Autora: Juliana Fiss Pothin Orientador: Simone Damásio Ramos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Advertisements

Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação.
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Orientador: Caroline Kroning Feijó
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Marcelo Marozzin Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializanda: Ana Cláudia Correia Santos das Chagas
Especializada: Vilma Juana Reynaldo Fernandez
Alana Maria Vasconcelos Parente
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Principais Alterações Bucais Prevalentes no Envelhecimento.
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Mari Lucia Alves de Castro Orientadora: Elenir Terezinha R. Anversa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Especialização em Saúde da Família UNASUS – UFPel
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
Orientadora: Elenir Anversa
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Cristina Beatriz Stein Langaro
ESF Centro de Saúde de Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Marina Muneroli Marin
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
Especializando: Idania Yamileth Reyes Márquez
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Andrea Nunes Lima Franco Barbosa
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Luciane Silveira Miranda de Lima
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da Atenção às Crianças.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Aberta do SUS
Dr. Raul Delvis Garcia Martin
Transcrição da apresentação:

Autora: Juliana Fiss Pothin Orientador: Simone Damásio Ramos Qualificação da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta e dois meses na UBS Aylton Cordeiro, Pelotas/RS Autora: Juliana Fiss Pothin Orientador: Simone Damásio Ramos

Importância da ação programática em saúde da criança: Permitir um crescimento saudável com acompanhamento programado do crescimento e desenvolvimento; A mortalidade infantil é um importante indicador de saúde da população e a mortalidade na infância vem diminuindo progressivamente no Brasil, com certeza, por melhorias na promoção de saúde e saneamento básico a população (IPEA, 2010). Organização da assistência; Captação precoce; Estímulo ao aleitamento materno, orientação alimentar e imunizações

O Município de Pelotas Pelotas é uma cidade localizada na região sul do Rio Grande do Sul (RS) composta por aproximadamente 341.180 habitantes, (IBGE, 2013). polo de ensino na região, pois possui duas universidades Pelotas possui 51 UBS, dentre elas 23 são unidades básicas tradicionais e 28 com modelo de ESF, na qual estão alocadas 45 equipes. pronto socorro e hospital, além de exames complementares nos vários níveis de atenção à saúde, Disponibilidade de Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A UBS Aylton Cordeiro A UBS localiza-se na zona urbana da cidade de Pelotas, no bairro Arco Íris. Integralmente vinculada ao SUS. 1 equipe ESF com saúde bucal; Possui vínculo com a UFPel na área da odontologia. 3663 adstritos 37 crianças abaixo de 12 meses 6 últimos meses anteriores a intervenção- zero puericulturas.

Situação da ação programática em saúde da criança A puericultura era realizada somente pela enfermeira; Consultas são mensais para crianças de zero a 12 meses; Ações programáticas em saúde bucal de forma isolada; Falta de insumos básicos para o acompanhamento; Indicadores de qualidade estavam deficientes.

Objetivo Geral Qualificar a atenção à saúde da criança de zero a setenta e dois meses na UBS Aylton Cordeiro, no município de Pelotas/RS.

Metodologia: Ações realizadas Cadastro e monitoramento de crianças de 0-72 meses; Organização da demanda através de agendamento; Realização de busca ativa; Definição das atribuições; Vinculação das imunizações com a puericultura Organização dos materiais para realização das ações; Realização de preenchimento dos formulários e fichas espelhos; Organização da agenda de saúde bucal;

Metodologia: Ações realizadas Esclarecimento à comunidade e aos pais ou responsáveis sobre a atenção à saúde da criança; Capacitação da Equipe.

Logística Adotou-se como protocolo o Caderno de Saúde da Criança, N° 33, MS 2012. Utilização da Ficha espelho, prontuário e carteirinha da criança; Solicitação ao gestor materiais e insumos necessários Palestras de capacitação da equipe; Organização da agenda médica e da odontologia; Busca ativa dos faltosos; Dia de consulta na escola; Palestra de saúde oral na escola; Escovário; Grupo mãe e crianças

Resultados com o objetivo de ampliar a cobertura do programa de saúde da criança. Meta: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 60% das crianças entre zero e setenta e dois meses pertencentes a área de abrangência da UBS.

