VII CONERE - FONAPER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS CULTURAS-TRADIÇÕES RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS: interfaces com o Ensino Religioso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE TEMPO SAGRADO E TEMPO PROFANO?
Advertisements

A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
Para abrir as ciências sociais:
O QUE É ÉTICA?.
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
Prática Pedagógica Ensino Religioso Itinerante 2010 NRE/Foz Enaide Severo de Araujo
Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa
Ética Profissional A ética e a moral.
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Indivíduos e sociedade:
BEM-VINDO À DISCIPLINA
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Prof. Everton da silva correa
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Ciência e Conhecimento científico
Teologia Fundamental 1 Pe 3, 15: “(Estai) sempre dispostos a dar resposta a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança”. - Sempre: uma tarefa.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV.
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Introdução à Prática da Pesquisa I
C) O que é Ética A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Em busca de uma compreensão
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
Prof. Nilson disciplina: Ética
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Leitura e interpretação de texto
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
Instituições Sociais: A Religião
Platão e o mundo das Ideias
Interpretando as Escrituras Sagradas
Trabalho de conclusão de curso
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
CULTURA JURIDICA.
Filosofia Geral e Jurídica Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Lei de Deus Êxodo
Religiosidade do brasil
O QUE É FILOSOFIA ?.
Sociologia geral Introdução.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Fundamentos das Ciências Sociais
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
Moral e Direito.
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Unidade 1: A Origem da Filosofia
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
O que é Ciência.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
A NECESSIDADE ESPIRITUAL DOS JUDEUS
Professor: Suderlan Tozo Binda
Ética.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
LINGUAGEM DA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA
A vida é liturgia. A vida é liturgia… Quando as pessoas trabalham para ganhar a vida e para melhorar o mundo, estão continuando o ato de amor pelo qual.
Como explicar o mundo?.
Transcrição da apresentação:

VII CONERE - FONAPER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS CULTURAS-TRADIÇÕES RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS: interfaces com o Ensino Religioso.

MINI CURSO RITOS NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSAS RITO: Origem no latim = ritus. No grego = artus, ararisko e artmos. No sânscrito = ar. De raiz indo-européia = ri. No iraniano = arta. (VILHENA. 2005, p. 20) Maria José Torres Holmes 2013

CENTRO DE JOÃO PESSOA - PB PARQUE SOLON DE LUCENA CENTRO DE JOÃO PESSOA - PB

“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto “As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? Onde está o motivo para as brigas?” (Mahatma Gandhi)

História das civilizações antigas - Ritos Egito China Grécia Roma Religião Politeista

Antigas Crenças - RITOS A ideia de uma força superior (deuses), como: O deus Sol, A deusa Lua, fé comum a muitos povos. Zeus ou Odin, Os hebreus Os judeus Ser Supremo (Jeová Deus). O Cristianismo,

Visão dos cientistas sobre as religiões - Ritos Segundo os cientistas da religião, os seres humanos criaram as tradições religiosas e as sistematizaram para cultuarem o sagrado, na tentativa de explicar o mundo por uma visão diferente da científica. Todas as religiões buscam a sua verdade, sejam elas tradicionais ou não, com escritos sagrados, orais ou místicos. Enfim, todas são conferidas pelas diversas formas de buscar a sua verdade e cultuar o “Sagrado”. Segundo Eliade (2001.p.17): “O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra como algo absolutamente diferente do profano”.

O QUE É RELIGIÃO? O termo “religião” de uma certa forma representa uma atitude de um relacionamento entre o homem e o Absoluto, Sagrado, Transcendente ou Divino. Podemos enfocá-la etimologicamente, historicamente, fenomenologicamente, do ponto de vista da Psicologia, Sociologia, Filosofia, Teologia, Antropologia, entre outras ciências. Em cada uma existem diferentes enfoques de acordo com o posicionamento dos autores nas mais diversas épocas da história.

