinal e se propagam em sólidos líquidos e gases. Exemplos: As ondas sísmicas utilizadas pelos exploradores.
Universidade Federal da Paraíba Departamento de Informática Introdução à Engenharia de Computação Capacitor, Circuitos Capacitivos. RC e Diodo.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
Aula Teórica 4 Pressão, força de pressão, energia de pressão.
Aerogeradores Alunos: Ayslan Caisson Norões Maia Victor Felipe Moura Bezerra Melo Professor: Maurício Universidade federal de Campina Grande Centro de.
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
Sensores de Velocidade Relativa Sólido / Fluido
Ciências da Natureza e suas
Forças Distribuídas: Momentos de Inércia
Física Lorena e Paulo.
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
DE ELÉTRONS E FEIXE DE ÍONS
Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Ferramentas de Diagnóstico de Máquinas IMFDM
Medição de velocidade.
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
TRANSFORMADORES Fonte: itu.olx.com.br.
INTRODUÇÃO AOS CIRCUITOS PARA DISPARO DO TIRISTOR
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
Automação e Controle AUTOMAÇÃO E CONTROLE Professor Miguel Neto.
Sistemas de Controle III N8SC3
Máquinas Térmicas Turbinas.
Mecânica dos fluidos Prof. Eng. Marcelo Silva..
Aerodinâmica em Formula SAE
CINEMETRIA.
Ferramentas de Diagnóstico de Máquinas IMFDM
OSCILAÇÃO Conceito Movimento Harmônico Simples – MHS
Eletroeletrônica Multímetro.
CINEMÁTICA. Conceitos introdutórios á Mecânica □ Medidas de comprimento Medir um comprimento é compará – lo a um comprimento adotado como padrão. O padrão.
Cromatografia gasosa acoplada à Espectometria de massas Princípios e Aplicações.
Unidade 5 CAPÍTULO 29 – Ondas e Som
FASORES E DIAGRAMAS FASORIAIS
Conceitos Introdutórios ao Estudo dos Circuitos Elétricos
Ressonância Paralelo Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Mecânica Aplicada Vibrações Aula 1.
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Felipe Ferreira de Oliveira
Análise estatística do movimento de elevadores
Riscos em Instalações e Serviços Com Eletricidade Profa. Aline Almeida
Iluminação de Emergência
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Ressonância Série Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Vazão de gases e de líquidos
FLUÊNCIA EM CERÂMICOS.
Física - Anglo 9° ano Professor Ricardo ( Jack)
Semináro de Medidas Elétricas TERMOMETRIA INFRAVERMELHA
DIODOS a Diodos.
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução. Sensoriamento Remoto: revisão Definição Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos.
Mecânica dos Fluidos PROF: DOUGLAS SOARES ALVINO.
Modelagem de Sistemas Dinâmicos Aula 02 – Conceitos e Modelagem de Sistemas Dinâmicos Eng. Melkzedekue Moraes de Alcântara Calabrese Moreira
Forças e Movimentos Unidade 2 Força de colisão. Devido à grande quantidade de automóveis que circulam nas estradas, todos os dias ocorrem acidentes. Devido.
Diferença de potencial elétrico Para que as cargas elétricas entrem em movimento é necessário que exista uma diferença de polaridade nos terminais do condutor.
Métodos de Diagnósticos de Máquinas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE BARRAGENS E GESTÃO AMBIENTAL.
Instrumentos e Aplicações - II
Transcrição da apresentação:

ACELERÔMETROS Eduardo Baggio Eduardo De la Vega João Felipe Beja Paolo Cuevas Paulo Rafael Klinger Schuhmacher

Introdução O que é um acelerômetro?  É um dispositivo usado para medir a aceleração própria. Aplicações   Através de circuitos integradores podem medir velocidades e distâncias percorridas. São comumente empregados no estudo de acústica e vibrações. Podem ser utilizados para estudos de vibrações de baixa frequência e baixas oscilações de aceleração. Medir inclinações em relação à gravidade.

