PROPOSIÇÕES PARA A LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DE GOIÁS Autores: Débora Raíssa Marçal Simone Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério das Cidades / SNSA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS 15ª Reunião do Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
Advertisements

Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
ESTUDOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MANAUS.
Construindo o Legado da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos a partir da Copa 2014 MMA/SRHU/DAU Câmara Técnica de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Núcleo.
C O N S U L T O R E S Masters Associados. C O N S U L T O R E S Masters Associados OBJETIVOS Apresentar por meio de um diagnóstico local a situação do.
QUEM SOMOS  Através do Projeto Coworking Ambiental, criamos o projeto Negócio Consciente, formado por uma equipe de profissionais autônomos composta.
RESSALTA-SE, TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA FIXAÇÃO DE METAS DE SUSTENTABILIDADE (PESSOAIS E EMPRESARIAIS) PARA A PRÁTICA DO CONSUMO CONSCIENTE.
Política Nacional de Resíduos Sólidos Responsabilidades do Poder Público Municipal.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA, RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS,CRIAÇÃO DE COOPERATIVA NO MUNICÍPIO DE ITAÍBA - AGRESTE - PE SILVANIA MARIA DE MELO CABRAL.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.
Bruno Joaquim Lima Rochele Amorim Ribeiro
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
André Domingos Goetzinger Vanessa Fernanda Schmitt
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
REUTILIZAÇÃO SOLIDARIA NOS ECOPONTOS
Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU no Brasil
Centro de Indústrias de Cachoeirinha
DIAGNÓSTICO DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NO ESTADO DE GOIÁS Autores: Eraldo Henriques de Carvalho, Simone Costa Pfeiffer, Diogo Appel Colvero.
Seminário Nacional de Saneamento Sustentável
A LIMPEZA URBANA DE FORTALEZA
Prof. Paulo Modesto Filho
Geração, Consumo e Tarifas de Energia Elétrica
Centro Educacional Usinas ou estação de reciclagens: Como funciona? São auto-sustentáveis? Gera renda? Grupo: Hilary nº 7 Maria E. Borges nº20 Maria.
Carlos Enrique Franco Amastha
Júlio César Teixeira - UFJF Carlos Henrique Moreira Vidigal - UFJF
Hugo Vítor Dourado de Almeida (SUEST-BA/Funasa)
Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos com foco em Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e Resíduos da Construção Civil e Volumosos (RCCV) Autores:
Autores: Carlos Alberto Filippelli Simone Costa Pfeiffer
Urbanização 2º EM – 2016 Jeferson.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DE LODOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA NO ESTADO DE GOIÁS Autores: Eraldo Henriques de Carvalho, Simone Costa Pfeiffer, Diogo.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS PNRS - LEI 12305/2010
Programa municipal de coleta Seletiva
GESTÃO SUSTENTÁVEL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO INOVADOR EM PROCESSOS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DA INDÚSTRIA DO ALUMINIO DO SUDOESTE DO PARANÁ Diego.
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas 2017
BRASIL REGIÕES. REGIÃO NORTE VOLTAR REGIÃO SUDESTE VOLTAR.
Secretaria de Meio Ambiente SEMA
“Do lixo aos resíduos sólidos”
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO DO CENTRO-OESTE
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Territórios da Cidadania
Gestão Participativa Modelo de Gestão Ambiental
Análise dos sistemas de logística reversa no Brasil Autoras: Maria Claudia Lima Couto, Liséte Celina Lange Discentes: Maria das Dores, Poliana Sanches.
Oque é logística? Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces “logistique”, que significa.
AMAURI R. DA SILVA, MAURICIO M. GONÇALVES, JOSE O. SIMÕES
Professora Patricia Matsuda
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Planejamento Urbano e Plano Diretor
RESULTADOS E DISCUSSÃO Marcas, Siglas de Apoios
4Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Resultados da mobilização regional: 892 Propostas Estratégicas
LOGÍSTICA REVERSA NO PÓS-CONSUMO DE FILTROS DO ÓLEO LUBRIFICANTE
cooperação urbana internacional
Nelson Fonseca Leite Presidente da Abradee.
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
RECICLAGEM E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
Autor: MARCO RODRIGO REDLICH
Conceitos básicos em resíduos sólidos
Autores: Rainier Pedraça de Azevedo Cristine Diniz Santiago
LOCAL RESERVADO PARA LOGO DE LABORATÓRIOS OU INSTITUIÇÕES
é lei Agora Política Nacional de Resíduos Sólidos empresas e população
Transcrição da apresentação:

PROPOSIÇÕES PARA A LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DE GOIÁS Autores: Débora Raíssa Marçal Simone Costa Pfeiffer Eraldo Henriques de Carvalho

INTRODUÇÃO ÁREA: 340.111,783 km² POPULAÇÃO: 6.730 848 hab. IDH: 0,735 ECONOMIA: Agropecuária e Mineração NÚMERO DE MUNICÍPIOS: 246

INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA REVERSA SEGUNDO A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS): INSTRUMENTO DESTINADO A VIABILIZAR A COLETA E A RESTITUIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS AO SETOR EMPRESARIAL, PARA REAPROVEITAMENTO OU OUTRA DESTINAÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA.