Dicionário das Religiões A idéia de religião vem-nos de Roma, onde o termo religio se impôs em todas as línguas; O vocábulo - quer se torne de religere ou de religare, conduz ao divino; Que apresenta o termo surgido em Roma por Cícero e Lucrécio. Para Cícero, a religião seria o respeito que o indivíduo sente no mais íntimo do seu ser pelo divino, respeito que se manifesta na participação nos ritos sociais. Para Lucrécio, ao contrário, a religião seria um sistemas de ameaças e promessas que só fomentam o fundo tenebroso da natureza humana. Daí a sua inutilidade e a sua recusa. [...] (Santidrián 1996, p. 411).

O fenômeno religioso nas religiões Os gregos e os romanos foram os primeiros povos a fazerem as primeiras reflexões a respeito do fenômeno religioso; Para eles, cada cultura criava suas divindades; As diferenças das religiões entre si, no entanto, em algum ponto se assemelham no que diz respeito ao fenômeno religioso; vários pensadores cientistas procuram desvendar os aspectos do fenômeno religioso do ponto de vista científico, no sentido de buscar um estudo nas várias dimensões das religiões nas áreas sociais e humanas, pois para muitos deles, a religião não poderá estar desligada da ciência, visto que é importante uma investigação sobre a fenomenologia religiosa.

Visão do FONAPER sobre o fenômeno religioso Apresenta três exemplos de conceito sobre o fenômeno religioso, quando afirma que: O fenômeno religioso é um verdadeiro fenômeno humano, que se traduz por atitudes e costumes característicos, nos quais podemos observar tanto o “acontecimento” religioso quanto a sua significação religiosa; basta considerar a sua manifestação mais típica, a “oração”; O fenômeno religioso radica-se na própria natureza humana, pelo que é possível, neste princípio de unidade, chegar a sua própria essência; O fenômeno religioso é decisivo para o comportamento humano e para a estruturação da sociedade e, por isso, deve ter um “significado” próprio e profundo.(2000, p. 9 - Módulo 4). Por isso a sua importância nas culturas e tradições religiosas.

O que é cultura? É produção e construção de um povo, na sua relação com o mundo da natureza e da sociedade, E se torna visível através de produtos artísticos e culturais, hábitos, costumes e práticas presentes nas relações que se estabelecem entre as pessoas e nas instituições. É através da cultura que os grupos sociais expressam suas concepções de mundo, construindo e preservando ritos e rituais.

Alguns exemplos Cultura Indígena Cultura Afro

PCNER – 5 EIXOS TEMÁTICOS 1 - Culturas e Tradições Religiosas É o estudo do fenômeno religioso à luz da razão humana, analisando questões como: função e valores da tradição religiosa e ética, teodiceia, tradição religiosa natural e revelada, existência e destino do ser humano nas diferentes culturas.

PCNER 2 - Textos Sagrados: Orais e escritos São textos que transmitem, conforme a fé dos seguidores, uma mensagem do Transcendente, em que pela revelação, cada forma de afirmar faz conhecer aos seres humanos seus mistérios e sua vontade, dando origem às tradições. E estão ligados ao ensino , à pregação, à exortação e aos estudos eruditos.

- PCNER 3 – Teologias Budismo É o conjunto de afirmações e conhecimentos elaborados pela religião e repassados para os fiéis sobre o Transcendente, de um modo organizado ou sistematizado. Como o Transcendente é a entidade ordenadora e senhor absoluto de todas as coisas, expressa-se esse estudo nas verdades de fé. Budismo

PCNER 4 – RITOS wicca É a série de práticas celebrativas das tradições religiosas que formam um conjunto de: Rituais que podem ser agrupados em três categorias principais: Os propiciatórios; Os divinatórios; Os de mistérios.

PCNER 5 – ETHOS É a forma interior da moral humana em que se realiza o próprio sentido do ser. É formado na percepção interior dos valores, de que nasce o dever como expressão da consciência e como resposta do próprio “EU” pessoal.

RITO E RITUAL O termo Rito tem vários sentidos. Rito é totalmente diferente de ritual. No sentido mais geral, um rito é uma sucessão de palavras, gestos e atos que, repetidas, compõem um ato civil ou uma cerimônia religiosa. É um conjunto de atividades organizadas, no qual as pessoas se expressam por meio de gestos, símbolos, linguagem e comportamento, transmitindo um sentido coerente ao ritual. Rito é aquilo que você faz todo dia; A palavra "rito" pode também designar tipo de velocidade no ritual de processo jurídico. Rito pode significar também um conjunto de fórmulas que caracterizam certa tradição religiosa.