Resultados com o objetivo de ampliar a cobertura do programa de saúde da criança. Meta: Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica programática para 40% das crianças de 6 a 72 meses de idade residentes na área de abrangência da UBS.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS. Meta: Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS. Meta: Monitorar o crescimento, o déficit de peso, excesso de peso e o desenvolvimento em 100% das crianças. Todas as crianças cadastradas no programa; 100% tiveram o crescimento, desenvolvimento, déficit de peso e excesso de peso monitorados durante os 03 meses.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS. Meta: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS. Meta: Realizar triagem auditiva em 100% das crianças.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS. Meta: Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS. Meta: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 e 72 meses. Meta: Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade moradoras da área de abrangência, cadastradas na UBS. Todas as crianças cadastradas no programa, no período da intervenção(187); 100% realizaram avaliação da necessidade de atendimento odontológico e realizaram primeira consulta odontológica programática.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS. Meta: Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS Meta: Manter registro na ficha espelho de saúde da criança/ vacinação de 100% das crianças que consultam no serviço. Meta: Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. Meta: Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança. Todas as crianças cadastradas no programa, no período da intervenção(187); 100% tiveram estas metas atingidas.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS. Meta: Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS. Meta 18: Fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças. Meta 19: Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% das crianças de acordo com a faixa etária Todas as crianças cadastradas no programa, no período da intervenção(187); 100% tiveram estas metas atingidas.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS. Meta 20: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 a 72 meses cadastradas no programa Saúde da Criança da unidade e pertencentes a área de abrangência.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS Meta: Realizar a primeira consulta odontológica programática para 100% das crianças de 6 a 72 meses cadastradas no programa Saúde da Criança da unidade, pertencentes à área de abrangência e que necessitam de atendimento odontológico. De todas as crianças cadastradas no programa, no período da intervenção(187); 100% tiveram esta meta atingida.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS Meta 22: Concluir o tratamento dentário em 100% das crianças com primeira consulta odontológica programática.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS Meta: Realizar busca ativa de 100% das crianças que necessitavam realizar a primeira consulta odontológica programática e faltaram. Meta: Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% das crianças com primeira consulta odontológica programática. Meta: Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% dos responsáveis por crianças com primeira consulta odontológica programática. Todas as crianças cadastradas no programa, no período da intervenção(187); 100% tiveram estas metas atingidas.

Resultados com o objetivo de Melhorar a qualidade da atenção à saúde da criança na UBS Meta: Fornecer orientação sobre dieta para 100% dos responsáveis por crianças com primeira consulta odontológica programática. Meta: Fornecer orientações sobre hábitos de sucção nutritiva e não nutritiva e prevenção de oclusopatias para 100% dos responsáveis por crianças com primeira consulta odontológica programática. Todas as crianças cadastradas no programa, no período da intervenção(187); 100% tiveram estas metas atingidas.

A importância da intervenção para a equipe Discussões; Novos conhecimentos; Qualificação da prática clinica; União da equipe; Reorganização de funções.

Importância da Intervenção para o serviço Ampliação da cobertura da atenção às crianças; Melhoria dos registros; Qualificação da assistência; Facilitação do acesso aos usuários; Melhor do vínculo entre UBS e escola de educação infantil.

Importância da Intervenção para a comunidade Crescimento e desenvolvimento saudável das crianças; Maior vínculo com a equipe; Facilidade de acesso; Melhor qualidade de atendimento; Melhora do engajamento público; Trabalho em conjunto entre UBS e escola de educação infantil.

Continuidade da intervenção: Readequar o agendamento.

Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem Melhor prática profissional em todas as áreas da atenção primária; Desenvolvimento profissional e pessoal; Valorização do trabalho em equipe; Lapidação do espírito de liderança; Melhor visão geral sobre atenção primária.

Obrigada!