A INFLUÊNCIA DA MÚSICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Música Popular Brasileira
Advertisements

Efeitos à saúde causados pelo ruído
A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
Detecção do som pelo ouvido humano
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Cântico da liturgia judeo-espanhola
DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO
Ambiente Acústico.
Universidade Federal Rural
Proteção Auditiva.
7.1 Funções da Orelha Audição Equilíbrio
AUDIÇÃO.
ACÚSTICA Prof. Renato Nunes.
Visão.
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Escola Secundária de Gama Barros Ano lectivo 2008/2009 Alunas: Ana Catarina Araújo Ana Rita Caetano Ana Rita Mixão Joana Brito 12ºCT1 Alunas: Ana Catarina.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
SISTEMA SENSORIAL.
Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos
Ciberdependência é uma doença
STRESS.
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach Curso Técnico Enfermagem
O que é preciso para cantar bem?
Guilherme Rieger Junqueira –
Estilos Musicais ♫ Guilherme – Nº17 Nicolas – Nº31 Bandeirante.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Olá meninas, essa aqui é minha prima Jessie!
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
Clique para passagem de slides Ligue o som
Drogas Drogas Alucinogéneas.
Encare as perguntas e mostre o que você sabe sobre os sentidos.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
“É preciso saber Vê-lo”
As duas Freiras.
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
SOM PARÂMETROS.
GÊNERO MUSICAL.
SISTEMA SENSORIAL II AUDIÇÃO E EQUILÍBRIO
MEIO MATERIAL – Sólido, Líquido e Gasoso
Poluição sonora em centros urbanos
PONTO DE PARTIDA Mago de Luz Há momentos em que imaginamos estar no limite das nossas forças. Isso tende inclusive a aumentar nos próximos tempos que.
Leitura desenvolvimentista das significações de saúde e doença
OS QUE NUNCA PARTEM Silvana Duboc.
ADAMUS – Nova Energia Mencionei tudo isso porque algo mais vai acontecer. Alguns de vocês já estão vivenciando isso nos últimos meses, e este é um ponto.
Psicóloga – Clínica Insight Fernanda Teixeira Carneiro.
Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio – Adaptações ao trabalho.
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
Música Sacra e Música Secular Valdely Freitas.
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
Processamento da informação visual
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
NOVOS TEMPOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 22 de julho de 2014 CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
FISIOLOGIA DO SOM.
ERGONOMIA.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Todas as religiões da terra falam do “som” como um princípio divino.
ESTRUTRA DO PARÁGRAFO PROF: Débora. DIVISÃO 1. Opinião ou tópico frasal = introdução do parágrafo, idéia que notará a construção do desenvolvimento 2.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Ativação, ansiedade e estresse
A INFLUÊNCIA DA MÚSICA.
Transcrição da apresentação:

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA

Grandes Categorias: Erudita, sacra e popular. Subdivisões da música popular: rock, folclórica, jazz, caipira (música da terra), sertanejo, axé, samba, música eletrônica, etc.

Poluição Sonora Mozart (século XVIII) Antes da Segunda Guerra Mundial Na década de 1930 Na Inglaterra, em 1964 Atualmente, nos EUA

Sintomas: Psicológicos: distúrbios neuro-vegetativos, irritabilidade, instabilidade emocional, redução da libido, ansiedade, nervosismo, perda de apetite, sonolência, insônia, consumo de tranqüilizantes, redução da produtividade. Físicos: náuseas, cefaléias, aumento da prevalência de úlcera, hipertensão, distúrbios visuais, perturbações labirínticas, fadiga, aumento do número de acidentes, de consultas médicas, do absenteísmo, etc.

Violência A violência nos centros urbanos está ligada ao embrutecimento dos sentidos humanos. E a audição é aquele sentido primeiro,aquele que desfia e aglutina a lógica das relações sociais Não podemos fechar a porta aos sons automaticamente.Não possuímos pálpebras auditivas. O elefante é o único mamífero superior que consegue fechar aos orelhas valendo-se de sua anatomia.

O Caos dos Grandes Centros

Efeitos Físicos Para apreciarmos os efeitos da música, precisamos estar atentos aos processos básicos que ocorrem no ouvido humano ao som da música.

O Ouvido As ondas sonoras (vibrações) que chegam no tímpano do ouvido são transformadas em impulsos químicos e nervosos, que registram em nossa mente as diferentes qualidades dos sons que estamos ouvindo.

A Causa do Problema A causa de males por excesso de músicas como o rock, jazz, rock lento, funk, swing, soft rock, surf rock, hard rock, reggae, boggie, são os ritmos padronizados, que podem ocasionar perda instantânea de 2/3 da força muscular dos ouvintes. O sistema do corpo fica confuso, a resposta cardíaca torna-se irregular e o corpo todo se enfraquece.

Duas Conclusões Importantes 1) A música é percebida e apreciada sem necessariamente ser interpretada pelos mais altos centros do cérebro, os quais envolvem a razão e o discernimento; 2) A reação à música é mensurável mesmo que o ouvinte não preste atenção consciente a ela ou que não esteja de acordo com seu gosto pessoal.

Agostinho: “Sempre que me acontece ficar mais comovido com a voz do que com a mensagem, confesso que ofendi gravemente a Deus: nessa hora eu preferiria não ter ouvido aquela música”.

Implicações Morais Bob Larson cita na revista Hit Parader de março de 1968: “Suponhamos que quisésseis dominar a música popular. Digamos que quisésseis dominar os Estados Unidos. Começai a influir sobre a jovem mente impressionável dos estudantes secundários e universitários. Podeis influenciá-los com sutil propaganda por meio de vossos agentes no âmbito da música popular. Sua primeira medida é começar a entoar cânticos de protesto. Eles suscitam dissensão e conquistam simpatizantes.”

Mistura e Confusão Ellen White nos diz que foi essa precisamente a técnica usada para causar a queda do homem. “Por misturar o mal com o bem sua mente ficou confusa”. (Educação, p.25).

Joyce Irwin considerou: “Normalmente, há um tipo de música aceitável para a adoração, enquanto outros podem ser considerados apropriados para encontros não litúrgicos, devoção pessoal ou... reuniões seculares. Se esses últimos são introduzidos na adoração formal, surgem os conflitos e seguem-se os debates”.