DIFERENÇA ENTRE RITO E RITUAL Rito é realmente como uma lei. É um conjunto de preceitos e obrigações gerais que produz efeitos sobre aqueles que estão sob seu alcance. Reflete princípios que o orientam, possui elementos históricos, além de buscar um objetivo específico. Ritual é como uma instrução normativa, um manual de procedimentos que determina e regulamenta como essa lei deve ser praticada e observada. É o manual de procedimentos que determina a prática do Rito, o qual pode ter vários rituais. E sem os rituais, não há como praticar o Rito. O Rito está morto.

RITO E RITUAIS Ritos de iniciação, Ritos de consagração, Ritos de passagem, Ritos de exclusão e outros. O batismo, a festa de quinze anos, o noivado, o casamento, a formatura, preceitos, normas, regras de etiqueta, por exemplo, são alguns dos ritos e rituais da sociedade. Apesar de seguir um padrão, o rito não é mecanizado, pois pode atualizar um mito e, assim, segue ensinamentos ancestrais e sagrados. Durkheim afirma que: “A iniciação é uma longa série de cerimônias que têm por objetivo introduzir o jovem na vida religiosa: ele sai, pela primeira vez do mundo puramente profano, onde passou a sua primeira infância, para entrar no âmbito das coisas sagradas.” (1989, p. 70-71)

Ritual de iniciação budista ritual de consagração - Cambono umbanda ritual de passagem - budista Ritual de iniciação budista ritual de consagração - Cambono umbanda ritual de exclusão

RITOS NÃO RELIGIOSOS 1-Abertura ou Encerramento das Olimpíadas, entre outros; 2. Premiação nas diversas atividades; 3. Passagem de Cargos (STF, Presidência da República, Governador, Prefeitos); 4. Homenagens póstumas; 5. Paradas cívicas militares; 6. Trotes universitários; 7. Coroação de novos Reis ou Rainhas; 8. Casamento civil; 9. Entrega do Prêmio Nobel e homenagens; 10. Formaturas diversas.

RITOS E RITUAIS Ritos e rituais podem servir, de modo positivo, para a afirmação da identidade de um grupo, como acontece com os rituais indígenas, preservados como marca identitária. Mas também podem mascarar as relações sociais, ratificar, reiterar, reafirmar práticas de dominação e de autoritarismo presentes na sociedade como um todo.

Tipologia dos Ritos Ritos eliminatórios Ritos de purificação Ritos de transmissão da força sagrada

Ritos ligados ao ciclo da vida; Vivência, sustento Ritos ligados ao ciclo da vida; Ritos de fundo sociocultural e religioso; Ritos com conotação mística Festas juninas Meditação

Ritos de repetição do drama divino Purificação Ritos apotropaicos Ritos de repetição do drama divino Encenação do sagrado

RITO - PCNER A)-Rituais (3 categorias principais): Propiciatórios: orações, sacrifícios e purificações; Divinatórios: visam a conhecer os desígnios do Transcendente em relação aos acontecimentos futuros; Mistérios: são cerimônias com práticas limitadas a um número restrito de fiéis.

RITOS - PCNER B)- Símbolos: são sinais indicativos que atingem a fantasia do ser levando-o à compreensão de alguma coisa.

RITOS - PCNER C)Espiritualidade Alimenta a vida dos adeptos através de ensinamentos, técnicas e tradições, a partir de experiências religiosas e que permite ao crente uma relação imediata com o Transcendente.

como trabalhar esses conteúdos? Rituais: A descrição de práticas religiosas significantes, elaboradas pelos diferentes grupos religiosos. Pesquisas no laboratório de informática e outros; Trabalhos diversificados; Visitas; Entrevistas; Apresentações, etc. Dança do Toré

Diálogo ecumênico e interreligioso Como trabalhar? Símbolos: A identificação dos símbolos mais importantes de cada tradição religiosa comparando seus significados. Pesquisas diversas; Seminários; Trabalhos em grupos. Cada grupo apresentar os símbolos religiosos, os tipos de rituais daquela tradição em estudo. Construção de murais. Diálogo ecumênico e interreligioso

Como trabalhar? Espiritualidades: O estudo dos métodos utilizados pelas diferentes tradições religiosas no relacionamento com o Transcendente, consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Pesquisas; Discussões; Apresentação da manifestação do fenômeno religioso nos diversos rituais da culturas religiosas.

