Sintaxe II – coordenação e subordinação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Advertisements

subordinação ORAÇÃO SUBORDINADA
Dicionário Terminológico
SUBORDINAÇÃO 7.º ano. SUBORDINAÇÃO Processo sintático que consiste na junção de duas ou mais unidades linguísticas numa relação de dependência hierárquica.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS Tem função de adjunto adverbial. Pode indicar: causa, consequência, comparação, condição, concessão, proporção, conformidade,
Período composto por coordenação
PRONOMES Cap.11: Pronomes. Adjetivo s Artigo s Pronomes Numerai s Substantivos.
TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.
Pontuação - Vírgula A vírgula é usada para indicar a separação entre termos independentes entre si, quer no período, quer na oração. Por indicar o que.
A frase complexa As conjunções.
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
PERÍODO COMPOSTO 3º ANO - EM.
Crase Professora Marlene Brahm.
Funções sintáticas Porto Editora.
Sintaxe II – coordenação e subordinação
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Análise Sintática do Código Penal de Portugal e do Brasil
Classes fechadas de palavras
SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Conjunções.
Orações coordenadas Profs.: Luiz Henrique Lemos e Rodrigo Dutra
Funções sintáticas - 1.
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
ORAÇÕES SUBORDINADAS E ADJETIVAS
Subordinação (manual, pp. 330, 331)
Revisão para a P2 9º ANO.
A COESÃO DEPENDE DO USO ADEQUADO DOS CONECTIVOS
Gramática Frase complexa Outras Expressões, 10.º ano.
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
Coordenação e subordinação
Coesão e coerência textuais
ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS E SINDÉTICAS   ORAÇÕES: frases que apresentam verbo explícito ou subentendido. ORAÇÕES COORDENADAS: são ligadas uma à.
1. (Para)Textos 9. º Ano Coordenação e Subordinação.
Pronome pessoal em adjacência verbal
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
Funções sintáticas.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
COESÃO TEXTUAL.
O advérbio Classes.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Período composto por coordenação
FRASE TEXTO NÃO VERBAL VERBAL NOMINAL VERBAL PERÍODO SIMPLES COMPOSTO
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
Conto Contigo 8.
Quando não usar a vírgula
RELAÇÕES SINTÁTICAS PERÍODO COMPOSTO
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Coordenação e subordinação
Vírgula.
Orações Coordenadas Explicativa: que, porque, pois.
Conjunção Introdução.
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
Período Composto Mais de uma oração;
LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO E SENTIDO
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
Orações Subordinadas Adverbiais Jair Nascimento
Frase em que existe um único verbo principal ou copulativo.
REVISANDO TERMOS Prof.ª Eryka Rosa
Coordenação e Subordinação
Coordenação e subordinação
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Dificuldades da Língua Portuguesa
Conjunção Vestibular1 – É a palavra invariável que liga orações ou palavras da mesma oração, estabelecendo relações entre elas.
Transcrição da apresentação:

Sintaxe II – coordenação e subordinação Expressões Sintaxe II – coordenação e subordinação COORDENAÇÃO Processo sintático que consiste na junção de duas ou mais unidades linguísticas com a mesma categoria e/ou função sintática. ORAÇÃO COORDENADA Oração contida numa frase complexa que não mantém uma relação de subordinação sintática com a(s) oração(ões) com que se combina. Distingue-se das subordinadas por não poder ser anteposta. Ex.: Todos sabiam, mas ninguém falou. * Mas ninguém falou, todos sabiam. [Frase agramatical] Todos sabiam, ninguém falou.

Sintaxe II – coordenação e subordinação Expressões Sintaxe II – coordenação e subordinação Coordenada copulativa Estabelece uma relação de adição com a(s) oração(ões) com que se combina. Ex.: Estou cansado e vou descansar. Coordenada adversativa Transmite uma ideia de contraste, de oposição, relativamente à ideia expressa na frase ou oração com que se combina. Estou cansado, mas vou continuar. disjuntiva Exprime um valor de alternativa face ao que é expresso pela oração com que se combina. Ou descanso ou não posso continuar.

Sintaxe II – coordenação e subordinação Expressões Sintaxe II – coordenação e subordinação Coordenada conclusiva Transmite uma ideia de conclusão decorrente da ideia expressa na frase ou oração com que se combina. Ex.: Estou cansado, logo não posso continuar. Coordenada explicativa Apresenta uma justificação ou explicação relativa à frase ou oração com que se combina. A Maria está com febre, pois apanhou muito frio.

