Prof. Everton da silva correa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conjunto de revoltas ocorridas na Europa até o ano de 1848;
Advertisements

25 de Abril de 1974.
LIBERALISMO.
Revolução Francesa.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos
(Socialismo Científico)
Democracia na América Alexis de Tocqueville nasceu em Paris no dia 29 de julho de 1805, em meio à aristocracia francesa.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÕES LIBERAIS E NACIONAIS.
O I L U M N S Professora: Marta.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
O ILUMINISMO.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
Sociologia
História
REVOLUÇÕES NA EUROPA - SÉC. XIX
CONGRESSO DE VIENA.
Pensamentos, revoluções e unificações
O I L U M N S Professor: Odair.
A Era Napoleônica e o Congresso de Viena.
A França no Século XIX A Restauração (1815 – 1830) A Revolução de 1830
Liberais e Nacionalistas
Revolução Francesa.
Prof. Everton da Silva Correa
A Era Napoleônica.
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
História
Prof. Everton da Silva Correa
FIM DA REPÚBLICA VELHA.
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
A sociologia de Karl Marx
Introdução ao estudo da História
LIBERAIS E NACIONALISTAS
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
BATALHA DE WATERLOO(1815) Congresso de Viena (1814 – 1815)
Revolução Liberal (1830) Primavera dos Povos (1848)
ESTADO SOCIAL.
Socialismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Doutrinas sociais.
Rússia- Pré revolucionária
Revolução Russa.
Revisão P3 História pontos importantes!
A base dos Ideais Liberais/Democráticos
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
ABRIL 1974.
Revolução Francesa.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Movimento Negro.
 Ela foi chamada assim, pois envolveu vários entre os principais países na época.  Dentre as diversas hipóteses podemos destacar a corrida armamentista.
 A denominação antigo regime refere-se ao período da história em que os Estados Europeus apresentavam governos absolutos e economia mercantilista. Isso.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair AS REVOLUÇÕES LIBERAIS.
Socialismo X Comunismo
Ideiais Sociais e Políticas e Revoluções de 1830 e º ano – Ensino Médio.
Transcrição da apresentação:

Prof. Everton da silva correa Sociologia Prof. Everton da silva correa

O Velho Mundo e suas Contradições (Alexis de Tocqueville) https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

A França revolucionária foi tema de outro grande livro de Tocqueville: O Antigo Regime e a revolução Nele, Tocqueville procurou mostrar o que existia na França pré-revolucionária para que a revolução tivesse o resultado que teve.

A Revolução Francesa antes e depois... Tocqueville procurou dentro do país os elementos que facilitaram a perda da liberdade e a centralização do governo até o clímax do Terror. Buscou nos costumes, nos hábitos, nos vícios e nas maneiras de ser dos franceses traços e características que o ajudassem a entender por que a tirania se instalou no período pós-revolucionário. Crenças, costumes, formas de ser, tudo isso valorizado como material para a compreensão da sociedade francesa.

Tocqueville sabia que a ideia de democracia tinha vindo para ficar Tocqueville sabia que a ideia de democracia tinha vindo para ficar. Não era mais possível defender a visão de que os homens eram desiguais por nascimento e a sociedade assim deveria permanecer. Mas isso não significa que fosse um revolucionário.

Tocqueville: teórico e prático Como deputado, assistiu à grande movimentação dos operários nas jornadas de 1848, um tempo de convulsão e mobilização política muito forte. Em um dos discursos que proferiu no Parlamento, chegou a dizer, referindo-se à mobilização dos trabalhadores por mais justiça e direitos: “Há um vulcão sob os nossos pés!”

Dessa forma, Os ideias de igualdade tinham vindo para sempre, dizia Tocqueville em seus textos. Era justo e desejável que assim fosse, mas cada sociedade os havia abrigado ou os abrigaria à sua maneira. Em sua avaliação, a França não havia adotado a melhor forma, porque, para garantir a igualdade, estava sacrificando a liberdade.

As jornadas de 1848 Uma série de revoluções de caráter liberal, democrático e nacionalista, ocorreram em quase todos os grandes Estados europeus em 1848. Suas causas foram motivadas pelas mesmas insatisfações: Em primeiro lugar, com os regimes governamentais autocráticos e com a falta de representação política das classes médias. Em segundo lugar, com as crises econômicas.

Essas revoluções, também conhecidas como Primavera dos Povos, tiveram início na França e logo se espalharam para o resto da Europa. Até mesmo no Brasil houve repercussões: foi o caso da Revolução Praieira, em Pernambuco. A Primavera dos Povos Barricadas nas ruas de Paris durante a Revolução de junho de 1848.

Revolução Praieira A Revolução Praieira foi uma revolta de caráter liberal e federalista ocorrida na província de Pernambuco entre os anos de 1848 e 1850. Dentre as várias revoltas ocorridas durante o Brasil Império, esta foi a última.

Obras Alexis de Tocqueville, em Lembranças de 1848 (1893), faz um relato a partir de sua experiência pessoal de político no período. Além disso, Karl Marx também escreveu sobre os eventos de 1848 em O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852).

FIM