Exemplo de um plano de aula - fundamental I Tema: Rituais / Eixo temático: Ritos Conteúdo: Símbolos religiosos Objetivo: Apresentar para os discentes os símbolos da diversidade religiosa em estudo. Recursos Metodológicos: Observação, Reflexão e Informação; Pedir à turma para observar como estamos... Sensibilizá-la sobre o nosso dia a dia: O que fazemos quando acordamos? ( os nossos hábitos e atitudes) em qualquer ambiente onde nos situamos. Aula explicativa sobre o que são rito e rituais a partir da observação e da reflexão. Leitura de um texto sobre o tema em estudo com discussões; Apresentação de um pequeno vídeo; Pesquisa sobre os símbolos religiosos, cartazes, construção de um pequeno dicionário. Avaliação: juntamente com a turma. Como se comportaram diante do tema em estudo? Houve participação? Gostaram do trabalho? Pontos positivos... E negativos.

Exemplo de um plano de aula - fundamental II Tema: Rituais / Eixo temático: Ritos Conteúdo: Vida pós Morte Objetivo: Apresentar para a turma o significado da morte na diversidade religiosa; Recursos Metodológicos: Observação, Reflexão e Informação; Sensibilizá-la apresentando um pequeno vídeo sobre a morte. Discussão sobre o assunto: Como encaram a morte, qual o seu significado nas tradições religiosas, a partir da observação e reflexão; Apresentar um texto explicativo com leitura compartilhada dialogar com a turma; sugerir pesquisas diversas; apresentar um seminário para outras turmas; Visitas aos Templos sagrados, construção de um mural sobre o tema, entre outros. Avaliação: como foi a participação de toda turma em relação ao tema proposto. Quais as suas dificuldades . O que foi positivo e negativo.

Referências DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa: (o sistema totêmico na Austrália). Tradução: Joaquim Pereira Neto SP: 2 edição. Ed. Paulus, 1989. ELIADE, Mircea . O Sagrado e o Profano: a essência das religiões. Tradução: Rogério Fernandes. São Paulo: 5 Tiragem, Martins Fontes, 2001. FONAPER. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. HOLMES, Maria José Torres. Ensino Religioso: problemas e desafios. Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões. UFPB. 2010 disponível no site do Google. SANTIDRIÁN, Pedro R. Dicionário Básico das Religiões. Tradução Maria Amélia Pedrosa. Desenhos Mariano Sinués. Aparecida-SP: Santuário, 1996. VILHENA, Maria Ângela. Ritos: Expressões e propriedades. São Paulo: paulinas, 2005. (Coleção Temas do Ensino Religioso). Sites da Internet: http://taniawentzel.blogspot.com.br http://ensinoreligioso-serafimjonas.blogspot.com.br/2010/06/ritos-sagrados.html http://www.pluricom.com.br/forum/o-sagrado-e-o-profano-do-rito-religioso-ao www.AsReligiões

MUITO AGRADECIDA mjtholmes@yahoo.com.br Pensandooensinoreligioso.blogspot.com Facebook- http://facebook.com/mariajose.torresholmes

VÍDEOS SOBRE RITOS RELIGIOSOS RITO BUDISTA http://www.youtube.com/watch?v=8YLkXHslpOs RITO INDÍGENA https://www.youtube.com/watch?v=G1rqW5ya96c RITO DA UMBANDA https://www.youtube.com/watch?v=eYUAwE8Zj6Q RITO JUDAICO http://www.youtube.com/watch?v=ehRVC2yvZEY RITO ISLÂMICO https://www.youtube.com/watch?v=SBolkBiFTGk RITO CRISTÃO (RENOVAÇÃO CARISMÁTICA) http://www.youtube.com/watch?v=NSRLWevjwkg RITO DO CANDOMBLÉ https://www.youtube.com/watch?v=9emAL4uyxso RITO HINDU https://www.youtube.com/watch?v=IpxJ9J_WB_c