Determinantes e pronomes possessivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronomes Demonstrativos
Advertisements

Palavras que representam os seres ou se referem a eles.
Pronomes Relativos.
PREPOSIÇÃO.
Determinantes Possessivos
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Professora: Raysa Ferreira
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Pronomes anotações.
É a palavra que substitui o nome.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Pronomes Demonstrativos
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
PRONOMES Cap.11: Pronomes. Adjetivo s Artigo s Pronomes Numerai s Substantivos.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 10. O Artigo AULA DIGITAL.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 13. Pronomes AULA DIGITAL.
As palavras ou expressões que estabelecem relação de modificação do sentido de outras dentro de uma frase são chamadas de modificadores.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Coesão e Coerência Remissão textual. Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre.
GRAMÁTICA 1ª série – 2º trimestre (ênfase para o PAS/UEM)
CLASSES DE PALAVRAS E SEUS EMPREGOS
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
Marcelo Bruder concurseiroalerta.com.br
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Crase Professora Marlene Brahm.
Dupla: Andressa e Walter
Baixe arquivos: LÍNGUA PORTUGUESA: Pronomes (volume 1) e Colocação pronominal (volume 3) Prof. Nelson Guerra Baixe arquivos:
Prof. Deivis Luís André.
Classes fechadas de palavras
Professora: Raysa Ferreira
JESSICA ZIBEL VELTER E CACIANE WESSEL
Funções da particula Que
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
Classes de palavras: o pronome e o determinante
CRASE.
PREPOSIÇÕES + DEMONSTRATIVOS
Prof. Deivis Luís André.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
É a palavra que substitui o nome.
DEMONSTRATIVE PRONOUNS. DEMONSTRATIVE PRONOUNS.
ARTIGO EDUCAÇÃO VICENTINA - SANTA LUZIA PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE
Indefinidos.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
PRONOMES DEMONSTRATIVOS E ACENTUAÇÃO DE HIATOS E DITONGOS
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
(As Palavras Variáveis)
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
Letras Módulo VI - Sintaxe I
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
Classes fechadas de palavras
Classes de palavras Aulas 5 e 6 – Alfa 01 – Pág. 195
Pronomes e determinantes
Pronomes Demonstrativos
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
DETERMINANTES E PRONOMES DETERMINANTES E PRONOMES
Artigo Definido e Indefinido.
Determinantes Subclasses.
DISCURSODIRETO, DISCURSOINDIRETO E DISCURSOINDIRETOLIVRE ***************************
Concordância Nominal Prof: Juliano Zamperete.
Preposições.
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
Prof.ª Fernanda – sexto ano
Pronomes anotações.
Artigos.
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Pronome Relativo usos.
Unidade 4 VERBOS.
Transcrição da apresentação:

Determinantes e pronomes possessivos Janet Melissa Chapoñán Casiano

Diferenciação entre pronomes e determinantes Os pronomes substituem os nomes, ao contrário dos determinantes que os antecedem. para melhor compreensão, vejamos este exemplo: O teu pai é fixe! O meu também é! Na primeira frase, a palavra teu antecede o nome pai, portanto é um determinante. Na segunda, a palavra meu substitui o nome a que se refere (pai), logo é um pronome.

Determinantes / Pronomes Possessivos Um possuidor Vários possuidores Um objeto Vários objeto 1° pessoa Feminino Minha Minhas Nossa Nossas Masculino Meu Meus Nosso Nossos 2° pessoa Tua Tuas Vossa Vossas Teu Teus Vosso Vossos 3° pessoa Sua Suas Seu Seus

Determinantes possessivos Os determinantes possessivos encontram-se antes do nome e concordam com ele em género e número. Ex: Este é o meu carro e aquele é teu. O determinante é possessivo quando indica objeto possuído pela pessoa. O determinante possessivo apresenta-se nas seguintes combinações. Artigo + possessivo + nome O meu amigo pratica futebol. Artigo + possessivo + adjetivo + nome A minha querida tia joga comigo às cartas.  Demonstrativo + possessivo (+adjetivo) + nome Este teu filho é muito brincalhão.

Pronomes possessivos São palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical (possuidor), acrescentam a ela a ideia de posse de algo (coisa possuída). Por exemplo: Este caderno é meu. (meu = possuidor: 1ª pessoa do singular) A forma do possessivo depende da pessoa gramatical a que se refere; o gênero e o número concordam com o objeto possuído. Por exemplo: Ele trouxe seu apoio e sua contribuição naquele momento difícil.

Os pronomes possessivos nem sempre indicam posse Os pronomes possessivos nem sempre indicam posse. Podem ter outros empregos, como: a) indicar afetividade. Não faça isso, minha filha. b) indicar cálculo aproximado. Ele já deve ter seus 40 anos. c) atribuir valor indefinido ao substantivo. Marisa tem lá seus defeitos, mas eu gosto muito dela.

Determinantes e Pronomes Demonstrativos

Os pronomes demonstrativos são utilizados para explicitar a posição de uma certa palavra em relação a outras ou ao contexto. Essa relação pode ocorrer em termos de espaço, tempo ou discurso. No espaço: - Compro este carro (aqui). O pronome este indica que o carro está perto da pessoa que fala. - Compro esse carro (aí). O pronome esse indica que o carro está perto da pessoa com quem falo, ou afastado da pessoa que fala. Compro aquele carro (lá). O pronome aquele diz que o carro está afastado da pessoa que fala e daquela com quem falo. No tempo: - Este ano está sendo bom para nós. O pronome este refere-se ao ano presente. - Esse ano que passou foi razoável. O pronome esse refere-se a um passado próximo. - Aquele ano foi terrível para todos. O pronome aquele está se referindo a um passado distante.

Determinantes demonstrativos - formas Formas Invariáveis (neutras) Formas Variáveis Singular Plural Masculino Este Estes Esse Esses Aquele Aqueles Feminino Esta Estas Essa Essas Aquela Aquelas Formas Invariáveis (neutras) Isto Isso Aquilo

Todos os demonstrativos se contraem com as preposições de e em, dando origem às seguintes formas: Deste(s) Desse(s) Daquele(s) Neste(s) Nesse(s) Naquele(s) Este(s) Esse(s) Aquele(s) Este(s) Esse(s) Aquele(s) Desta(s) Dessa(s) Daquela(s) Nesta(s) Nessa(s) Naquela(s) Esta(s) Essa(s) Aquela(s) Esta(s) Essa(s) Aquela(s) De Em Disto Disso Daquilo Nisto Nisso Naquilo Isto Isso Aquilo Isto Isso Aquilo

Os demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo também se contraem com a preposição a, dando origem às seguintes formas: Aquele Aquela Aquilo a àquele àquela àquilo

As formas invariáveis (neutras) só podem ser usadas como pronomes: As formas variáveis dos demonstrativos podem ser usadas como determinantes e como pronomes: As formas invariáveis (neutras) só podem ser usadas como pronomes: Este livro é meu. (determinante) O teu livro é esse. (pronome) Estas meninas são francesas. (determinante) E de que nacionalidade são aquelas? (pronome) O que é isto? Isso é um caderno. Viste aquilo que mostraram na TV?

Os demonstrativos podem ser usados para se referir a algo anteriormente mencionado no texto. Quando era pequeno tinha uma bola. Essa bola era azul. O João não veio e isso surpreendeu-me. A Ana apresentou-me Marie e Heidi. Esta era alemã, e aquela francesa.