INTRODUÇÃO - RESPONSABILIDADE: DEVE SER COMPARTILHADA ENTRE FABRICANTES, IMPORTADORES, DISTRIBUIDORES E COMERCIANTES, CONSUMIDORES E TITULARES DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE LIMPEZA URBANA; - DEVE OCORRER EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL; - MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE ENFRENTAM MAIORES DIFICULDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA.

OBJETIVO CONTRIBUIR, POR MEIO DE PROPOSIÇÕES, COM A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA NOS MUNICÍPIOS GOIANOS DE PEQUENO PORTE

MATERIAL E MÉTODOS - CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS GOIANOS QUANTO AO PORTE DOS MESMOS, SEGUNDO IBGE Classificação do porte dos municípios conforme sua população Classificação População Pequeno Porte 1 Até 20.000 habitantes Pequeno Porte 2 De 20.001 até 50.000 habitantes Médio Porte 50.001 até 100.000 habitantes Grande Porte 100.001 até 900.000 habitantes Metrópole Mais de 900.000 habitantes Fonte: IBGE, 2010.

MATERIAL E MÉTODOS - LEVANTAMENTO DE DOCUMENTOS NORMATIVOS E LEGAIS PERTINENTES: MMA e SECIMA/GO; - LEVANTAMENTO DE DADOS NAS EMPRESAS ENVOLVIDAS NA LOGÍSTICA REVERSA: INPEV, ANIP, ABINEE - ANÁLISE DOS PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PMGIRS - ANÁLISE DO PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PERS/GO

RESULTADOS E DISCUSSÃO - 192 MUNICÍPIOS GOIANOS SÃO CLASSIFICADOS COMO MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DO TIPO 1

RESULTADOS E DISCUSSÃO LOGÍSTICA REVERSA EM GOIÁS: NÃO ACONTECE DE FORMA ADEQUADA NO ESTADO E PRATICAMENTE INEXISTE NAS MENORES CIDADES GOIANAS. PNEUS: - 32 MUNICÍPIOS COM PONTOS DE ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO CADASTRADOS POR IMPORTADORES E FABRICANTES DE PNEUS; - DESTES, APENAS 11 PONTOS ESTÃO LOCALIZADOS EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DO TIPO1; - GOIÂNIA, CAPITAL DO ESTADO, NÃO CONTA , NO MOMENTO, COM UM PONTO DE ARMAZENAMENTO.

RESULTADOS E DISCUSSÃO EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS: - 23 LOCAIS DE RECEBIMENTO DISTRIBUÍDOS PELO ESTADO DE GOIÁS: 15 POSTOS DE COLETA E 8 CENTRAIS DE RECEBIMENTO; - DESTES, APENAS 03 ESTÃO LOCALIZADOS EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DO TIPO 1. PILHAS E BATERIAS: - 22 LOCAIS CADASTRADOS PARA RECEBIMENTO E COLETA DESSES RESÍDUOS, DISTRIBUÍDOS EM 05 MUNICÍPIOS GOIANOS, TODOS DE MAIOR PORTE

RESULTADOS E DISCUSSÃO LÂMPADAS FLUORESCENTES, ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS E ELETROELETRÔNICOS: - NÃO FORAM ENCONTRADOS DADOS SUFICIENTES PARA SE OBTER UM DIAGNÓSTICO DA LOGÍSTICA REVERSA DESSES RESÍDUOS - AS POUQUÍSSIMAS INICIATIVAS SÃO MUITO INCIPIENTES E DE FORMA NÃO INTEGRADA

RESULTADOS E DISCUSSÃO SÍNTESE DO DIAGNÓSTICO A LOGÍSTICA REVERSA NÃO ACONTECE DE FORMA ADEQUADA NO ESTADO E PRATICAMENTE INEXISTE NAS MENORES CIDADES GOIANAS

RESULTADOS E DISCUSSÃO DIFICULDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA EM PEQUENOS MUNICÍPIOS: - PEQUENA GERAÇÃO DESSES RESÍDUOS, O QUE DIFICULTA A LOGÍSTICA DE COLETA POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS; - ESTRUTURA PRECÁRIA OU INEXISTENTE PARA O RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DOS RESÍDUOS NOS MUNICÍPIOS; - DIFICULDADES PARA A PROMOÇÃO DE PARCERIAS ENTRE OS MUNICÍPIOS JÁ QUE, MUITAS VEZES, ESTAS ENVOLVEM QUESTÕES POLÍTICAS; - A IMENSA MAIORIA DESSES MUNICÍPIOS AINDA POSSUI LIXÕES.