Tipos de Acelerômetros Piezoelétrico Piezoresistivo Capacitivo Térmico

Acelerômetro Piezoresistivo Efeito Piezoresistivo Quando pressão é aplicada, a deflexão de um diafragma de material piezoresistivo (normalmente silício) e leva a mudanças nas resistências implantadas de acordo com o efeito piezoresistivo, que é medido por meio A espessura do diafragma, a área da superfície e o desenho geométrico dos resistores determinam a permissibilidade da faixa de pressão de uma ponte de Wheatstone.

VANTAGENS Medição de vibração de baixa frequência Alta sensibilidade (sinal de saída não precisa de amplificação) Baixo amortecimento (fase zero em baixas freqüências) Faixa de medição entre 0 e 60000g Medição de transientes de longa duração Medição de choques mecânicos Desvantagem - Variação com a temperatura

APLICAÇÕES Biomedicina (Palpitação) Teste de pista (automobilismo) Teste de impacto de veículos (crash tests) Túnel de vento e vôos ( aeromodelismo)

Acelerômetro Piezoelétrico Esse tipo de dispositivo faz uso do efeito piezoelétrico. Normalmente, há uma massa presa a um cristal piezoelétrico, quando há uma aceleração no sistema a massa presa ao cristal acaba gerando uma deformação no cristal e este deslocamento gera um sinal elétrico.

Efeito Piezoelétrico Piezoeletricidade é uma qualidade especial de alguns cristais: quando comprimidos, produzem uma diferença de potencial elétrico entre suas superfícies. Inversamente, quando se aplica uma diferença de potencial elétrico às suas superfícies, eles se contraem ou expandem, dependendo da polaridade

Aplicações Os acelerômetros piezoelétricos são usados ​​em muitas indústrias, ambientes e aplicações diferentes. Os dispositivos de medição piezoelétricos são amplamente utilizados hoje em laboratório, no chão de fábrica e como equipamento original para medir e registrar mudanças dinâmicas em variáveis ​​mecânicas incluindo choque e vibração. Alguns acelerômetros têm eletrônica embutida para amplificar o sinal antes de transmiti-lo para o dispositivo de gravação.

Aplicações

Acelerômetro Capacitivo Um acelerômetro capacitivo utiliza um mecanismo de detecção conhecido como um sensor capacitivo de aceleração, para medir tanto a aceleração estática como as forças de acelerações dinâmicas.

Acelerômetro Capacitivo A força de aceleração estática é gerada por uma força gravitacional. A força de aceleração dinâmica é gerada pelas vibrações do movimento. A medição da vibração permite a um acelerômetro capacitivo determinar em que direção o dispositivo está se movendo e com qual velocidade.

Acelerômetro Capacitivo Os sensores capacitivos de aceleração contribuem para a capacitação de toda a energia de aceleração estática e dinâmica. A construção básica deste mecanismo é feita por uma microestrutura móvel ou um oscilador emparelhado com uma ou mais microestruturas em estado sólidas ou estacionárias que armazenam a capacitância, proporcionando definição para a denominação “acelerômetro capacitivo.” A capacitância, ou a energia gerada por estes componentes, carregam um circuito elétrico sobre a qual o sensor está ligado.

Acelerômetro Capacitivo O circuito elétrico é concebido para medir a saída ou a tensão gerada pelo mecanismo de detecção. Através de uma série de circuitos de detecção, que medem as tensões de pico, as tensões máximas são medidas de forma incremental. A saída final seria a leitura mostrada ao usuário que recolhe os dados a partir do dispositivo.

Esquema acelerômetro capacitivo

Esquema de acelerômetro Capacitivo

Acelerômetro Térmico

Aplicações

Como escolher um acelerômetro Amplitude de vibração Intervalo de frequência Faixa de temperatura Amostra monitorada

Como escolher um acelerômetro Campos eletromagnéticos Ruído elétrico Aterramento

Como escolher um acelerômetro Corrosão Resistência do instrumento Umidade

OBRIGADO!