Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas.
Colocação Pronominal Ilustrada
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
O PRONOME.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Prof. Richard Brunel Matias
Português Professora: Pollyanna Mattos Professora Pollyanna Mattos 1.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Um sentimento natural Que acontece com razão
Revisão – termos da oração
Classe Gramatical da palavra QUE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Pronomes Relativos.
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Prof. Francisco Platão Savioli
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
OITAVO IV.
Andava eu pela estrada da vida tempos atrás.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal
Professora: Raysa Ferreira
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Sujeito Tipos de Sujeito
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Frase-Oração-Período
Transitividade Verbal
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
O pronome O pronome.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
EXERCÍCIOS REGÊNCIA VERBAL PROF. : RICARDO ERSE
Orações Subordinadas Reduzidas
A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Verbo Língua Portuguesa.
Teste de Gramática - 1ºP.
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Termos essenciais da oração
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Dicionário Terminológico
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Pronomes Relativos.
Pronome relativo.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
PRONOME RELATIVO.
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS
Português Instrumental REVISÃO
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
Trecho do livro “O PEQUENO PRÍNCIPE”
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
Transcrição da apresentação:

Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério

Questão 1 - Assinale a alternativa em que o emprego do verbo dar se aproxima mais da maneira como é empregado no trecho: Houve um tempo em que minha janela dava para um canal. (A) Às vezes, minha imaginação dava com ela a sorrir ao meu lado. (B) Faz um ano que seu amigo não dá sinal de vida. (C) Deu na televisão que vai chover amanhã à tarde. (D) No final da corrida, Felipe Massa deu tudo o que pôde. (E) É preciso dar andamento àquele seu projeto.

Questão 2 – Assinale a alternativa em que as frases não ficam corretamente preenchidas com a palavra colocada entre parênteses. (A) Estava ___ a porta e as janelas. (aberta) (B) Encontramos ___ a sala e os quartos (ocupados) (C) Seria ___ muita paciência e cuidado. (necessária) (D) Tinha talento e habilidade ___ . (rara) (E) O 3º e o 4º ___ foram os mais aplaudidos. (lugares).

Questão 3 – Acerca do pronome relativo e do emprego da preposição, julgue as sentenças seguintes como verdadeiras (V) ou falsas (F) conforme a regência e, a seguir, marque a alternativa CORRETA. O termo a que me refiro é o não-índio. (B) A maneira por que a índia Margarida falava era comovente. (C) Não se pode adotar conceitos pelos quais não se concorda. (D) Há ocasiões sobre as quais é difícil ser o “outro”. (E) Eles chegaram ao país de que eram donos.

Questão 4 – Leia atentamente as charges para responder à questão. Sobre a concordância verbal nas frases Vendem-se votos e Admite-se faxineiros com experiência, analise as afirmativas. I - A concordância do verbo com o sujeito na frase Admite-se faxineiros com experiência desobedece intencionalmente às normas da escrita padrão visando tornar a linguagem um traço característico da situação retratada. ________________________________________________________________________________________________________________ II - A indefinição da pessoa que vende votos (charge I) é marcada pela presença do se, índice de indeterminação do sujeito, o que torna a concordância verbal inadequada. III - Como a charge I insere-se num contexto sócio-político, a concordância entre verbo e sujeito é ideológica, subentendendo a ideia de coletivo. IV - Se uma instituição de ensino fosse exibir um cartaz com a frase da charge II, deveria reescrevê-la da seguinte forma: Admitem-se faxineiros com experiência. Estão corretas as afirmativas a) II, III e IV, apenas. b) I e IV, apenas. c) III e IV, apenas. d) I, II e III, apenas. e) I, II, III e IV.

Questão 5 – Analise as frases: Essa é uma boa descrição da nova reforma ortográfica que o Brasil cogita implementar já a partir do ano que vem (...) E, em termos qualitativos, de fato o é. Assinale a alternativa que explica o valor da palavra “o” nas duas frases em que aparece. (A) Na primeira frase, em seu uso, a palavra “o” acompanha a palavra que a segue, atualizando-a; na segunda, refere-se a um termo da oração anterior, substituindo-o. (B) Na primeira frase, a palavra “o” representa um emprego especial de generalização do nome que acompanha e, na segunda, um modo específico do verbo. (C) Na primeira frase a palavra “o” representa vários modos de caracterizar o Brasil e, na segunda, ela dá ênfase à forma verbal “é”. (D) Na primeira frase a palavra “o” tem a função de indicar algo que foi declarado anteriormente e, na segunda, aplica-se a uma quantidade indeterminada. (E) Na primeira frase a palavra “o” exprime uma relação de posse e, na segunda, exprime uma quantidade indeterminada.

Questão 6 - No capitalismo clássico, os impostos que recaíam sobre os salários o faziam de uma forma sempre indireta. - o pronome o: tem valor corretivo e retoma o termo salários. (B) é complemento nominal e retoma o sujeito os impostos. (C) é complemento verbal e retoma a informação recaíam sobre os salários. (C) é complemento verbal e retoma a expressão os impostos. (D) tem valor explicativo e retoma o termo capitalismo.

Questão 7 - Leia os versos abaixo, retirados da letra de uma música composta por Carlinhos Brown e Marisa Monte, e a seguir, leia as afirmações abaixo: I. Pela gramática normativa tradicional, os dois primeiros versos da estrofe acima seriam corretamente expressos como: “Deixa-me dizer que te amo / Deixa-me pensar em ti”. II. Partindo-se da constatação de que em relação ao uso cotidiano da língua VOCÊ substitui TU, e sabendo-se que o artista dispõe da chamada licença poética para produzir sua peça, é aceitável a não uniformidade de tratamento nos dois versos iniciais. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ III. Em “Deixa-me dizer que te amo”, o pronome me exerce duas funções sintáticas ao mesmo tempo: a de sujeito do infinitivo e a de objeto indireto do imperativo. IV. A construção “eu te amo”, presente no primeiro verso citado, contraria a gramática tradicional, que exige a forma “eu a amo” ou “eu o amo”. Assinale a alternativa CORRETA: (A) Apenas I e II estão corretas. (B) Apenas III e IV estão incorretas. (C) Apenas I, II e IV estão corretas. (D) Apenas I está incorreta. Deixa eu dizer que te amo Deixa eu pensar em você Isso me acalma, me acolhe a alma Isso me ajuda a viver