RESULTADOS E DISCUSSÃO PROPOSIÇÃO: ADOÇÃO DE UM SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA BASEADO NO SISTEMA PROPOSTO NO PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO ESTADO DE GOIÁS PARA COMPARTILHAMENTOS DE ATERROS SANITÁRIOS E CENTRAIS DE RECICLAGEM.

RESULTADOS E DISCUSSÃO CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DOS MUNICÍPIOS SEDE VISANDO A IMPLANTAÇÃO DE ATERROS COMPARTILHADOS E CENTRAIS DE TRIAGEM DE RECICLÁVEIS (PERS/GO): - RAIO MÁXIMO DE 60 km ENTRE O MUNICÍPIO SEDE E OS DEMAIS MUNICÍPIOS INTEGRANTES DE UM DETERMINADO COMPARTILHAMENTO; - ATENDER UM MAIOR NÚMERO DE MUNICÍPIOS E DE CAPACIDADE PROCESSADA; - ACESSO POR ESTRADAS PAVIMENTADAS E EM BOAS CONDIÇÕES (PRINCIPAL MALHA VIÁRIA); - CENTRALIZAÇÃO GEOGRÁFICA; - QUANDO POSSÍVEL, SER O MAIOR GERADOR DE RESÍDUOS DA REGIÃO.

RESULTADOS E DISCUSSÃO 21 MUNICÍPIOS SELECIONADOS COMO SEDE PARA A IMPLANTAÇÃO DE ATERROS COMPARTILHADOS (PERS/GO): Região administrativa do Estado de Goiás Municípios sede da solução compartilhada Norte Goiano Uruaçu e Nova Crixás Nordeste Goiano Posse e Teresina de Goiás Noroeste Goiano Itaberaí e Araguapaz Centro Goiano Anápolis e Ceres Entorno do Distrito Federal Cidade Ocidental e Planaltina Oeste Goiano São Luis dos Montes Belos e Piranhas Metropolitana de Goiânia Trindade Sudeste Goiano Catalão e Pires do Rio Sudoeste Goiano Rio Verde, Mineiros e Itarumã Sul Goiano Itumbiara, Caldas Novas e Pontalina

RESULTADOS E DISCUSSÃO - CONSIDERANDO-SE QUE OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA A SELEÇÃO DOS MUNICÍPIOS SEDE PERMITIRIAM, EM PRINCÍPIO, UMA MELHOR LOGÍSTICA E MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NO QUE SE REFERE À DESTINAÇÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, PODE-SE INFERIR QUE O MESMO TAMBÉM ACONTECERIA PARA OS RESÍDUOS SUJEITOS À LOGÍSTICA REVERSA; - DOS 144 MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS NOS 21 COMPARTILHAMENTOS PROPOSTOS NO PLANO ESTADUAL, 118 (92%) SÃO CLASSIFICADOS COMO MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DO TIPO1; - 05 DELES FORAM SELECIONADOS COMO MUNICÍPIOS SEDE: NOVA CRIXÁS, TERESINA DE GOIÁS, ARAGUAPAZ, ITARUMÃ E PONTALINA.

RESULTADOS E DISCUSSÃO - AS PREFEITURAS DEVEM SE RESPONSABILIZAR PELO ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO LOCAL E TRANSPORTE DESTES RESÍDUOS ATÉ O MUNICÍPIO SEDE (RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA); - AOS FABRICANTES, CABE A COLETA NESTES PONTOS E SUA DESTINAÇÃO FINAL; - OS 74 MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE RESTANTES, NÃO INCLUÍDOS NO SISTEMA DE COMPARTILHAMENTO APRESENTADO PELO PERS/GO, DEVEM PROPOR E VIABILIZAR CONJUNTAMENTE UMA LOGÍSTICA SEMELHANTE, COM NOVOS PONTOS DE CONCENTRAÇÃO DOS RESÍDUOS.

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES - OS PLANOS MUNICIPAIS ABORDAM DE FORMA MUITO SUPERFICIAL A QUESTÃO DA LOGÍSTICA REVERSA; - EMBORA A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA SEJA UMA PREMISSA DA LOGÍSTICA REVERSA, OBSERVA-SE, NO GERAL, QUE OS DIVERSOS ATORES ENVOLVIDOS PROCURAM SE EXIMIR DE SUAS RESPONSABILIDADES; - AS PREFEITURAS PRECISAM PARTICIPAR DESSE PROCESSO COMO UM AGENTE ATIVO, INVESTINDO, INCLUSIVE, EM CAMPANHAS VOLTADAS À CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM SEUS MUNICÍPIOS;

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES - A LOGÍSTICA REVERSA NOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DEVE SE INTEGRAR AO MODELO DE COMPARTILHAMENTO DE ATERROS E CENTRAIS DE TRIAGEM PROPOSTO PELO PERS/GO

OBRIGADO!! AUTOR PRINCIPAL: SIMONE COSTA PFEIFFER E-MAIL: SCPFEIFFER_04@YAHOO.COM.BR FONE: (62) 3209-6093