Sintaxe II – coordenação e subordinação Expressões Sintaxe II – coordenação e subordinação SUBORDINAÇÃO Processo sintático que consiste na junção de duas ou mais unidades linguísticas numa relação de dependência hierárquica entre subordinante e oração subordinada. SUBORDINANTE Palavra, constituinte ou frase de que depende uma oração subordinada. Ex.: A minha irmã prometeu que me ia oferecer um CD. [Elemento subordinante: verbo] A possibilidade de chegares ainda hoje agrada-me. (Elemento subordinante: nome] Quando chegar a hora, eu digo-te. [Elemento subordinante: oração)

Sintaxe II – coordenação e subordinação Expressões Sintaxe II – coordenação e subordinação ORAÇÃO SUBORDINADA Oração contida numa frase complexa que desempenha uma função sintática na frase em que se encontra, estando dependente de uma oração ou elemento subordinante. Nota: As orações subordinadas finitas ou não finitas denominam-se desta forma conforme apresentam o verbo numa forma finita ou não finita (infinitivo, gerúndio, particípio passado), respetivamente.

Sintaxe II – coordenação e subordinação Expressões Sintaxe II – coordenação e subordinação Oração subordinada substantiva Desempenha a função sintática de sujeito ou complemento de um verbo, nome ou adjetivo. Completiva Introduzida pelas conjunções subordinativas completivas que, se e para. Ex.: A Sofia disse que nada sabia sobre rios. O Luís pediu para sair. [não finita – infinitiva] Afirmou adorar a banda daquela noite. [não finita – infinitiva] Relativa Introduzida por pronomes relativos sem antecedente, como quem, o que, onde, quanto. Quem espera sempre alcança. Leio livros onde os encontro. Esta noite, não tenho onde dormir. [não finita – infinitiva]

Sintaxe II – coordenação e subordinação Expressões Sintaxe II – coordenação e subordinação Oração subordinada adjetiva Desempenha uma função sintática própria de um adjetivo. Relativa restritiva Introduzida por um pronome relativo, tem a função de restringir a informação dada sobre o antecedente, ou seja, de identificar a parte do domínio denotado pelo antecedente. Ex.: Os versos que ele escreveu são belíssimos. Relativa explicativa Introduzida por um pronome relativo, contribui com informação adicional sobre o antecedente. A literatura, que é imortal, encanta os leitores.

Sintaxe II – coordenação e subordinação Expressões Sintaxe II – coordenação e subordinação Oração subordinada adverbial Desempenha a função sintática de modificador da frase ou do grupo verbal. Causal Exprime a razão, o motivo (a causa) do evento descrito na subordinante. Ex.: Gostamos deste lugar porque é calmo. Gostamos deste lugar por ser calmo. [não finita – infinitiva] Encontrado este lugar, ficámos a adorá-lo. [não finita – participial] Entrando aqui, nunca mais se esquece. [não finita – gerundiva] Comparativa Contém o segundo elemento de uma comparação que se estabelece em relação a uma situação apresentada na subordinante. Está tudo como eu queria. Aprecio mais ouvir música do que ver televisão. [não finita – infinitiva] Suas mãos abriam-se, como pedindo algo. [não finita – gerundiva]

Sintaxe II – coordenação e subordinação Expressões Sintaxe II – coordenação e subordinação Concessiva Transmite uma ideia de contraste relativamente ao que é apresentado na subordinante. Ex.: Não conseguia sair, embora fosse essa a sua vontade. Apesar de ser essa a sua vontade, não conseguia sair. [não finita – infinitiva] Apesar de determinada, não conseguia sair. [não finita – participial] Mesmo sendo essa a sua vontade, não conseguia sair. [não finita – gerundiva] Condicional Exprime a condição em que se verifica o facto expresso na subordinante. Se dormisses mais tempo, estarias melhor. A pensar assim, deve ter alguns problemas. [não finita – infinitiva] Dito isso, ninguém acreditará em ti. [não finita – participial] Afirmando isso, ninguém acreditará em ti. [não finita – gerundiva]

Sintaxe II – coordenação e subordinação Expressões Sintaxe II – coordenação e subordinação Consecutiva Exprime a consequência de um facto apresentado na subordinante. Ex.: O dia estava tão frio que não saí de casa. Estava frio a ponto de a água do rio gelar. [não finita – infinitiva] Final Exprime a intenção (finalidade) da realização da situação descrita na subordinante. Escrevi a carta para que tudo ficasse esclarecido. Escrevi a carta para tudo ficar esclarecido. [não finita – infinitiva] Temporal Estabelece a referência temporal em relação à qual a subordinante é interpretada. Quando leres o livro, empresta-mo. Ao leres o livro, empresta-mo. [não finita – infinitiva] Uma vez lido o livro, já poderei ouvir música. [não finita – participial] Lendo este artigo, começo a fazer o trabalho. [não finita – gerundiva]